BRASIL REPÚBLICANO

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:História

Documento 1

‘Entretanto, quando nascemos ensinam-nos a carregar em nosso dorso uma pesada carga de valores. Valores estes que raramente imaginamos passiveis de serem avaliados. ’ A escolha inicial para a bandeira da república seria a uma adaptação aos dos inconfidentes, com referencial ao herói Tiradentes. Veja o herói! Claro! associar a figura de Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, que devido às ideias da Inconfidência Mineira e a sua pena de morte, sua imagem é ligada aos ideais republicanos: “herói que se preze, tem que ter a cara da nação” (Carvalho, p. As ideias de Auguste Comte(POSITIVISMO) puseram em ação, assim conservando alguns detalhes da bandeira imperial, inclusive a estampa verde, o losango amarelo e a esfera azul, com a frase “Ordem e Progresso”, a intenção era a confraternização universal e a ligação do novo, com o velho, um mundo divido em ordem na sua estrutura e o progresso para crescimento bandeira do Brasil.

A Europa tinha uma alta produção, A dominação se deu através do emblema povos atrasados e a intenção era levar progresso e civilização, o Darwinismo no aspecto político e social. Palavra progresso= evolução, sendo interpretada de forma adversa, para satisfazer os desejos de uma classe burguesa ávida por dinheiro. A Europa cresceu através da exploração da África e Ásia, a BELLE EPOQUE ocorreu. Na Conferência de Berlim os países da Europa partilharam a África e a Ásia, culmina a I Guerra Mundial e a II Guerra Mundial não estava distante, pois Itália e Alemanha no século XIX se unificaram e questionaram qual é a parte iriam explorar? Sem resposta já viu! Como as mudanças são cíclicas, ocorre hoje, há 4ª Revolução Industrial, pois há mudanças de cargos e encargos, posturas, formas de acessar informações e os meios de comunicação, por exemplo: as informações são rápidas, o mundo inteiro pode-se acessar em um simples click, as informações bancárias todas são acessadas pelo celular, as formas de se comunicar rápidas, na comunicação não existe tempo e nem espaço.

O Imperialismo é unir-se a grandes empresas, os países mais desenvolvidos estão separados em BLOCOS, e é estar sempre antenado a respeito das inovações para ganhar mercado, diminuir gastos, utilizar a inteligência artificial, por exemplo: há estudos que indicam que em breve a Google, Apple Microsoft lançarão carros que serão computadores em rodas, a alimentação será elétrica e não haverá mais carteira de habilitação, o carro levará as pessoas aos locais solicitados, um computador ambulante. VII- RECURSOS DIDÁTICOS: 1º Momento: GIZ E LOUSA (sala de aula) Iniciar a aula perguntando aos alunos sabem sobre a palavra PROGRESSO e se já ouviram falar sobre iluminismo. º Momento: Breve resumo e debate, conforme vai explicando surgem dúvidas, pois o professor instiga. Expor as origens do iluminismo, retomando, concisamente, aspectos da revolução inglesa e os dois pensadores ingleses considerados como “pais” do iluminismo: Isaac Newton e John Locke.

Falar sobre os três principais pensadores iluministas franceses: Voltaire, Montesquieu e Rousseau, apontando as suas principais ideias e suas principais obras. Discorrer acerca da economia segundo os iluministas: a fisiocracia de Quesnay e Gournay; o Liberalismo Econômico de Adam Smith. pp. DARNTON, Robert. “O processo do Iluminismo: os dentes falsos de George Washington”. In: _____. Os dentes falsos de George Washington. PROFESSOR:CARLOS DISCIPLINA: HISTÓRIA III. TEMA: O IMAGINÁRIO DA REPÚBLICA E A ideia de progresso no positivismo do Movimento Republicano Brasileiro. A INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA PROGRESSO IV- OBJETIVO GERAL: Entender o que é Positivismo; Conhecer o precursor; Saber a influência do Positivismo na República; A questão da palavra PROGRESSO EM NOSSA BANDEIRA e a interpretação dessa palavra, a questão do herói adotado.

OBJETIVO ESPECÍFICO: CRIAR ATRAVÉS DO PROJETO :JOGOS ONLINE COM QUIZ, OU TABULEIRO Em nível de conhecimento: Após o debate, o aluno terá em sua mente a formação de opinião sobre o movimento Republicano Brasileiro e a palavra PROGRESSO, o significado de porquê o povo busca sempre um herói e ao criar online o jogo será capaz de: associar o assunto, comparar, identificar, indicar, listar, nomear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, pois será o protagonista da criação. Em nível de solução de problemas: No jogo criado terão que: desafiar através do quiz, escolher os questionamentos, compor o jogo, conclui-lo, construir pois a proposta é de construir e criar, criticar para achar o melhor caminho, por meio do debate o jogo irá ser mais criativo, e para existir o jogo terão que :decidir, desenhar, formular perguntas, julgar se o jogo está em um nível esperado e ainda o grupo terá que ser: organizado.

In:_____. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ática, 1977. pp. DARNTON, Robert. pp. I- IMPERIALISMO SÉCULO XIX, PALAVRA PROGRESSOX EVOLUÇÃO II– ESCOLA ESTADUAL DOM BENEDITO. PROFESSOR:CARLOS DISCIPLINA: HISTÓRIA III. TEMA: O IMPERIALISMO E O NEOCOLONIALISMO DA ÁFRICA E ÁSIA, E A PALAVRA PROGRESSO=EVOLUÇÃO, DARWINISMO. IV- OBJETIVO GERAL: - Compreender o contexto histórico, político, social e cultural da Europa em finais do século XIX; – Compreender os interesses econômicos para o início da corrida imperialista na África e na Ásia; – Compreender as semelhanças e as diferenças entre o colonialismo do século XVI e o neocolonialismo do século XIX; – Compreender os argumentos ideológicos que sustentavam as práticas imperialistas; – Compreender as consequências do imperialismo e neocolonialismo europeu; OBJETIVO ESPECÍFICO: CRIAR ATRAVÉS DO PROJETO :JOGOS ONLINE COM QUIZ, OU TABULEIRO Em nível de conhecimento: Após o debate, o aluno terá em sua mente a formação de opinião sobre o Imperialismo e a palavra PROGRESSO, o significado de como foi utilizada da forma que melhor pudesse satisfazer os burgueses, com seus interesses em ter mais dinheiro, ao criar online o jogo será capaz de: associar o assunto, comparar, identificar, indicar, listar, nomear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, pois será o protagonista da criação.

H. O imperialismo. ed. rev. atual. E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007 5 – “Imperialismo” – Toda Matéria 6 – “Imperialismo” – Todo Estudo – publicado por Natália Petrin 7 – “As Aventuras de Tintim – Tintim na África” está disponível em: número 1 e número 66 (última pá ANEXO I ESCOLA ESTADUAL DOM BENEDITO 1ºBIMESTRE- PROFESSOR PROJETO DE HISTÓRIA, 2ª e 3ª série do Ensino Médio Referente aos conteúdos de: ILIMUNISMO, MOVIMENTO REPÚBLICANO E IMPERALISMO DO SÉCULO XIX E A PROPOSTA É CRIAR JOGOS INTERATIVOS INTRODUÇÃO Para favorecer a aprendizagem e possibilitar o estimulo ao aluno aproximando os conteúdos e contextualizando com a realidade do aluno, promovendo o estudo dirigido a distância, pois se utilizara a construção de jogos online, buscando desenvolver os estudos independentes, tornando o aluno em protagonista.

JUSTIFICATIVA Como o aluno gosta de informática, nada melhor que aproximar os conteúdos através da informatização de forma a agradá-lo e proporcionar com isso a construção do jogo online e o aprendizado dos conteúdos. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental.

65 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download