Avaliação de Aprendizagem: Avaliações em larga escala. 1.1 Prova Brasil

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Também existe o programa IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Essas avaliações são coordenadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. É relevante também citar, a Provinha Brasil e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA. De acordo com o autor Vasconcelos (2005) é necessário distinguir processo avaliativo de nota, avaliação é um procedimento que precisa de um parecer crítico sobre a prática, sendo capaz de perceber os progressos e obstáculos. A avaliação necessita está inclusa ao processo de aprendizagem do educando, e nesse contexto é necessário saber os tipos de avaliações que precisam ser executadas nesta metodologia. No inicio as avaliações em larga escala foram efetivadas pela necessidade de inspecionar o trabalho realizado nas redes de ensino e fornecer dados para seus administradores na elaboração de políticas educacionais com informações precisas em conclusão dos resultados que, sucederia atraves das aprendizagens dos educandos.

Essas avaliações não necessariamente tinham a focalização de cada rede de ensino avaliada, principalmente nas situações em que se aplicava às avaliações por amostra (estatística). É preciso ressaltar que, essas avaliações são caracterizadas por uma matriz curricular definida, onde são descritos a padronização das avaliações e os objetos avaliativos, como requesito para que sejam viáveis, quando aceitáveis, equiparações embasadas em resultados mais objetivos. no âmbito interno, possibilita a avaliação como instrumento de ação formativa, levando instituições e os professores a refletirem a respeito de suas práticas e de seus objetivos e, assim, a melhorar sua ação docente e sua identidade profissional. Por outro, em âmbito externo, oferece informações para que tanto os pais quanto a sociedade, especialmente os sistemas de ensino, possam efetivar um relacionamento produtivo com a instituição escolar.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SAEB Saeb é um método avaliativo, aplicada a cada dois anos com o intuito de medir o desempenho do rendimento escolar, desenvolvida em amostra para instituições escolares com alunos de 4º e 8º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, representadas por unidades federativas, redes de ensino e regiões do país. O Saeb tem por objetivo gerar dados para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É atraves desses dados que são criadas e implementadas políticas públicas adequadas a realidade educacional as quais favorecem o desempenho da educação. Com os resultados do Ideb adquiridos a cada dois anos é possível verificar se os objetivos propostos e as metas traçadas estão sendo efetivadas e cumpridas de forma significativa.

Os tópicos impostos nesses exames têm como referências as matrizes estabelecidas pelo Inep, que através de uma vasta pesquisa nacional sobre os currículos estaduais, matérias didáticos utilizados pelos professores e conteúdos lecionados nas instituições escolares do Brasil do segmento fundamental e médio, se constituem as capacidades e habilidades que os estudantes conhecem e são aptos de realizar ao término dos ciclos e series avaliados. É papel do Estado democrático investir na escola, para que ela prepare e instrumentalize crianças e jovens para o processo democrático, forçando o acesso à educação de qualidade para todos e às possibilidades de participação social. É importante salientar para os coordenadores que os resultados obtidos através da Aneb não contém caráter eliminatório e natureza classificatória para os alunos.

Para que essa escola esteja preparada para realizar esse exame é preciso que todos os envolvidos busquem uma educação de qualidade e significativa para que isso se reflita na avaliação. Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) – Prova Brasil Essa avaliação também é realizada a cada dois anos, o intuito deste exame é aferir os conhecimentos de Matemática focalizando a resolução de problemas e Português priorizando a leitura dos estudantes de 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Para que este exame seja aplicado à escola necessita de uma quantidade mínima de 20 anos segundo os critérios do Ministério da Educação (MEC). MEC, 2008,p. A importância desse exame para a educação é indiscutível, através do mesmo, com as informações adquiridas pela Prova Brasil, o Inep consegue estabelecer procedimentos direcionados ao aperfeiçoamento de uma educação de qualidade, e consequentemente com a diminuição das desigualdades existentes e, além disso, a elaboração de políticas públicas que favoreçam a educação.

Diferente da avaliação Aneb, a Prova Brasil é mais especifica, ou seja, através dessa avaliação é possível verificar o desempenho de cada instituição de ensino, sejam elas escolas públicas urbanas ou rurais do país. Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA ANA é exame avaliativo desenvolvido através do Sistema de Avaliação Básica (Saeb). Esse tipo de exame tem o intuito de avaliar o grau de alfabetização em português e matemática nas escolas públicas. A Provinha Brasil se distingui, por uma avaliação que analisa o grau de alfabetização dos estudantes inseridos no segundo ano do ensino fundamental em redes públicas. Esse exame é realizado em duas fases, a primeira fase no inicio do ano e a segunda etapa ao final do ano letivo.

Desta forma, a qual o exame acontece, propicia aos gestores e corpo docente uma analise mais especifica que possibilita perceber se a capacidade de ler durante o período a qual esse exame é aplicado foi adquirido de forma significativa pelos estudantes. De acordo com o Ministério da Educação a Provinha Brasil: Tem por objetivo oferecer aos professores, diretores, coordenadores e gestores das redes de ensino um instrumento para diagnosticar o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início da educação básica, viabilizando, assim, a elaboração de ações que visem sanar as possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita. MEC, 2008, p. Permite também viabilizar dados para acompanhar questões envolvendo as áreas de conhecimento que o Pisa avalia.

Além disso, por meio desse exame é possível adquirir conceitos, metodologias e conhecimentos, a qual o INEP divulga por meio de informações geradas pelo programa. Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM O Enem é um exame realizado anualmente por estudantes que estão finalizando ou já concluíram o ensino médio, esta prova e feita de forma facultativa pelo estudante e foi efetivada pelo MEC a partir de 1998, como o objetivo de propiciar um parâmetro autoavaliativo para os estudantes por meio de suas habilidades e competências. Porem com o passar dos anos esse exame sofreu muitas mudanças, e o que antes era visto com apenas um exame com caráter avaliativo para estudantes que concluíram o ensino médio, hoje é visto como a principal porta de entrada para as universidades públicas e privadas.

A prova do ENEM é constituída de forma descentralizada, é um exame a qual muitos estudantes participam por permitir que sua nota seja usada como critério de inserção ao ensino superior. Para o presente estudo foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2009) é conceituada como: “A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. GIL, 2009, p. E também a pesquisa de campo que “. é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual se procura uma resposta. ” (MARCONI; LAKATOS, 1999, p. Segundo LUCKESI (2005, p. é necessário associar o instrumento com os conteúdos planejados que irão ser avaliados. E por, mas que exista uma base nacional comum curricular esse método sofre com déficit muito grande dentro das escolas, pois não adianta apenas existe esse método, ele precisa ser aplicado de forma significativa e que construa reflexos a qual sejam vistos por todos de maneira igualitária.

Para um maior aproveitamento dessas avaliações em larga escala seria necessário, um maior controle sobre esses exames. Dificilmente o acesso a esses dados conseguem assegurar o real desenvolvimento das instituições escolares através desses exames, e permitir que a validade e a especificidade dos resultados obtidos possam refletir de maneira significativa em todas as salas de aula. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: SAEB. Ensino Fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB, Inep, 2008. BRASIL. São Paulo: Pioneira; 1993. Inep Ministério da Educação. PISA. Disponível em:< http://portal. inep. Ministério da Educação. ANA: Avaliação Nacional da Alfabetização. Disponível em: <http://portal. mec. gov. Enem. Disponível em:< https://www. Educamaisbrasil. com. br/enem>.

Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Grupo de trabalho alfabetização infantil: os novos caminhos – relatório final. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2007. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2005. MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. VASCONCELLOS, C. Avaliação: concepção dialética – libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2006.

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