Bibliometria

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Engenharia de produção

Documento 1

André Luís Silva Ouro Preto 2021 RESUMO A bibliometria se configura como uma importante ferramenta que visa a análise em relação à produção intelectual dentro da perspectiva de um determinado assunto, sendo o foco do presente trabalho, a temática de engenharia da produção, dentro do estudo da bibliometria pode-se obter diferentes métodos em relação às formas de avaliação da produção intelectual sobre um determinado tema, um deles é o método de estudo de caso escopo da presente análise. Assim, verifica-se que o presente estudo trata da aplicação das técnicas relacionadas com a bibliometria à engenharia da produção tendo como objetivo central analisar a produção científica publicada na revista GEPROS (Unesp) e na Revista Produção Online (Abepro) no período compreendido entre 2010 e 2020.

Diante disso, foram estipulados objetivos específicos que pudessem determinar o escopo das análises. A metodologia abordada foi o desenvolvimento de uma pesquisa com abordagem quantitativa aplicada em meio às técnicas da bibliometria, aliando-se a uma pesquisa exploratória nos sites de busca das presentes revistas outrora mencionadas. Como resultados obtidos, identificou-se a superficialidade em relação à caracterização da amostra bem como o cumprimento mínimo dos aspectos que compõem a metodologia de pesquisa intitulada como estudo de caso. Case study. Production Engineering. LISTA DE TABELAS Tabela 1: Artigos publicados na área da Engenharia da Produção entre 2010-2020 15 Tabela 2: Artigos publicados na área da Engenharia da Produção que se encaixam como estudo de caso 20 Tabela 3: Artigos publicados na área da Engenharia da Produção entre 2010-2020 21 Tabela 4: Artigos publicados na área da Engenharia da Produção que se encaixam como estudo de caso 22 Tabela 5: Caracterização do objeto de estudo GEPROS 24 Tabela 6: Caracterização do objeto de estudo Produção Online 24 Tabela 7: Método de coleta de dados GEPROS 25 Tabela 8: Método de coleta de dados Produção Online 25 Tabela 9: Classificação da amostra GEPROS 27 Tabela 10: Classificação da amostra Produção Online 27 Tabela 11: Cuidados com a coleta de dados GEPROS 28 Tabela 12: Cuidados com a coleta de dados Produção Online 28 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1: Lei de Bradford 15 Ilustração 2: Aba de busca dos trabalhos publicados 19 Ilustração 3: Aba de busca dos trabalho publicados 21 SUMÁRIO 1.

INTRODUÇÃO 6 1. OBJETIVOS 7 1. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16 1. INTRODUÇÃO As pesquisas científicas são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer trabalho acadêmico, a coleta de informações e concretos. Além disso, diferentes vertentes sobre uma mesma temática auxiliam na construção de projetos estruturados. Para realização da pesquisa científica torna-se necessário seguir alguns procedimentos como a escolha do tema central, definição do problema que será investigado, a organização do material coletado, análise e discussão dos resultados. De acordo com o tema escolhido e os objetivos do projeto, a metodologia de pesquisa é definida, podendo ser executada conforme a abordagem, procedimentos técnicos, finalidade e natureza. JUSTIFICATIVA A crescente publicação de produções científicas tornou necessário o surgimento da bibliometria, que ficou responsável por compreender e avaliar a qualidade das publicações.

Os dados levantados são baseados em métodos quantitativos e estatísticos. Desta forma, o presente trabalho irá analisar artigos científicos que utilizaram como metodologia o estudo de caso, levantando dados bibliométricos para mensurar sua veracidade e qualidade de informação. Ou seja, serão estudados e qualificados os protocolos de pesquisa descritos em artigos. Os periódicos analisados serão os publicados nas revistas “Produção Online” e “Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas (GEPROS)”. Para tal, neste trabalho será feita uma análise descritiva buscando verificar a presença ou não dos elementos constituintes de um artigo, sem que seja levada em consideração a qualidade da escrita bem como do conteúdo ao qual é exposto no mesmo. ESTRUTURA DO TEXTO Para discorrer sobre o tema, serão adotadas as seguintes estratégias: Capítulo 1: será feita a introdução da pesquisa por meio da explanação de um breve resumo da definição de um estudo de casa e sua aplicabilidade.

Posteriormente, será desenvolvida a problemática a ser respondida no trabalho. Seguindo pelo desenvolvimento dos objetivos, geral e específico, uma vez que os mesmos serão os delimitadores bem como norteadores da pesquisa a ser feita. E para finalizar, será tratado a respeito da justificativa de escolha de tal problemática bem como a classificação do estudo feito seguindo a sua natureza. Uma das formas de fazer com que as pesquisas científicas se tornem pública é por meio da divulgação de seus resultados sejam eles parciais ou finais. A fim de que um conhecimento possa evoluir é necessário encontrar as problemáticas que o cercam, uma vez que, toda pesquisa acadêmica acaba por tratar de problemas que outrora foram questionados fazendo com que novos conhecimentos sejam desenvolvidos e assim se consiga uma evolução.

CHUEKE; AMATUCCI, 2015). Assim, surgem os meios de divulgação que podem ser os mais variados formatos: livros, revistas ou periódicos. Com a facilidade atual em relação aos campos de publicações, observa-se um grande número de títulos e as mais variadas pesquisas. PRICE, 1976, p. apud ARAÚJO, 2006, p. Verifica-se que por meio do emprego dos estudos bibliométricos é possível desenvolver a colaboração de tarefas bem como a sistematização de pesquisas que são realizadas dentro de uma determinada tratativa. Assim, ressalta-se o ideal de que todo o conhecimento científico é desenvolvido de forma gradual e está em constante transformação. Pode-se enxergar as revisões sistêmicas, como a bibliometria, como formas de realizar o mapeamento em relação a origem dos conceitos existentes, apontando as principais teorias utilizadas dentro da investigação de um assunto, além de, verificar as metodologias utilizadas em trabalhos posteriores.

Já a lei de Lotka menciona que o número de autores que tenham realizado publicações é inversamente proporcional à quantidade de publicações. Tal lei pode ser analisada como uma função que relaciona a probabilidade produtiva dos autores e de suas obras. Dentro dessas nuances pode-se verificar que quanto maior o número de publicações de um determinado autor, mais facilidade em publicar um novo trabalho se conquista, fazendo com que tais pesquisadores tenham um maior reconhecimento e conseguem de uma forma mais procedente recursos para investir em suas pesquisas. FERREIRA, 2010). E por fim, destaca-se a lei de Zipf, que pode ser definida como a lei do menor esforço, uma vez que a mesma possui relação com a frequência que as palavras chaves incidem em diferentes publicações.

E por fim, o pesquisador desenvolverá a consolidação de seus achados por meio de uma visão crítica e de um determinando posicionamento, fazendo uma síntese de sua pesquisa, e deixando claro para os futuros pesquisadores quais caminhos podem agregar novas possibilidades de estudos. CHUEKE; AMATUCCI, 2015). DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA POR MEIO DO EMPREGO DO ESTUDO DE CASO O estudo de caso pode ser visto como um meio em que é almejada a organização de dados buscando a preservação do objeto que está sendo estudado, buscando ressaltar suas características primordiais. O estudo de caso, que na visão de Yin (2015) é tido como um método que visa à investigação empírica, por meio da lógica do planejamento, coleta de dados e posterior análise. Podendo incluir em sua abordagem estudos únicos casos ou múltiplos, além de características quantitativas e qualitativas de pesquisa.

Ainda, observa-se que tal método se caracteriza como um processo específico em que se desenvolve uma investigação qualitativa, fazendo com que o ‘desenho’ da pesquisa se faça por meio da construção de paradigmas distintos como o positivismo, interpretativo ou crítico. Tal investigação se faz por meio de uma abordagem única buscando ressaltar o que há de mais essencial dentro do estudo desenvolvido. GONÇALVES; SÁ; CALDEIRA, 2005). O estudo de caso é empregado em momentos em que se busca compreender e conhecer as fundamentações em relação a problemática que foi delimitada. Sua prática esta aliada ao emprego de instrumentos e estratégias que visam a coleta de dados. Agora, será realizada uma busca similar dentro do site de pesquisa Produção Online (Abepro) tendo como determinantes as publicações realizadas no período de 2010 a 2020 dentro da área da Engenharia da Produção.

A coleta das informações dispostas abaixo foi realizada no dia 16 de junho de 2021. Ilustração 3: Aba de busca dos trabalho publicados Tabela 3: Artigos publicados na área da Engenharia da Produção entre 2010-2020 Ano Quantidade de Artigos 2010 4 2011 6 2012 11 2013 8 2014 9 2015 9 2016 14 2017 17 2018 15 2019 13 2020 10 Total 116 Fonte: Próprio autor 2021 Tabela 4: Artigos publicados na área da Engenharia da Produção que se encaixam como estudo de caso Ano Quantidade de Artigos 2010 1 2011 3 2012 3 2013 1 2014 4 2015 6 2016 5 2017 3 2018 4 2019 6 2020 4 Total 40 Fonte: Próprio autor 2021 Em meio à pesquisa de busca desenvolvida no site Produção Online (Abepro) e com as informações que se encontram dispostas nas tabelas acima, observa-se que no período compreendido entre 2010 a 2020 dentro da área de conhecimento da Engenharia da Produção foram publicados 116 artigos científicos sendo 40 deles correspondentes a abordagem de estudo de caso. Para que seja possível desenvolver as análises em relação aos artigos delimitados como estudo de caso é necessário ressaltar os pareceres relevantes que estão inertes ao desenvolvimento de tal metodologia de pesquisa.

Para tanto, será realizado esse expostos, por conseguinte a fim de que no próximo capítulo seja possível realizar as análises necessárias em relação e às informações obtidas em meio à busca nos dois sites de publicações. Em relação à revista Produção Online essa numeração é da ordem 1 ao 40, também tendo como base a coleta de dados exemplificada outrora. O primeiro ponto a ser analisado nas duas revistas foi o critério de caracterização do objeto de estudo, verificando a exemplificação de pontos como: nome, região de atuação, ramo de atuação, porte da empresa, tempo de mercado, organograma da empresa. Os dados obtidos estão dispostos nas tabelas abaixo. Tabela 5: Caracterização do objeto de estudo GEPROS Ano 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 Nome 1 - 1 2 1 6 2 4 4 8 3 Região de atuação - - 1 2 3 5 1 2 4 6 2 Ramo de atuação 1 - 1 3 3 6 3 4 4 12 4 Porte da empresa - - - - - 2 - - 1 7 1 Tempo de mercado - - 1 - - 1 - 2 - - - Organograma - - - - - 2 - - - - - Fonte: Próprio autor 2021 Quando realizada a busca em relação a caracterização da empresa estuda em cada artigo observa-se que 32 dos 41 artigos mencionaram o nome da empresa, 26 dos 41 trouxeram informações em relação a região de atuação da empresa, os 41 abordaram o ramo de atuação da empresa, somente 11 dos 41 trataram de mencionar o porte da empresa, 4 o seu tempo de atuação no mercado e por fim, 2 trabalhos mencionaram o organograma da empresa estudada.

Tabela 6: Caracterização do objeto de estudo Produção Online Ano 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 Nome 1 3 3 1 3 6 4 - 3 5 4 Região de atuação - 1 2 1 3 2 1 1 2 - 2 Ramo de atuação 1 3 3 1 4 6 5 3 4 6 4 Porte da empresa - - - - - 2 1 - - 1 - Tempo de mercado - 1 - - - - - 1 - 2 - Organograma - - - - - 2 - - - - - Fonte: Próprio autor 2021 Realizando as mesmas análises em relação a presente revista, observa-se que 30 dos 40 artigos mencionaram o nome da empresa, 15 dos 40 trouxeram informações em relação a região de atuação da empresa, os 40 abordaram o ramo de atuação da empresa, somente 4 dos 40 trataram de mencionar o porte da empresa, 4 o seu tempo de atuação no mercado e por fim, 2 trabalhos mencionaram o organograma da empresa estudada.

Verificando-se que poucos foram os artigos que realizaram os quatro pontos. Outro ponto a ser ressaltado é o caso de desenvolver a análise de dados comparando com a literatura mencionada sendo que na revista GEPROS 16 dos 41 artigos abordaram esse aspecto e na revista Produção Online 24 dos 40 também propuseram esta abordagem. ANÁLISE DOS RESULTADOS Com o desenvolvida da presente pesquisa pode-se verificar que são poucos os artigos que trazem a abordagem da temática de Engenharia da Produção tendo como perspectiva metodológica o estudo de caso, dentro do presente período compreendido entre os anos de 2010 a 2020, totalizando nas duas revistas 81 artigos, sendo 41 deles na revista GEPROS e 40 na revista Produção Online. Em meio à busca pelo emprego do estudo de caso pelos autores, observa-se uma grande quantidade de equívocos em relação à condução da coleta de dados, caracterização da amostra, entre outros aspectos que são necessários para uma boa checagem dos dados obtidos.

Observou-se em vários casos que os autores pecaram em relação ao detalhamento das informações, sendo sucintos na maioria dos casos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. n. p. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. no. p. mai. CHUEKE, Gabriel Vouga; AMATUCCI, Marcos. O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum.  Internext, [S. L. v. FERREIRA, Ana Gabriela Clipes. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação - v. n. jun/10. Estudo de Caso. DEFCUL: Metodologia de Investigação, 2005. Disponível em: http://www. educ. fc. São Paulo: EPU,1986. PRODUÇÃO ONLINE. Revista Produção Online.

Disponível em: https://www. producaoonline. Acesso em: 16 dez 2020. STAKE, RE. Case studies. In: Denzin NK, Lincoln YS (eds). Handbook of qualitative research.  Estudo de caso: planejamento e métodos. ª Ed. Porto Alegre. Editora: Bookmam.

280 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download