ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO NA FORMAÇÃO DE LAUDOS AMBIENTAIS AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AÇÃO PERICIAL E AUDITORIA

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

Através dessa fundamentação pudemos encontrar uma significativa importância dos profissionais na realização desses estudos, assim como a relevância dos documentos para empresas. Palavras-Chave: Sistema de Gestão Ambiental; Auditoria; Perícia. Abstract: The present work was carried out with the objective of doing a bibliographic review on the importance of the engineering professional for the preparation of environmental reports, within the Environmental Management System (EMS). Conducted through scientific research from reliable sources for analysis of the theoretical foundation on the subject, a research was carried out that was based on expertise and auditing. Through this reasoning, we were able to find a significant importance of professionals in carrying out these studies, as well as the relevance of documents for companies. Este documento deve ser realizado através de algumas fases, onde é preciso que contemple: o aspecto histórico descritivo, onde são marcadas as declarações e posições contrapostas sobre as partes; o aspecto expositor, onde recompõe-se os dados precisos para procedimentos; e a fase final onde é finalmente deferido ou indeferido o parecer técnico justificado através de provas que possam servir de embasamento para sua decisão, como mapas, fotos, fluxogramas, ou quaisquer que possam dar confirmação da alegação defendida.

Objetivos Objetivo Geral O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema, onde procura-se compreender o papel do engenheiro sobre laudos ambientais, e a importância dos estudos de perícia e auditoria para seu trabalho, assim como a diferença entre ambos os estudos. Objetivos Específicos Para melhor identificar os procedimentos a serem realizados no processo, podemos definir como: • Levantamento bibliográfico; • Estudo das diferenças entre auditoria e perícia; • Verificação do papel do Engenheiro nos laudos; • Conclusão sobre sua importância. Justificativa Em uma época onde temos grandes influências sobre as causas ambientais, sabemos que é cada dia um requisito mais cobrado que empresas e companhias estejam adaptadas às necessidades ambientais, preservando seus recursos e servindo de exemplo para outras como um local de credibilidade que zela por seu meio.

Assim, sendo, o presente trabalho é justificado através da necessidade de entender como ocorre a procedimento de trabalhos técnicos dentro da formação de laudos ambientais, onde temos a participação de um engenheiro especializado, que deve ter conhecimento suficiente para verificar o que está sendo ofertado como proposta da empresa, e quais os resultados que estão sendo obtidos através desta implementação. A implantação do SGA ocorre de modo que interrelaciona todos os setores da empresa, que sejam cientes de seus objetivos por meio da metodologia PDCA (Planejar, Executar, Avaliar e Agir), sendo que alguns objetivos recomendados pela norma para serem definidos nos cargos de alta administração, são os pontos a seguir: • Política Ambiental: nesta fase temos a criação do documento elaborado pela organização, onde são expostas suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, definindo então uma estrutura para a ação e definição dos seus objetivos e metas ambientais.

• Planejamento: dentro dessa fase devem haver os aspectos ambientais, requisitos legais e objetivos e metas; e programas de gestão ambiental definidos. • Implementação e Operação: essa etapa é recomendada na efetivação da norma NBR ISO 14001, atendendo sua política, metas e objetivos por meio de instrumentos como: Treinamento, Conscientização; Comunicação; entre outros. • Verificação e Ação Corretiva: aqui temos uma parte que deve ser realizada após uma prévia verificação da empresa, onde a monitoria sobre o programa para identificar se está dentro do planejamento descrito, devendo ser uma etapa registrada de maneira documental. • Análise Crítica: Este é o momento final do procedimento, onde a administração quando a auditoria identifica a necessidade de possíveis alterações na Política Ambiental,fazendo a revisão do SGA para sua posterior melhoria.

A atuação do perito ambiental está prevista na norma agasalhada no art. do Código de Processo Civil (CPC), considerado como um dos auxiliares da justiça. ” (CUNHA, 2022). ou seja, torna-se um documento de presença importante nas monitorias de um SGA quando há presença de resultados ou ações que necessitem de maiores esclarecimentos, sendo um projeto realizado por profissional habilitado, que deve ser responsável por sua formulação e conclusão. Importância dos Instrumentos para o Funcionamento da SGA De acordo com a pesquisa feita pelo autor Seiffert, “[. Entendemos através de uma rápida leitura pela bibliográfica escolhida, que para uma companhia é importante formalizar para o público em geral onde estão manifestados seus interesses, sendo que um grande marketing ocorre quando se coloca uma certificação validando uma meta alcançada, o que aumenta seu valor de mercado quando esta se dá sobre causas ambientais, que encontram-se populares atualmente.

Já quando pensamos pelo lado da empresa, podemos encontrar também uma argumentação que nos mostra o quanto isso pode representar vantagens para tal. Para uma empresa, mais do que um atestado de cumprimento de norma voluntária, o SGA é um modelo de trabalho que traz ao ambiente mudanças que interferem nos seus resultados, inclusive financeiros, que é de grande interesse administrativo. Ter um plano que realize objetivos como economia de energia, poupando recursos por exemplo, é entendido para o setor financeiro como lucratividade, visto que economiza energia, diminuindo gastos. Isso pode se repetir com diversos itens que podem ser aplicados em uma SGA. F. The Role of Stakeholders’ in Predicting the Outcomes of IS Implementation Process. Ontario, Canadá, 1995. Tese de Doutorado em Ciências da Administração – Universidade de Waterloo.

ACSELRAD, H. Tese (PPGEP-UFSS). Disponível em: <http://teses. eps. ufsc. br/defesa/pdf/1723. CAMPOS, L. M. S. As semelhanças e diferenças entre auditorias e perícias ambientais. In: Anais do XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias. E. Solving environmental crimes by the Judiciary in the legal Amazon: the use of environmental expertise. Research, Society and Development, [S. l. v. L. Manual de Auditoria Ambiental. ed. Rio de Janeiro: 2007. p.

400 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download