AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharia mecatrônica

Documento 1

Hernandez. Jr, P. C. Titulação, nome completo, afiliação do autor (instituição) e e-mail. Titulação, nome completo, afiliação do autor (instituição) e e-mail. The methodology of the work is done through bibliographic references in articles, books and theses carrying out the analysis of the theories developed and through the hypothetical deductive study the bases of the work are built. Through the development of the work it was possible to notice that in the last years several innovations have occurred regarding residential automation, as much as this subject is not so discussed today, and these modifications follow the behavior of its inhabitant once its characteristics and specificities are taken into account for the realization of the adaptation procedures that will be carried out. Key words: Technological Innovations.

Residential Automation. Diversity. REFERENCIAL TEÓRICO Vivemos em um mundo onde a tecnologia está em constante expansão e rápido desenvolvimento, se fazendo presente em cada momento de nossas vidas, esta interação gera uma nova forma de ver e se relacionar com o mundo. As transformações culturais que ocorrem com esta revolução são profundas, a sociedade está cada dia mais conectada entre si, exigindo soluções rápidas, comunicação ilimitada, novas formas de adquirir conhecimento. A tecnologia tem evoluído dia-a-dia, e proporciona novas possibilidades de conforto, economia e segurança. Esses fatores, associados com a ideia de simplificar e facilitar as tarefas domésticas dá origem ao que é chamado Automação Residencial (TÓFOLI, 2014). Muitas das inovações para o ambiente residencial, que utilizam as mais variadas tecnologias, estão sendo desenvolvidas por meio de aplicabilidade para desenvoltura da comunicação, como por exemplo, a criação de livros eletrônicos tendo como intuito a resolução de problemas e desafios para o desenvolvimento de várias habilidades.

As pessoas portadoras de deficiência em nosso país ainda sofrem com o processo de exclusão e por meio de várias ações e legislações vigentes o governo busca medidas para equiparar os seus direitos e acesso dentro da sociedade desenvolvendo seu papel atuante como cidadão brasileiro. No Brasil, a automação residencial é uma área relativamente nova, e seus custos de implantação ainda altos, portanto restrita ao público de maior poder aquisitivo (QUINDERÉ, 2009). A ideia inicial da automação seria trazer simplicidade para as tarefas básicas do dia-a-dia dentro de uma residência. É sempre implantada buscando principalmente o conforto do usuário. Porém, e se a ideia fosse aplicada aos portadores de deficiência, idosos ou com mobilidade reduzida? Para essa parcela da sociedade, o sistema irá trazer todos os benefícios que a automação proporciona, só que desta vez tendo como foco a condição e autonomia, seja total ou assistida, na utilização da edificação.

Alguns dispositivos utilizados para estruturar a automação residencial dentre eles estão o sistema Android, que para Morais (2018, p. “Android é um sistema operacional baseado em plataforma Linux, projetado para uso em smartphones, tablets, TVs e diversos outros aparelhos digitais”. O Java, que na visão de Morais (2018, p. “é composta por um conjunto de especificações, que inclui linguagem de programação, formato do arquivo, API e máquina virtual. Assim, emulando seu funcionamento em vários aparelhos existentes”. “a utilização da automação permite a padronização e a flexibilização de sistemas, fazendo com que seja usada dentro do ambiente doméstico como incremento na qualidade de vida das pessoas”. Um ambiente inteligente é aquele que otimiza certas funções inerentes à operação e administração de uma residência.

É como se ela tivesse vida própria, com cérebro e sentidos. Uma casa inteligente permite que se tenha acesso a todos os sistemas em qualquer ponto da casa, que se controle as luzes, realize-se o agendamento de tarefas, assista-se a programas de vídeo em qualquer cômodo, visualize-se as crianças brincando enquanto se assiste à TV ou navegue-se pela Internet, não havendo a necessidade de se comprar um conjunto de equipamentos para todos os ambientes4. Para a realização dessas adaptações visamos em mudanças nas plantas das casas bem como na implantação de um sistema de cabeamento estruturado, para que seja possível realizar a comunicação entre todos os dispositivos eletrônicos da residência. Além disso, devemos também pensar na questão das tomadas inteligentes, pois elas se caracterizam como “soluções para o controle do funcionamento dos aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos, além de também serem usadas para diminuir o consumo de aparelhos que ficam ligados nas tomadas no modo Stand by”.

Entre os sistemas de segurança como, por exemplo, sensores de incêndio e de vazamento de gás, sensores de presença evitando a entrada de intrusos na casa, sensores de arrombamento que são ligados com câmeras de segurança, além da utilização de fechaduras eletrônicas. pode-se utilizar sensores e dispositivos que evitarão esses riscos, como: Sensor de incêndio/gás, sensor de presença, sensor de arrombamento, câmeras e painel de abertura da porta de entrada. O controle desses aparelhos pode são feitos usando uma linguagem de programação por um CLP, como o Arduino, através do sistema de cabeamento estruturado6. Em relação aos processos de automatização residencial podemos destacar ainda a adaptação em outras áreas, segundo Mattes, • Acesso por uso da biometria; • Comando de cortinas e persianas; • Sistema canalizado para aspiração de pó; • Ventilação e controle da temperatura; • Sensores de luz, gás, fumaça, inundação e exaustão; • Botões de emergência/pânico; • Agendamento de tarefas, como por exemplo, a irrigação do jardim e filtragem da piscina; • Monitoramento e acionamento remoto; • Elevador para escadas; • Integração total dos equipamentos de áudio e vídeo; • Controle do consumo de recursos elétricos e naturais7.

O usuário pode customizar ações de automação, tendo a opção de consultar regras criadas por outras pessoas, realizar ações pontuais e criar regras a partir de textos escritos pelo usuário. eWeLink E-WeLink é um software livre universal que transforma sua casa em um local inteligente, apenas com o uso de um com controle remoto. Obtendo a opção de controle remoto de produtos de diferentes tipos e marcas de hardware. E-WeLink suporta dezenas de dispositivos inteligentes, incluindo tomada inteligente, lâmpada LED, ventilador, aquecedor, purificador de ar, etc. É um centro de controle inteligente que pode gerenciar todos os seus aparelhos através de um aplicativo. Agradecimentos Indicar pessoas que colaboraram na execução da pesquisa, auxílio técnico, instituições públicas de fomento ou privadas que financiaram a mesma.

REFERÊNCIAS ABNT, Norma Brasileira - Instalações Elétricas de Baixa Tensão NBR 5410:2004 versão corrigida, 2008. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaço e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004. pdf. Acesso em: 18 jun 2020. BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. IR e VIR – Acessibilidade, compromisso de cada um. Campo Grande: Gibim, 2013. p. FEITOSA, L. S. ufu. br/sites/eventos. ufu. br/ files/documentos/056_a_tecnologia_para_96. pdf. Acesso em: 20 jun. MORAIS, Bianca Stephanie Guimarães.  Protótipo de sistema de automação residencial para o auxílio de pessoas idosas e com dificuldades de locomoção. f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018. São Paulo, p.

abr. NICHELE, D. B. Automação residencial: um grande auxílio para idosos e deficientes. Automação Residencial: Busca de Tecnologias visando o Conforto, a Economia, a Praticidade e a Segurança do Usuário. In: II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT’2005, Rio de Janeiro, 2015.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download