BIODIGESTORES: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Biologia

Documento 1

Com toda minha admiração, gratidão e orgulho. Dedico! AGRADECIMENTOS Sumário 1 INTRODUÇÃO 9 2 METODOLOGIA 10 3 DESENVOLVIMENTO 11 3. DEFINIÇÃO DE BIODIGESTOR 11 3. BREVE HISTÓRICO DO BIODIGESTOR 11 3. MODELOS DE BIODIGESTORES 12 3. O trabalho teve a intenção de mostrar que a utilização do biodigestor vem se mostrando como uma excelente alternativa tecnológica para o tratamento de resíduos industrias e agrícolas. Palavras-chave: Biodigestor, Meio Ambiente, Biogás, Biofertilizante, Energia Renovável. INTRODUÇÃO Entre os problemas encontrados atualmente pela sociedade, o aumento da população, juntamente com a elevação do consumo humano e a alta produção de resíduos trouxe como resultado drasticos almentos nas taxas de poluição e na quantidade de aterros e lixões. Então o aumento contínuo da produção de resíduos orgânicos merece uma atenção especial, pois as consequências para o ambiente são numerosas e muito graves isso devido o seu alto potencial de contaminação quando não gerenciados adequadamente, no entanto a maioria dos resíduos é de natureza orgânica, sendo de mais facil aproveitamento.

No Brasil na década de 70 a crise petrolífera despertou o fascínio em pesquisas que propusessem fontes de energia inesgotáveis, dentre as pesquisas foram dadas alternativas de fontes de energia conhecidas como limpas e abundantes, sendo a bioenergia proveniente da utilização dos resíduos sólidos uma das propostas para o aproveitamento na hora do manejo dos resíduos humanos, animais, urbanos e industriais (TORRES; SILVA, 2015). Com a finalidade de proporcionar um ambiente totalmente sem oxigênio, adequado para que haja fermentação, e armazenar e realimentar a produção (CHAGAS et al. p. Existem vários modelos de biodigestores em geral todos são basicamente compostos de duas partes: um tanque para armazenar e possibilitar a digestão da biomassa, e o gasômetro para armazenar o biogás.

Podem ser classificado como contínuo ou intermitente. Quando continuo, o abastecimento de biomassa é diário, com descarga proporcional à entrada de biomassa. No entanto, os resultados não foram os esperados e a maioria dos sistemas foi desativada (KUNZ; OLIVEIRA, 2006). MODELOS DE BIODIGESTORES Os principais modelos de biodigestor são o indiano, chinês e canadense. MODELO INDIANO Este modelo de biodigestor possui uma campânula flutuante como gasômetro, a qual pode estar mergulhada sobre a biomassa em fermentação ou em um selo d’água externo, assim podendo reduzir perdas durante o processo de produção de gás, o mesmo é composto por uma parede central que divide o tanque de fermentação em duas câmaras, como pode ser visto na Figura 1. O resíduo utilizado no abastecimento do biodigestor indiano deverá possuir uma concentração de sólidos totais (ST) não superior a 8%, para facilitar a circulação do resíduo pelo interior da câmara de fermentação, o qual o abastecimento é contínuo (Deganutti et al, 2002).

Figure 1 Representação de Biodigestor Modelo Indiano (Google imagens). Enquanto, os modelos chinês e indiano a disponibilidade de biomassa é continua (Deganutti et al, 2002). Figure 4 Representação de Biodigestor Modelo Batelada (Google Imagens). PRODUTOS DA BIODIGESTÃO A digestão anaeróbica e um processo de fermentação em que os vários tipos de resíduos são submetidos, O processo de digestão envolve a degradação e estabilização da matéria orgânica contribuindo para formação de metano, produtos inorgânicos e resíduos líquidos ricos em minerais, esse processo de tratamento é destinado a varias finalidades, podendo ser para o tratamento dos resíduos, produção de biogás e de biofertilizantes (SOUZA, 1984; ARAÚJO, 2017). BIOFERTILIZANTE Biofertilizante é um dos resultados do tratamento dos resíduos através da utilização do biodigestor, o mesmo tratasse de um resíduo aquoso que vem a ser utilizado na agricultura como fonte de nutriente para a manutenção da fertilização do solo, através do processo de fermentação, o material orgânico utilizado para produzir o biogás transforma-se em fertilizante.

Com isso o biofertilizante coopera com o aumentar no teor de húmus no solo, melhora as propriedades físico-químicas do solo, apresenta maior concentração de nutrientes do que o resíduo original, devido as grandes perdas de carbono, hidrogênio e oxigênio (PRATI, 2010). BENEFÍCIOS AMBIENTAIS Em 2012 O Ministério do Meio Ambiente publicou a proposta de Plano Nacional de Resíduos Sólidos conforme previsto na Lei 12. Art. o Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

Art. o São objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: I - proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; II - não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; III - estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços; IV - adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais; V - redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos; VI - incentivo à indústria da reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados; VII - gestão integrada de resíduos sólidos (BRASIL, 2010).

Podemos, portanto afirmar que a biodigestão anaeróbia vem representando uma alternativa viável e econômica para o tratamento de resíduos, visto que, além de promover a redução do potencial poluidor e dos riscos sanitários dos dejetos, promove a produção do biogás, que vem a ser utilizado como fonte de fertilizante e energia alternativa permitindo a reciclagem dos efluentes da fermentação anaeróbica. Então o biodigestor representa uma excelente alternativa tecnológica para o tratamento de resíduos. REFERÊNCIAS ALOMON, K. R. Avaliação técnico-econômica e ambiental da utilização do biogás proveniente da biodigestão da vinhaça em tecnologias para geração de eletricidade. Lei nº 12. de 2 de ago. de 2010.  Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Brasília,DF, ago 2010.

CHAGAS, R. Disponível em: <http://file:///C:/Users/Rayles/Downloads/Nova%20pasta/Gest%C3%A3o%20integrada%20de%20res%C3%ADduos%20universidade%20&%20comunidade%20v3. pdf>. Acesso em: 25 mar. DEGANUTTI, R. et al. Universidade do Rio Janeiro, Departamento de Engenharia Mecânica DEM/POLI/UFRJ, Rio de Janeiro, 2014. KUNZ, A. OLIVEIRA, P. A. V. Geração de energia elétrica a partir do biogás gerado por biodigestores. f. Monografia (Graduação de Engenharia Elétrica). Setor de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Paraná, 2010. SOUZA, M. Potencial do biogás proveniente da suinocultura para a geração de energia elétrica no estado de mato grosso do sul. In: 10º CONGRESSO SOBRE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E ENERGIA NO MEIO RURAL. São Paulo: USP, 2015.

278 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download