Como estimular a inovação de maneira sistêmica nas organizações

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

Por que inovação sistêmica? É interessante, antes, ressaltar a importância da visão sistêmica como pré-requisito para uma inovação nos mesmos moldes, já que sem um diagnóstico preciso, não há como agir para que os processos se desenvolvam. É preciso saber analisar a situação com acurácia, compreensão dos processos internos e suas interações, e estar apto a analisar as respostas contidas nos relatórios e pesquisas realizadas. Com dados e análises profundas em mãos, é o momento de iniciar o processo de sensibilização dos colaboradores para que façam parte do sistema, não apenas como expetadores, mas com papel atuante de determinante para o sucesso do processo. Mindset, fator positivo ou negativo na inovação? Antes de iniciar as questões de estímulo, é interessante explicar como o mindset pode ser fator para definir o colaborador e suas potencialidades.

O mindset fixo, é estático, definido, sem ou com inteligência, não há meio termo, mas intrinsecamente está neles o medo de errar. Estimulo, Incentivo, rumo ao assunto principal Não há como transformar uma empresa se os colaboradores não estiverem preparados, incentivados e comprometidos para tal. E para isso é preciso ações positivas sejam tomadas de forma a envolver o colaborador que deve se sentir privilegiado, ouvido e participante do processo. A seguir algumas dicas que poderão ajudar neste processo; 1. É preciso criar um ambiente em que seja possível o aprendizado, a experimentação, sejam acolhidas as mais diversas ideias, com possibilidade de engajamento e parceria na inovação por parte de todos os setores. Em um segundo momento, desenvolver as sugestões colhidas, detectar talentos que se estão comprometidos com a inovação, estabelecer parâmetros, testar as possibilidades e ideias.

Elas, por sua especialização estão aptas a resolver problemas de forma mais efetiva, utilizando sua experiência e conhecimento de forma sistemática como a inovação assim o requer. d) Design Thinking: processos e métodos otimizados para a abordagem de questões na busca de informações, com possibilidade de análise do conhecimento e geração de propostas que buscam solução de problemas, que têm como objetivo estimular a criatividade de forma individualizada apoiar a resolução de problemas que se apresentem. e) Prototipagem acelerada: incentivo a redução do tempo de produção e diversos custos por meio de processos/produtos pré definidos, ação que colaboradores podem colaborar oferecendo sugestões para as necessidades que a empresa tem neste quesito f) Detectar inovações: muitas vezes, as inovações já estão acontecendo na empresa, pequenas ações individuais ou mesmo de algum setor que maximizem a sua produção podem ser incorporadas no processo de inovação desde que atenta o projeto como um todo.

g) Sistemas colaborativos: estimular de forma geral que as pessoas participem dos processos, mesmo não sendo seu setor, mas se elas tiverem algo a acrescentar. Um determinado setor pode ter sugestões para outro porque eles estão interligados e dependem um do outro para o desempenho de sua função. Ela registra mais de 350 patentes todo ano. A gigante do aço, ArcelorMittal, não parece ser uma empresa que possa trazer grandes inovações, uma das matérias-primas mais básicas criou aços mais leves para deixar automóveis mais eficientes e menos poluentes. No setor de saúde, destaca a Siemens, empresa de tecnologia, e o seu braço de saúde lançou uma solução para aumentar o rigor dos sistemas de análise de sangue deixando-o rápido e eficiente.

Também desenvolveu um sistema que permite que um profissional realize uma ressonância magnética à distância. A americana Salesforce, é considerada a número um em inovação, líder mundial em CRM (customer relationship management), provendo soluções para o relacionamento das empresas com os clientes por meio de plataformas baseadas na nuvem em áreas como marketing, atendimento, vendas e pós-vendas. É preciso apenas fazer saber a todos os envolvidos que o processo é viável e depois fortalecido com o comprometimento dos colaboradores e a eles e os gestores é que reserva única e exclusivamente a definição da sobrevivência da empresa e sua inovação. São as pessoas que fazem acontecer a inovação. Infelizmente, não existe uma fórmula única, capaz de revolucionar os processos de inovação nas organizações.

O processo deve ser vivo e fortalecido pelos colaboradores, já que a sobrevivência da empresa é responsabilidade de todos.

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