Atuação da Enfermagem em Saúde Mental

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

A nível hospitalar, os pacientes com problemas mentais devem ter um ambiente apropriado para realização do seu tratamento e a equipe de enfermagem deve fazer todo o acompanhamento e atendimento desses pacientes (VILLELA; SCATENA, 2014). Desenvolvimento: Dessa forma, os enfermeiros e os serviços de saúde devem possuir critérios em que haja a priorização do paciente de risco que tenha problemas psiquiátricos. Contudo, para isso é necessário que haja o contato direto com paciente que vivencia o transtorno e a aplicação do acolhecimento e, a partir daí começa-se de fato o gerenciamento da saúde desse paciente. Tais medidas são fundamentais para que haja-se uma atuação correta do enfermeiro em saúde mental Objetivo: O presente estudo teve como objetivo fazer um breve estudo de revisão de literatura sobre a atuação da enfermagem em saúde mental.

Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa. Dessa forma, o enfermeiro pode diminuir consideravelmente os riscos que os pacientes em potencial possuem e isso só pode ser feito através do comprometimento, capacitação e acolhimento. Nesse contexto a literatura destaca que a atuação do enfermeiro de forma efetiva pode ocasionar em promoção a saúde mental e a prevenção do desenvolvimento ou avanços de enfermidades mentais já existentes, assim como, permitir maior assistência ao paciente e a família para enfentar as pressões sociais (VILLELA; SCATENA, 2004). Mesmo havendo muitos profissionais de enfermagem capacitados para lidar com pacientes que tem problemas psiquiátricos, o ato do cuidar propriamente dito ainda é considerado difícil. Contudo, no hospital o enfermeiro faz o papel daquele que zela pela saúde do paciente com problemas na sua saúde mental, assim como os demais pacientes, já que vigiar os atos desse indivíduo fazem parte do papel desse profissional (PRADO; SÁ; MIRANDO, 2015).

Ademais, para aumentar o contato com esse paciente que vivencia transtornos psiquiátricos e melhorar o gerenciamento do cuidado, o profissional de enfermagem, opta geralmente pela implantação de visitas e terapias em grupo a fim de tentar diminuir o sofrimento no qual esses pacientes são sujeitos, aumentar o nível compreensão sobre sua doença e assim promover o auto-cuidado (AMARANTE et al. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. ª ed. Acesso em: 13 jun. FERNANDES, J. D. et al. Ensino da Enfermagem psiquiátrica/saúde mental: sua interface com a reforma psiquiátrica e diretrizes curriculares nacionais. p. PRADO, M. F. SÁ, M.

C. Revista Brasileira de Enfermagem, v. n. p.

46 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download