Ceticismo

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:História

Documento 1

Durante sua vida, teve obras como acatalepsia, que é o pensamento de que qualquer afirmação pode ser contraditada se tiver argumentos igualmente válidos. Pirro afirmava que pensando desta forma evitaria discussões sobre coisas inúteis e imaginárias, causando menos estresse nos homens sábios. Surgia aí o Pirronismo, uma corrente filosófica antes do ceticismo. O filósofo ainda afirmava importância de se perguntar três questões (André Verdan, 1998, pg. • O que são as coisas e de que são feitas • Como nos relacionamos com elas • Qual nossa ação perante a isso Naquela época os pirrônicos, como eram chamadas as pessoas que seguiam o pirronismo, afirmavam que a falta de provas diante de um acontecimento não justifica a prova do oposto. Pirro de Élis nasceu em, como já diz o nome, Élis, uma pequena cidade do peloponeso.

Apesar de pintor, logo se interessou pela filosofia por ter sido influenciado por alexandre o Grande. Após fundar sua instituição de ensino que viria a ser a base do pirronismo, surgiram então as ideias do que era o ceticismo. Se analisarmos a fundo, podemos perceber uma certa diferença dos pensamentos de Pirro, relacionados a seus discípulos. André Verdan (1998, pg. Afirmava-se nessa época, que não somente que ainda não se tinha descoberto a verdade, mas que era impossível chegar a ela (VERDAN, 1998, p. O ceticismo permaneceu esquecido durante todo o resto do período medieval, voltando a surgir durante os séculos XVI e XVII, junto aos conflitos religiosos, pela marcha das desconcertantes descobertas marítimas, como também pelo nascimento dos estudos científicos modernos (BRITO, 2010).

O ceticismo moderno Retomados os estudos e filosofias em XVI, novos filósofos como Cícero, Erasmo Spinoza e Descartes surgiram com pensamentos do ceticismo moderno. Passaram a ser vistos como personagens que estavam retomando a tradição cética. Entretanto a problemática para que o ressurgimento do ceticismo acontecesse, foi um pouco complicado. A dúvida e a incerteza sempre estiveram consigo, muito antes de conhecer a teoria do pirronismo. Contestando todo o sistema dogmático com seu forte espírito crítico. Ceticismo Atualmente Atualmente, após tantas teorias filosóficas, passando até a ser acreditado como crença religiosa, o ceticismo nada mais é do que a era do questionamento. Filósofos abordam cinco argumentos que caracterizam um pensamento totalmente cético: A discordância. A regressão ao infinito, ou seja, considerar que nada terá certeza absoluta, sempre podendo mudar.

A defesa cética diante do argumento de que o ceticismo não pode ser vivido na prática: da dúbia vida de Pirro ao Pirronismo terapêutico de Sexto Empírico. f. Tese (Doutorado) - Curso de Puc-rio, PontifÍcia Universidade CatÓlica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Cap. DUMONT, Jean-paul.

14 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download