Avaliações de IHC

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Porém, não basta apenas ter uma série de funcionalidades, é necessário que tanto aluno quanto professor tenham facilidade em utilizar a ferramenta e utilizar ao máximo os recursos disponíveis. O Moodle, uma das plataformas mais conhecidas e presente em 175 países é também utilizado pela UNDB, onde são disponibilizados os materiais e também realizada a AV Qualis, envio de tarefas, fórum de discussão, feedbacks, entre outros. Com a pandemia do COVID-19, a dependência de uso de sistemas de informação na área da educação cresceu ainda mais, por isso é importante verificar se a plataforma de interação humano-computador (IHC) atende alguns itens de usabilidade, sendo: a inspeção (avaliação heurística) e observação (teste de usabilidade), com os relatórios disponibilizados a seguir.

Relatório de Inspeção (Avaliação Heurística) Conforme Barbosa e Da Silva (2010), a inspeção tem por objetivo antever possíveis experiências do usuário, portanto não se trata de uma experiência real, mas sim potencial. Dessa forma o objetivo é que o avaliador se coloque no lugar do usuário e tente simular a experiência que o mesmo possa ter. Na tabela abaixo apresentamos o tempo que cada ação demorou para ser realizada, bem como a quantidade de cliques incorretos. Todas as tarefas foram realizadas. Ação Tempo Cliques incorretos Fazer login no ambiente Menos de 1 minuto 3 Redefinir a senha 2,5 minutos 8 Acessar a disciplina de Engenharia de 2 minutos 3 software e uma video aula Os problemas encontrados foram os seguintes: Ação: Fazer login no ambiente - Local do problema: tela de logar, usuário não sabia se inseria o e-mail ou nome de usuário - Recomendação: tela com informações em português.

Ação: Redefinir a senha - Local do problema: tela de redefinir senha, totalmente em inglês e com 2 campos, um para preencher nome de usuário e outro de e-mail, usuário teve bastante dificuldade de acertar o que preencher em cada campo. Recomendação: tela em português e um único campo aceitando as duas informações. Na principal, representada na esquerda haveria destaque para as disciplinas, com demais informações na lateral direita, tal como avisos e calendário. Na tela interna da disciplina haveria uma separação por aula e tipo de conteúdo, e calendário e listas de tarefas também ficariam na direita. Conclusão Ambientes virtuais de aprendizagem tem sido amplamente utilizados, sendo o Moodle um dos mais conhecidos e utilizados em 175 países, dessa forma é esperado que seja um ambiente simples e fácil de mexer, pois nem todos os usuários tem familiaridade com as novas tecnologias.

Dessa forma avaliamos diversos aspectos de interação humano computador, identificando como principais pontos de atenção as telas de login e redefinir a senha estarem parte em inglês, a tela principal tem um grande aviso que parte dos usuários ficam esperando sumir, e existe uma certa dificuldade dos usuários em encontrarem o conteúdo que desejam na parte interna das disciplinas, o que é agravado por ao abrir algum arquivo ele sair do ambiente virtual. REFERÊNCIAS BARBOSA, Simone & da Silva, Bruno.

132 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download