Avaliação disciplinar

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:História

Documento 1

Já temos aqui um apanhado do que é o Patrimônio Cultural, agora vamos destacar suas diferenças e ideias, suas, práticas e os seus efeitos. O patrimônio cultural de uma sociedade é também fruto de uma escolha, que, no caso das políticas públicas, tem a participação do Estado por meio de leis, instituições e políticas específicas. Essa escolha é feita a partir daquilo que as pessoas consideram ser mais importante, mais representativo da sua identidade, da sua história, da sua cultura, ou seja, são os valores, os significados atribuídos pelas pessoas a objetos, lugares ou práticas culturais que os tornam patrimônio de uma coletividade (ou patrimônio coletivo). A Lei nº 4. de 17 de dezembro 1985, que dispõe sobre o  tombamento de Bens para integração no Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Estado de Alagoas, afirma que patrimônio cultural consiste nos bens de interesse cultural e consequentemente suscetíveis da proteção e vigilância do Poder Público estadual todos aqueles que, móveis ou imóveis, atuais ou futuros, existentes no território alagoano, por seu valor histórico, artístico, arqueológico, etnográfico, paisagístico, folclórico ou bibliográfico, mereçam ser preservados de destruição ou de utilização inadequada.

Nosso país tem um patrimônio cultural riquíssimo, que não é preservado como deveria exatamente pela falta de conhecimento da população. Educação patrimonial deve ser urgentemente inserida nos programas escolares, os professores deveriam trabalhar a fim deque a memória não fosse abandonada, pois um povo sem memória perde suas características e facilmente é dominado, tanto culturalmente quanto economicamente. Vemos o descaso com os museus que estão abandonados recentemente tivemos um caso de incêndio que teve grande repercussão na mídia, outro caso que chama atenção é o homem mudando cada vez mais o modo de tribos indígenas falarem ou seja impondo seu capitalismo absurdo mais nos perguntamos por que deixamos chegar em condições tão precárias no caso dos museus é como se nossa cultura não importasse mais, esse é o ponto que devemos mudar primeiramente em nós mesmos e depois na comunidade onde vivemos ou seja fazer valer a pena nosso tempo gasto com estudos e aprimoramento.

elabore um texto crítico articulando as categorias preservação, salvaguarda, espetacularização, memória e identidade. R: Vamos começar falando sobre a salvaguarda em outubro de 2003, na cidade de Paris, França, ocorreu a “Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”. A fusão temporal de passado e presente se dá mediante elementos culturais, políticos, sociais e ideológicos dos grupos sociais. As construções de Igrejas geralmente são marcadas por lendas, que permanecem no imaginário das gerações atuais. A Igreja de Santana é um exemplo típico desse fenômeno. Conta a lenda que a Santa, insistentemente aparecia em uma pedra, dentro do rio Santana. Para os moradores, isso indicava que ela, a Santa, queria ficar próximo ao rio. O patrimônio imaterial passa a integrar a atividade turística, permitindo que os bens culturais produzidos passem a ser um diferencial em relação à escolha do visitante.

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