ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA CONTROLADORIA NAS EMPRESAS EM TEMPOS DE CRISE: COMO REDUZIR OS IMPACTOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

A metodologia consistiu em estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, baseada na análise da literatura relacionada ao tema. A conclusão mais relevante é que a controladoria é capaz de ter uma atuação estratégica dentro das empresas, reduzindo seus custos e melhorando seus resultados, sendo uma importante ferramenta para que a organização possa se sobressair nos períodos de crise. Palavras chave: Controladoria. Controller. Crise Financeira. Está pesquisa justifica-se pelo seguinte fato, várias empresas estão vivendo ou passaram por problemas causados pela crise financeira, sendo assim, precisaram recorrer a estudos e pesquisas que possam lhe direcionar a nas suas escolhas, nas tomadas de decisões. Sendo assim, essa pesquisa se vê como uma grande auxiliadora aos empresários e gestores no seu dia a dia dentro das organizações.

Em relação aos aspectos metodológicos, esse trabalho configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa que, de acordo com Prodanov e Freitas (2013), se dá, pelo fato da estrutura de coleta de dados ser do ambiente natural, buscando a interpretação e significados para estes fenômenos. Já sobre seu objetivo, entende-se como de caráter exploratório, que tem como finalidade, “[. proporcionar maiores informações sobre determinado assunto; facilitar a delimitação de um tema d trabalho; definir os objetivos ou formular as hipóteses de uma pesquisa ou descobrir novo tipo de enfoque para o trabalho que se tem em mente”. Para melhor enfatizar, pode-se citar a obra realizada por Cavalcante et al (2012), onde relata-se que, o campo de atuação da controladoria, seria a própria organização e que, dentro dela, estão englobadas as atividades econômicas, deixando, como sua principal função, gerenciar os aspectos administrativos da empresa, bem como, o planejamento estratégico.

A controladoria tem, como missão, segundo Prestes e Assunção (2015), assessorar a administração e zela pela continuidade da empresa, sendo a uma área responsável pela coordenação de informações econômica, não sendo de sua responsabilidade substituir o papel dos gestores, mas sim a ajuda-los na busca do melhor resultado econômico. Com isso, a controladoria torna-se um setor responsável por auxiliar toda a empresa, fornecendo informações a todos os departamentos, de forma que os gestores possam contar com informações precisas para tomar suas decisões e assim, ter um melhor desempenho na gestão empresarial, conseguindo melhor desempenho nós resultados. A gestão empresarial, segundo Martinello (2011), seria algo muito maior do que apenar tomar decisões, mas sim um processo que, orienta todos os demais níveis das empresas, coordenando e criando uma sinergia para o bem comum.

Assim, a gestão empresarial é uma ferramenta dentro da organização que, acaba dando rumo às atividades decorrentes da empresa. MACIEL E LIMA, 2011). Também, essa característica, ou seja, liderança, é de grande importância pois, o controller irá se relacionar com todos os setores da empresa, desde o cargo mais baixo, na área operacional, até a diretoria. Assim, o fato do controller ser líder e, ter uma boa comunicação, interagindo com todos, é um aspecto totalmente necessário. Já em relação a sua formação, como é explicado por Calijuri, Bastos e Santos (2005), a profissão controller tem uma ligação muito grande com a contabilidade, fazendo com que, seja preferível, a formação em contabilidade, até pelo fato do contador ter uma das competências requisitadas, qual seja, a visão ampla da organização.

Além disso, como é lembrado por Maciel e Lima (2011) é imprevisível que o controller tenha a formação em contabilidade, contudo, ele além disso deve ter conhecimento em vários outras áreas, como gerenciais, tecnologia da informação, legalização dos negócios, empresarial, analise de informação e processo de produção de bens e serviços. Desta forma, o controller é um profissional que, deve possuir um grande leque de conhecimento, ter total conhecimento da sua organização, bem como, de sua situação atual e das perspectivas e, de forma eficiente, interagir com todos os níveis da empresa, trazendo todos a um só caminho e a uma só direção. Crise Financeira A crise financeira, segundo Souza (2015), é um período que gera incertezas e dificuldades na onde se estabelece, podendo ser regional ou internacional e, acontece devido às instabilidades financeiras, políticas e sociais.

Essas instabilidades acabam afetando diretamente as empresas, pois a existência de incerteza de que, seus produtos ou serviços serão consumidos, acaba ocasionando uma retração nas suas atividades. Com a diminuição do consumo das famílias e dos investimentos das empresas, vigas estruturais do crescimento econômico, os números do Produto Interno Bruno – PIB são afetados, aumentando ainda mais o temor de recessões. Esse temor ocasiona efeitos prejudiciais na concessão de crédito. Para que assim, possa ser construído todo um arsenal capaz de interagir e controlar todos os níveis da empresa, podendo com isso cumprir com o planejamento estratégico. Conforme colocado por Ramiro (2014) um sistema de informação de alta qualidade garante a redução de custos e aumento de produtividade, ainda aumenta a agilidade na qual é processado as informações sobre fluxo de caixa, custos, despesas, estoques, venda, folha de pagamento e contas a receber, sendo desta forma, uma ferramenta muito importante para o processo de gestão empresarial da empresa.

Desta forma, a capacidade da controladoria em gerir de forma eficiente o sistema de informação das empresas, faz com que as mesmas se tornem um departamento muito importante nas organizações. Sistema orçamentário A administração, para conseguir tomar as melhores decisões, deve estar baseada em informações e metas pré-estabelecidas, esse fato, faz com que as decisões não saiam do nada, e não tenha maiores possibilidades de acarretar problemas futuros. Conforme colocado por Bruni e Gomes (2010) o planejamento orçamentaria tem por prioridade identificar resultados futuros, prevendo o que a empresa estará tendo de recursos no futuros com base em informações do passado, e desta forma, acaba sendo um guia para os gestores colocar como será realizado as ações pelos setores da organização.

Nele é introduzido a missão estratégica da organização juntamente com medidas de desempenho financeiras e não financeiras que acaba sendo utilizadas como base para medir a eficiência de tal estratégia. Ainda, segundo Bruni e Gomes (2010) o balanced scorecard é um modelo que utiliza a tecnologia de informação e os softwares ERP (Enterprise Resource Planning), e para conseguir avaliar as atividades realizadas e fornecer um feedback para os gestores, ele cria indicadores que buscam a maximização dos resultados. E também, serve para retratar uma das coisas mais difíceis para a empresa, que é a sinergia entre os departamentos, que muitas das vezes não conseguem ligar suas metas, e tomam atitudes isoladas, achando que são certas, porém, que no fim, acabam atrapalhando o resultado global.

Ainda conforme colocado por Ramiro (2014) o BSC tem uma constante busca pela sinergia dos esforços organizações, colocando toda a organização direcionada para os objetivos e estratégias pré-definas no planejamento, sendo que, acontece um acompanhamento com frequência dos processos, buscando seu perfeito alinhamento e assim, a empresa consiga atingir os resultados previstos no planejamento. Desta maneira, a controladoria é capaz de fornecer informações e realocar os departamentos, sejam eles, financeiro, operacional, recursos humanos, de vendas e outros, no trilho da missão e planejamento estratégico da empresa. Desta forma, a gestão empresarial, que tem como objetivo dar rumo para execução das atividades de todos os setores da organização acaba, vendo na controladoria, o seu grande suporte, capaz de auxiliar de maneira eficiente a formação dos planejamentos.

A crise financeira é um período de falta de confiança, das empresas, da sociedade e do governo e essa falta acaba acarretando diversos problemas, sendo o principal deles, a diminuição do consumo, que acaba fazendo com que diversas organizações acabem entrando em falência, aumentando assim o desemprego, e diminuindo desta forma, a renda das famílias, criando assim, uma bola de neve. Para ajudar as empresas, a controladoria se utiliza de ferramentas que as possibilitam fornecerem informações eficazes e eficientes para a administração. As principais ferramentas seriam o sistema de informação, sistema orçamentário e o balanced scorecard. O sistema de informação é responsável por todas as informações internas da empresa, deve ser alimentado por dados, e esses seriam processados e traduzidos em importantes conteúdos a serem utilizados pela organização para suas tomadas de decisão.

Revista da PGFN, ano 1. Numero 1, p. Jan. jun. Disponível em: < http://www. et al. Características da Controladoria nas Maiores Companhias Listadas na BM&FBOVESPA. Revista Universa Contábil. ISSN 1809-3337. Blumenau. BASTOS, N. SANTOS, R. Perfil do Controller no Contexto Organizacional Atual Brasileiro. IX Congrsso Internacional de Custos – Florianópolis-SC, Nov. Disponível em: <https://anaiscbc. Acesso em: 07 dez. DUQUE. Celma. O Perfil Profissional do Controller e as Funções de Controladoria: um estudo da atual necessidade do mercado de trabalho. Tese de Mestrado. Jul/Set – 2013. Disponível em: < http://www. revista. ufpe. br/ricontabeis/index. pdf>. Acesso em: 26 dez. KUWARK, F. MANHÃES, F. MEDEIROS, C. Disponível em: <http://revistas. face. ufmg. br/index. php/contabilidadevistaerevista/article/view/1153/pdf61>. Acesso em: 07 dez. LUNKERS, R. et al. Análise da Legitimidade Sociopolítica e Cognitiva da Controladoria no Brasil.

Rev. Acesso em: 06 dez. LUNKES, R. et al. Controladoria: um estudo bibliométrico no Congresso Brasileiro de Contabilidade de 2000, 2004 e 2008. Rev. MACIEL, L. LIMA, R. O Perfil Ideal do Controller nas Condições que se Apresentam o Mercado de Trabalho no Brasil. XV Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica e XI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraiba. Disponível em: < http://www. p. Mai/Ago). Disponivel em: < http://faccamp. br/ojs-2. index. atena. org. br/revista/ojs-2. index. php/pensarcontabil/article/view/75>. php/rac/article/view/57>. Acesso em: 06 dez. PRODANOV, C. FREITAS, C. Metodologia do trabalho cientifico [recurso eletrônicos]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. handle/1/2369>. Acesso em: 13 dez. REAL, M. Gestão Empresarial. Ed. Disponível em: http://revistas.

unoeste. br/revistas/ojs/index. php/cs/article/viewFile/1954/1912. Acesso em: 13 dez.

131 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download