BILINGÜISMO - A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Letras

Documento 1

Específicos 3 4 JUSTIFICATIVA 3 5 METODOLOGIA 4 6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4 6. O AUDIOVISUAL E SUA INFLUÊNCIA NO APRENDIZADO 5 6. A MÚSICA COMO INCENTIVO AO ENSINO E APRENDIZAGEM 6 6. SMARTPHONE: RECURSO A SER ADOTADO 6 7 CRONOGRAMA 7 REFERÊNCIAS 7 1 TEMA O uso da música no ensino da língua inglesa no ensino médio. PROBLEMÁTICA O ensino em sala de aula de uma escola pública mostra-se cada vez mais desafiante. Mas como fazer isso em escolas públicas que não oferecem outros recursos e não possuem infraestrutura? O que o professor pode fazer para tentar mudar essa realidade em sala de aula? Como motivar o jovem de ensino médio a estudar a língua inglesa de uma maneira que seja para ele mais prazerosa? São algumas das respostas que este trabalho visa responder.

OBJETIVOS 3. Geral Estimular o interesse pelo estudo de conteúdos da disciplina de língua inglesa. Específicos • Propiciar o ensino e aprendizagem de condicionais dentro da língua inglesa aos jovens de ensino médio de maneira mais agradável; • Aprender novas palavras visando enriquecer o vocabulário do estudante e exercitar as seguintes habilidades dentro do estudo da língua inglesa: leitura, escrita, pronúncia, escutar (reading, writing, speaking, listening). JUSTIFICATIVA Através do uso de uma ferramenta próxima ao jovem (que ele possui grande afinidade), e a utilização de aplicativos audiovisuais, trabalhando-se a música, este trabalho visa proporcionar uma experiência de aprendizagem agradável e estimulante ao estudante do ensino médio. O modelo atual não corresponde às aspirações dos jovens de baixa renda, que reclamam também da falta de tecnologia e de infraestrutura nas escolas.

A escola não consegue mais atrair o jovem brasileiro, e o que prova isso são as estatísticas do Ministério da Educação (MEC). Segundo a pasta, a quantidade de matrículas no ensino médio caiu de 8,7 milhões para 8,3 milhões na última década (2002-2012). O estudo revelou que os jovens não percebem utilidade no conteúdo das aulas. As disciplinas de língua portuguesa e matemática são consideradas as mais úteis por, respectivamente, 78,8% e 77,6% dos alunos. Através do uso deste recurso, é possível ser acrescido imagens e sons, permitindo “despertar” a atenção do aluno para o conteúdo. É uma maneira também de estimular o interesse do estudante, pois o recurso audiovisual além de auxiliar na aprendizagem, possui cores, e pode ser utilizado junto a uma nova tecnologia.

Desse modo, sugere-se o uso de tecnologias audiovisuais que se tratam de equipamentos tecnológicos que permitem a utilização de recursos audiovisuais. Mas como utilizar recursos tecnológicos audiovisuais em escolas que não possuem muitos recursos e infraestrutura? Uma solução encontrada por muitas escolas públicas é a utilização do próprio smartphone pelo aluno para realização do trabalho em sala de aula. A MÚSICA COMO INCENTIVO AO ENSINO E APRENDIZAGEM A utilização de música em sala de aula, aliada ao recurso audiovisual, pode contribuir ainda mais para o aprendizado, pois através de uma abordagem educativa bem planejada pelo educador, focada no ensino e aprendizagem, é possível que o estudante exercite as habilidades de listening (ouvindo a música e trabalhando a compreensão oral através de exercícios dados em sala de aula) e speaking - para o caso do estudante cantar a música, permitindo que o educador trabalhe junto ao estudante a pronúncia; e além disso, também é possível trabalhar aquisição de novos vocabulários com a turma, realizando escolhas de músicas que favoreçam o aprendizado palavras ainda desconhecidas pela turma (FERRAZ; AUDI, 2013).

M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico: laboração de trabalhos na graduação. ed. São Paulo: Atlas, 2001. BASTOS, R. utfpr. edu. br/jspui/bitstream/1/4807/1/MD_EDUMTE_VII_2014_33. pdf>. Acesso em 10 de out. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio. com/tecnologia>. Acesso em: 10 de out. FERRAZ, M. AUDI, L. PAULA, N. L. M.  O ensino de língua inglesa através da música.  Disponível em: <http://www. blogspot. com. br/2015/09/uma-revolucao-na-criacao-de-novos. html>. Acesso em: 10 de out. Orientadora: Prof. Dra. Maria da Penha Casado Alves (UFRN), Natal, RN. SOUSA, D. L. Relatório de Estágio com feição dissertativa do Mestrado em Ensino do Português no 3. º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Vila Real, Portugal.

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