Cimento queimado e colorido e execução

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Engenharia civil

Documento 1

Este termo é apenas o nome dado ao processo de jogar o pó de cimento sobre a argamassa mole, seguido pelo uso da desempenadeira (que deixa o local liso). O objetivo do estudo a respeito do tema é sanar algumas duvidas, como a sua elaboração, como é feito de onde surgiu, como é o processo de execução e suas mais vareadas serventia. Esse trabalho visa mostrar uma tendência, cimento queimado é uma das opções de acabamento mais utilizadas nas casas brasileiras. O custo é um dos principais fatores que o faz tão popular: visto que sua composição leva basicamente cimento e areia, está entre as alternativas mais baratas para pisos do mercado. Por sua flexibilidade e durabilidade, pelo aspecto final e pelas várias alternativas de cores e acabamentos, o cimento queimado pode ser visto nas mais simples casas rurais (onde muitas vezes é chamado de vermelhão), e nas mais refinadas residências das grandes metrópoles.

As cores são criadas no processo de mistura e acabamento, o tom de branco se deve a adição de pó de mármore ou cimento branco e as cores mais vibrantes são conseguidas através da adição de pigmentos coloridos.   Para que o resultado final não seja comprometido o cimento queimado não deve ser aplicado sobre outros tipos de revestimento. Portanto é necessário que o contra piso esteja limpo, desengordurado, desempoeirado, livre de umidade, imperfeições e totalmente nivelado. Todos esses cuidados são necessários, pois a base é a grande responsável por ajudar a nivelar, dar declive e regularizar o revestimento. Outra solução para se conseguir um piso de “cimento queimado” uniforme é a opção pelo concreto dosado em central ou a compra de argamassas pré-fabricadas que já vêm prontas para a aplicação.

Porém, ambos apresentam pontos vulneráveis, sujeitos à infiltração, caso a vedação não seja perfeita: nos trechos ao redor de ralos em chuveiros, cozinhas, lavanderias e varandas. Existe na cor Branca, Para deixar a cor mais clara, é preciso usar pó de mármore ou granito (ou então cimento branco) A tonalidade vai depender da quantia utilizada. Imagem ilustrativa em anexo A. Para o Colorido Usar pigmentos no preparo é outra possibilidade interessante, que permite criar diferentes tons conforme a proposta desejada. O pó de xadrez é um pigmento que se mistura na argamassa ainda molhada. O contrapiso deve estar nivelado corretamente, livre de todo tipo de sujeira e deve ter superfície áspera. Em situações onde o contrapiso esteja muito liso é necessário a aplicação do chapisco para garantir a aspereza necessária à superfície.

Posicionamento de taliscas: Para auxiliar a perfeita execução do piso é indicada a utilização de taliscas para garantir que a espessura do piso e a inclinação do piso estejam corretas. As taliscas podem ser posicionadas a cada 1,0 metro de distância e podem ser unidas por linhas ou mestras. A utilização das taliscas é um bom artifício para um piso bem nivelado. – Queima do piso: Apesar do nome, este processo não envolve o fogo. A queima do cimento é feita com a aplicação de pó de cimento sobre a argamassa ainda em estado fresco e o desempeno da superfície com desempenadeira metálica. Caso você queira um piso colorido é possível fazer isso utilizando uma mistura de cimento com o famoso pó xadrez. Esta mistura de pó xadrez com cimento é de 1:10, na maioria dos casos, mas existem muitas práticas e cada construtor faz da maneira que mais agrada.

Para uma boa queima a argamassa ainda deve estar úmida, mas com certa capacidade de suportar o movimento do profissional sobre o piso. Entretanto, existem desvantagens que também precisam ser observadas: • É um piso poroso, não indicado para áreas molhadas, como box de banheiro; • É um piso escorregadio quando molhado; • O aparecimento de pequenas fissuras é natural, mesmo com a utilização de juntas de dilatação adequadas. Onde usar cimento queimado “É um acabamento onipresente, fica bem em todos os ambientes, não existem regras: ele pode ser aplicado em qualquer lugar, piso, parede, teto, pia banheira, entre outros”, comenta Ítalo. Mas o arquiteto alerta: o morador deve tomar cuidado na hora de aplicar o cimento queimado em ambientes úmidos, pois, por ser muito liso, pode ficar escorregadio se aplicado no piso.

Além do cuidado com ambientes úmidos, também é importante considerar que esse não é um acabamento uniforme, por isso pode haver diferenciação de cores. O cimento queimado pode ficar bem manchado e com diferença nas tonalidades, apesar dessa ser a graça do acabamento. habitissimo. com. br/projeto/saiba-mais-sobre-o-cimento-queimado http://engenhariaconcreta. com/piso-de-cimento-queimado-processo-executivo-cuidados-e-vantagens/ www. youtube. cimentoqueimado. net/piso-de-cimento-queimado/ ANEXO B Fonte: http://www. cimentoqueimado. net/piso-de-cimento-queimado/ Fonte: http://www. cimentoqueimado.

58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download