Como as organizações do terceiro setor estão respondendo ao desafio de promover sua sustentabilidade?

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Ao final, constata-se que o plano de captação de recursos é essencial para a vitalidade do setor e que sua difusão é base necessária para a sua profissionalização. Palavras-chaves: Captação de recursos. Planejamento estratégico no terceiro setor. Sustentabilidade institucional. THE IMPORTANCE OF THE FUNDRAISING PLAN FOR INSTITUTIONAL SUSTENABILITY IN THE THIRD SECTOR Abstract The third sector represents non-profit organizations that voluntarily dedicate themselves to promoting social welfare. Um cenário econômico de recessão e a crescente concorrência entre as próprias instituições se somam às dificuldades do financiamento voluntário no momento atual. Considerando o contexto apresentado, o presente artigo se dedica a discorrer acerca da importância do desenvolvimento do plano de captação de recursos no terceiro setor. Como um documento que reúne as estratégias e ações que a organização pretende adotar para angariar fundos e manter suas atividades, o plano de captação de recursos é essencial para a sustentabilidade institucional, assim como para o fortalecimento da cultura organizacional e para a concretização do planejamento estratégico.

A partir destas considerações, visa-se responder a seguinte pergunta: de que maneira o plano de captação de recursos permite que as instituições potencializem os seus ganhos e fortaleçam o relacionamento com o doador? 2 DESENVOLVIMENTO O plano de captação de recursos, mais do que um integrante do planejamento estratégico, é o resultado dos esforços feitos pela organização ao analisar o seu passado, presente e futuro. Enquanto no planejamento estratégico essa análise é feita de modo a estruturar a instituição como um todo e reconhecer a sua identidade (OLIVEIRA, 2002), no plano de captação de recursos ela tem outra função. al. p. É uma garantia prévia de melhor escolha perante tantas opções e concorrentes. De forma indireta, essa identificação ocorre ao se utilizar as campanhas como meios de fortalecimento da personalidade organizacional.

Como fruto do planejamento estratégico, o plano de captação deve estar alinhado com a missão, visão e valores da instituição - tríplice essa não à toa denominada identidade organizacional. os convênios com o Governo conferem credibilidade administrativa (CRUZ; ESTRAVIS, 2001). São objetivos distintos, que exigem recursos materiais e humanos diversos. A escolha de uma (ou mais de uma) estratégia é realizada durante a composição do plano de captação de recursos. É um momento de plena responsabilidade, pois embasará o trabalho de toda a equipe por pelo menos um ano, durante a execução da Campanha Anual de Captação de Fundos. Não é um simples movimento de “este ou aquele”, mas uma sequência de discussões com o objetivo de alinhar expectativas e: • Antecipar as necessidades financeiras; • Permitir que a organização se prepare para dedicar mais recursos humanos e receitas ao que trará mais retorno; • Visualizar as potenciais fontes de recursos que estão à sua disposição e como fazer para recebê-los.

REFERÊNCIAS ASHOKA-MCKINSEY & COMPANY. Empreendimentos sociais sustentáveis: como elaborar planos de negócios para organizações sociais. São Paulo: Peirópolis, 2001. CAMARGO, M. F. BONETTI, L; SCHIASCHIO, M. SANTOVITO, T; Marketing promocional. São Paulo: Cengage Learning, 2013. FALCÃO, Ricardo. Elaboração de projetos e sua captação de recursos.

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