CASAIS DE SEGUNDA UNIÃO FRENTE À IGREJA CATÓLICA

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:História

Documento 1

PROBLEMÁTICA: Há muitos casos hodiernos de casais em segunda união; pessoas que foram casadas uma primeira vez na Igreja, se separaram e se uniram a outra pessoa apenas no civil. A orientação mais clara que a Igreja nos oferece sobre a situação dos casais de segunda união pode ser encontrada em alguns documentos importantes: na Exortação Apostólica “Familiaris Consortio” (Sobre a Família), escrita após o Sínodo da Família, realizado em 1980; Código de Direito Canônico, a partir do 1055; no Catecismo da Igreja Católica (CIC § 1652); e no documento mais atual que temos sobre o tema - Amoris Laetitia. Tendo presente a importância do sacramento do matrimônio na vida da Igreja e seus aspectos teológicos e pastorais, reconhecendo a realidade de muitos cristãos que vivem em segunda união e das implicâncias morais e eclesiais na participação destes na vida eclesial, a pergunta que norteará este trabalho se configura da seguinte forma: Reconhece-se a indissolubilidade do matrimônio (Mt 19,3-10; Gn 2,23; Ef 5,25; Cân.

Gaudium et Spes, 48) e sua graça como presença fortificante na vida dos casais, mas a pergunta que se deve fazer, diante de tantas situações conflituosas e constrangedoras é: Será que Deus uniu mesmo? Existe amor e graça nesse casamento? 4. JUSTIFICATIVA O que torna justificável este trabalho é a percepção do direito que cada cristão batizado tem, diante daquilo que reza o cânon 1674 do Código de Direito Canônico, é um direito de todo fiel cristão, batizado na Igreja ou nela acolhido, de impugnar o próprio matrimônio, sobretudo quando houve a falência da sociedade conjugal. Está na hora de trabalhar na Igreja proativamente, ou seja, em vez de excluir estes casais, trabalhar em prol da sua inclusão, seja pela participação em ministérios que se coadunam com o seu estado atual, seja procurando um padre para uma conversa prolongada sobre o porquê de não ter dado certo o seu matrimônio.

OBJETIVO Compreender como a Igreja se posiciona em relação aos casais de segunda união. HIPÓTESE Uma primeira tentativa de resposta frente a temática proposta neste projeto, claro que de forma muito geral, passa por uma comparação entre a preparação que é feita ao matrimônio com a preparação de um religioso ou sacerdote, antes de dar o seu sim definitivo, se percebe uma grande diferença nos anos de estudo, muita oração, experiência de vida e, principalmente, acompanhamento. O acompanhamento prévio é mínimo, e posterior, quase que zero. Em algumas paróquias existe uma tentativa de acompanhamento personalizado, mas algo muito tímido. va/archive/ccc/index_po. htm> Acesso em 20 abr. CNBB. Catecismo da Igreja Católica. ª ed. CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA.

Lumen Gentium [online]. Disponível em: <http://www. vatican. va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19641121_lumen-gentium_po. br/teses/disponiveis/59/59137/tde-25012005-150705/publico/dissertacao. pdf> Acesso em 20 abr.

140 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download