Atividade prática Dosimetria das radiações

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Outro

Documento 1

ATIVIDADE PROPOSTA 2: CALIBRAÇÃO DE DOSÍMETRO 6 2. ATIVIDADE PROPOSTA 3: INFLUÊNCIA DE ATENUAÇÃO DO FEIXE 7 3 CONCLUSÃO 9 1 INTRODUÇÃO Este trabalho busca alcançar os seguintes objetivos: verificar a influência na atenuação do feixe na dosimetria de um equipamento emissor de raios X, calculando a camada semirredutora do feixe de radiação; compreender o processo de calibração de dosímetros individuais utilizados para fins de proteção radiológica; verificar a influência na atenuação do feixe na dosimetria de um equipamento emissor de raios X, a partir da alteração da distância entre a fonte e o medidor de radiação. Para tal, realizando os experimentos solicitados por meio do VirtuaLab Algetec, e realizando as atividades pressupostas nos checklists das atividades propostas. DESENVOLVIMENTO 2. ATIVIDADE PROPOSTA 1: CÁLCULO DA CAMADA SEMI-REDUTORA 1.

De acordo com Tauhata et al. o coeficiente de atenuação total μ depende do material atenuador e da energia do feixe incidente. No caso de uma fonte que emite fótons de várias energias, deve-se utilizar diferentes valores de μ, correspondentes às diversas energias do feixe e às diversas taxas de emissão de cada radiação. Como a intensidade de um feixe de fótons não pode ser totalmente atenuada pela blindagem, utiliza-se um parâmetro experimental, denominado de camada semi-redutora (HVL = Half Value Layer), definido como sendo a espessura de material que atenua à metade a intensidade do feixe de fótons. A relação entre μ e HVL é expressa por: 2. A atenuação da energia das radiações ocorre de maneira exponencial em função da espessura do material absorvedor ou CSR, define-se como sendo a espessura necessária de um material absorvedor para atenuar a intensidade de um feixe à metade de seu valor inicial (ROS, 2000).

Cite exemplos práticos da aplicabilidade da camada semi-redutora. A camada semi-redutora é utilizada também para cálculo de blindagens, ou seja, possui importância para a proteção radiológica. ATIVIDADE PROPOSTA 2: CALIBRAÇÃO DE DOSÍMETRO 1. Realizar a leitura do dosímetro para todos os parâmetros de qualidade disponíveis e analisar a diferença na leitura. Em materiais termoluminescentes, os elétrons podem alcançar a banda de condução, quando são excitados, por exemplo, por radiação ionizante. Mas, neste caso, existem defeitos no material ou impurezas são adicionadas para prender elétrons no intervalo da banda e mantê-los lá. III. Esses elétrons presos representam energia armazenada pelo tempo em que os elétrons são retidos e a quantidade dessa energia depende da exposição à radiação.

IV. Para que o mesmo indique o valor correto da dose, deve ser calibrado segundo critérios estabelecidos em um protocolo específico por um laboratório de padronização reconhecido (PERES, 1999). O eletrômetro pode medir outras quantidades diferentes como, tensão, corrente, resistência, carga e etc. de acordo com o uso a que se destina. Este instrumento multifunção, normalmente, é utilizado em laboratórios de medidas ou calibração, podendo, também, ser empregado em dosimetria na radioterapia. O eletrômetro utilizado em radioterapia apresenta, além da opção de medição de exposição ou dose absorvida, a possibilidade de medição de cargas e correntes elétricas (PERES, 1999). Tese (Doutorado). Rio de Janeiro-RJ, set. de 1999. ROS R. A. Rio de Janeiro-RJ, abril de 2014.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download