Atividades metodologia quantitativa estatistica

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Estatística

Documento 1

a) Cor dos olhos dos candidatos a modelo de uma agência. Qualitativa nominal b) Números de filhos de casais residentes numa cidade. Quantitativa discreta c) Causas de acidentes de trabalho de funcionários de uma fábrica. Qualitativa nominal d) Salários de funcionários de uma empresa. Quantitativa contínua e) Renda de clientes de um banco. Selecione uma amostra aleatória de tamanho 10, com base em funções do Excel e: a) Calcule a média populacional. b) Calcule a média amostral. c) Calcule o erro de amostragem em módulo. Os dados a seguir se referem ao peso dos pacientes ao entrar num SPA para dieta de emagrecimento. Esses dados foram levantados por um auxiliar de administração: (1. j) A percentagem de pacientes com peso maior ou igual 180 kg.

Agrupe os dados a seguir em classes: (1. Idades de respondentes a uma pesquisa de mercado Idades em classe Respondentes 27 Ⱶ40 2 40 Ⱶ53 5 53 Ⱶ66 7 66 Ⱶ79 9 79 Ⱶ92 7 92 Ⱶ105 10 Total 40 8. Uma população é formada por 140 notas resultantes de aplicação de um teste de inteligência: (1. Obtenha uma amostra formada de 26 elementos, tomando, inicialmente, a 1º linha da esquerda para a direita. relativa 0 Ⱶ1,5 3 0,09375 1,5 Ⱶ3,0 3 0,09375 3,0 Ⱶ4,5 5 0,15625 4,5 Ⱶ6,0 10 0,3125 6,0 Ⱶ7,5 9 0,28125 7,5 Ⱶ9 2 0,0625 Total 32 1 g) Notas em classe F. absoluta F. relativa percentual 0 Ⱶ1,5 3 9. Total 32 100 h) 34,375% i) 40,625% ATIVIDADE 02: (Parte II) 1. Trinta embalagens plásticas de mel foram pesadas com precisão de decigramas. c) Determinar a porcentagem de valores superiores a 5,39 cm. são superiores a 5,39 cm. Calcule a amplitude total dos conjuntos de dados: (1. a) 1,3,5,9 Amplitude Total = 8 b) 20,14,15,19,21,22,20 Amplitude Total = 8 c) 17,9; 22,5; 13,3; 16,8; 15,4; 14,2 Amplitude Total = 9,2 d) -10, -6, 2, 3, 7, 9, 10 Amplitude Total = 20 5. Um grupo de 85 moças tem estatura média de 160,6 cm, com um desvio padrão igual a 5,97 cm.

Medidas de dispersão são usadas para obter o grau de variabilidade dos elementos de um conjunto de informações. São elas: amplitude, desvio, variância e desvio padrão. Conhecidas as notas de 50 alunos: (1. Determine: (1. a) A distribuição de frequência começando por 30 e adotando o intervalo de classe de amplitude igual a 10; Classes fi 30 Ⱶ 40 4 40 Ⱶ 50 6 50 Ⱶ 60 8 60 Ⱶ 70 12 70 Ⱶ 80 9 80 Ⱶ 90 7 90 Ⱶ 100 4 Total ∑= 50 b) As frequências acumuladas; Classes fi fac 30 Ⱶ 40 4 4 40 Ⱶ 50 6 10 50 Ⱶ 60 8 18 60 Ⱶ 70 12 30 70 Ⱶ 80 9 39 80 Ⱶ 90 7 46 90 Ⱶ 100 4 50 Total ∑= 50 c) A s frequências relativas; Classes fi fac fri 30 Ⱶ 40 4 4 0,08 40 Ⱶ 50 6 10 0,12 50 Ⱶ 60 8 18 0,16 60 Ⱶ 70 12 30 0,24 70 Ⱶ 80 9 39 0,18 80 Ⱶ 90 7 46 0,14 90 Ⱶ 100 4 50 0,08 Total ∑= 50 ∑= 1,00 d) O histograma e o polígono de frequência; 9. c) Através das separatrizes dos itens anteriores, inferir o grau de assimetria e curtose. ATIVIDADE 03: (Parte III) 1. Considere os seguintes resultados relativos a três distribuições de frequência: (1. A: distribuição simétrica B: assimetria negativa C: assimetria positiva 2.

Uma distribuição de frequência apresenta as seguintes medidas: x = 48,1, Md =47,9 e s = 2,12. a) Calcule os respectivos graus de curtose. A: B: C: b) Classifique cada uma das distribuições em relação à curva normal. A: distribuição leptocúrtica (distribuição em cume) B: distribuição mesocúrtica. C: distribuição platicúrtica (distribuição plana) 5. Um número inteiro é escolhido aleatoriamente dentre os números 1, 2, 3,. Determine: a) O coeficiente de correlação; b) A reta ajustada a essa correlação; c) O valor estimado do comprimento de barra para a temperatura de 18°C; Y =0,56x18+ 997,4 = 1007,48mm d) O valor estimado do comprimento da barra para a temperatura de 35°C. Y =0,56x35+997,4 = 1017mm 9. Os tempos de reação de um indivíduo a certos estímulos foram medidos por um psicologista como sendo (em segundos) 0,53; 0,46; 0,50; 0,49; 0,52; 0,53; 0,44 e 0,55, respectivamente.

Determine o tempo médio de reação do indivíduo a esses estímulos. Tempo médio = 0,5025 segundos. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística.

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