Biografia de Marx

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

karl Marx nasceu em uma família de origem judaica, foi o terceiro filho entre nove irmãos. Sua mãe era holandesa, e seu pai exercia a profissão de advogado e conselheiro de justiça. Embora ele descendesse de uma família de rabinos, para continuar empregado em sua função no serviço público, converteu-se ao cristianismo, pois nesse período, na Alemanha, havia restrições aos judeus quanto ao exercício de certas funções, como função pública, por exemplo. Em 1835, Marx terminou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, depois se matriculou no curso de Direito da Universidade de Bonn, onde teve uma vida universitária bastante ativa: participou de lutas políticas, era membro de um clube de poesias e de uma associação recreativa estudantil.

No final de 1836, ele migrou para a universidade de Berlin para estudar Filosofia. Por conseguinte, no período de 1842, tornou-se redator-chefe de um jornal chamado Gazeta Renana, da Colônia. Foi nesse contexto em que conheceu o seu futuro amigo e parceiro intelectual, Friedrich Engels. Em 1843, devido à grande censura na Prússia, o jornal Gazeta foi fechado, o que ocasionou o desemprego de Marx. Dessa forma, por causa da perseguição do governo, ele se mudou para Paris com sua esposa Jenny. Existem certos relatos de que a família dos noivos não era a favor do relacionamento, no entanto sabe-se que o pai da moça gostava de Marx. Embora a revista tenha sido criada como uma resposta à censura do governo prussiano, ela não perdurou devido a divergências internas entre os redatores.

Em seguida, Marx começou a escrever para um jornal chamado Vornaerts!, no entanto novamente se viu perseguido pela Prússia, pois a revista contestava o governo alemão, e isso fez com que a Alemanha pressionasse o governo Francês para coibir essas publicações. Como punição, Marx e Engels foram expulsos da revista e novamente tiveram que se mudar, dessa vez para Bélgica. Em Buxelas, ao lado de Engels, Marx publica o manifesto comunista. Depois é expulso do país e migra para Colônia, onde funda a Nova Gazeta Renana e novamente é expulso, em 1849. Em 1883, pouco mais de um ano após o falecimento de sua esposa, Karl Marx morre devido ao agravamento dos problemas de saúde que possuía há vários anos, tais quais bronquite e pleurisia.

Essas complicações foram em boa parte agravadas por causa da tristeza que sentia pela morte da esposa e de sua filha. Toda a família teve uma vida muito complicada, com dificuldades em vários níveis, problemas financeiros, de saúde. Apesar de muito parceiros, Jenny e Marx, como casal, tiveram muitos problemas, os mais notáveis em torno de seus filhos, muitos morreram ainda criança, e ainda havia uma tensão entre os dois, por causa do filho de Marx originado de um relacionamento fora do casamento. Contudo, embora sua vida tenha sido de muitas dificuldades e trabalho, Marx entrou para a história, pois lançara a base de um sistema que depois seria implantado em vários países no mundo. ª edição, São Paulo, Global, 1988.

MARX, Karl. O Capital. Vol. ª edição, São Paulo, Nova Cultural, 1988.

27 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download