AUDITORIA NA PREVENÇÃO DE FRAUDES NA SAUDE PÚBLICA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Saúde coletiva

Documento 1

Destacando a importância desse processo na gestão de qualquer instituição de saúde, ainda que seja um desafio o combate as fraudes, a auditoria traz qualidade ao atendimento, aos serviços prestados e gera um equilíbrio financeiro, o que é benéfico à toda a sociedade. Palavras-chave: auditoria, saúde publica, fraudes. ABSTRACT The health audit aims to verify the processes and results of service delivery, presuming the development of an effective and adequate model for the process, in accordance with current legislation. In this research, we sought to analyze audit activities in order to avoid fraud in public health. Studies and bibliographical analyzes on public health audit systems in Brazil were carried out. O respeito a essa realidade é fundamental para que se possa ampliar o grau de adequação do programa proposto e reverter a verticalidade do modelo clínico-assistencial prevalecente, favorecendo a adoção de ações coletivas e preventivas, além de contribuir na divulgação e legitimação das atividades, eventos e serviços desenvolvidos no campo da saúde e servir de fator agregador à autonomia local (RODRIGUES et al.

MEJÍA, 2001; GUIDO OSÓRIO et al. SILVA; FISCHER, 2004). Anda podemos destacar que: A utilização da auditoria no setor da saúde partiu da necessidade de uma análise dos planos e orçamentos somada à incorporação de uma rotina para o serviço de auditoria para que se possa monitorar e avaliar os investimentos destinados ao setor público. A auditoria é considerada uma ferramenta relevante para avaliação da adequação dos programas e do controle efetivo sobre as receitas e despesas, contribuindo, ainda, para a realização das análises econômicas na saúde. Através dos resultados obtidos nessas auditorias, os gestores obtêm de informações privilegiadas e importantíssimas ao planejamento e tomada de decisões para melhor investir os recursos públicos, encaminhando-os, sempre que se fizer necessário, para ações e programas que supram as maiores necessidades da população.

CONCLUSÃO A importância da auditoria em saúde esta interligada a necessidade do planejamento m controlar e fiscalizar o serviço em saúde prestado, conforme foi apresentado nesse artigo. Conforme podemos observar acerca do referencial estudado, a auditoria deixa de ser uma técnica ou modalidade de trabalho para o monitoramento dos profissionais de saúde e passa a gerir um significado de instrumento de gestão, para a avaliação da qualidade, a propriedade e a efetividades dos serviços prestados à população no âmbito de saúde. Objetiva-se que as informações apresentadas neste estudo, forneçam subsídios para posteriores estudos acerca da auditoria na saúde publica, com o intuito de agregar conhecimento e desenvolver uma gestão que ofereça um serviço qualitativo e não fraudulento.

Ao se atingir o patamar desejável de profissionalismo e efetividade na gestão publica dos sistemas de saúde, conseqüente, a população será unanime em afirmar sua satisfação com as ações e serviços prestados pelas políticas de saúde publica. Dissertação (Mestrado em Administração Pública). Fundação Getúlio Vargas. SANTOS, L. C. BARCELLOS, V. In: VII CONNEPI – Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 7, 2012. Palmas/TO. Anais. Palmas: 2012. RODRIGUES et al. J. IGov. P: Índice de avaliação da governança pública – instrumento de planejamento do Estado e do controle social pelo cidadão. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro. v. n. p. Jan/Jun 2011.

39 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download