ATIVIDADE FÍSICA COMO INSTRUMENTO DE RECUPERAÇÃO PÓS COVID-19

Área de estudo:Educação Física

Caso ocorra reincidência de algum faz-se necessário a parada das atividades físicas realizadas, buscando auxílio médico e posteriormente, após sinal positivo, reiniciar o programa de treinamento. A pratica de atividades físicas na reabilitação pós covid-19 atribui diversos benefícios para a manutenção da saúde, Raiol (2020) explica que a prática regular de exercícios físicos é amplamente reconhecida na literatura científica como uma estratégia não-farmacológica para o tratamento e prevenção de diversas doenças, sejam elas de caráter metabólico, físico e/ou psicológico, neste caso, além dos aspectos citados anteriormente outra aptidão que pode ser analisada foi a saturação do oxigênio da paciente pois mesmo que não houve mudanças a mesma através dos treinos realizados auxiliou na manutenção desta aptidão.

Dessa forma, tem-se como problema de pesquisa entender quais são os benefícios da atividade física como instrumento de recuperação do Covid em crianças e adolescentes. JUSTIFICATIVA O motivo que nos leva a propor este estudo é a falta de informações e pesquisas sobre o tema em estudo, considerando que a maioria das pessoas já passou pelo vírus, e sendo um assunto constante na atualidade e muito interessante para novos estudos. OBJETIVO GERAL Analisar a importância atividade física como instrumento de recuperação pós Covid-19. Em geral, a recuperação de infecções virais respiratórias leva de 2 a 3 semanas, o que corresponde ao tempo para o sistema imunológico gerar células T citotóxicas necessárias para limpar o vírus das células infectadas.

Após esse período, quando os sintomas desaparecerem, é seguro começar a se exercitar regularmente de forma progressiva (PITANGA E BECK, 2020). No que diz respeito ao retorno de crianças e adolescentes em idade escolar à atividade física após o Covid-19, o autor aponta que com a retomada às atividades escolares há uma necessidade de saúde pública para garantir que todas as crianças e jovens ultrapassem efetivamente as restrições impostas que limitavam o exercício, participando dos níveis recomendados de atividade física durante o dia escolar, incluindo o tempo que passam sendo ativos nas aulas de educação física. Esse retorno à prática de atividade física pode ajudar os alunos a se recuperarem do estresse e da ansiedade que experimentaram enquanto estavam em quarentena (NOGUEIRA, 2020).

Assim, restauração das atividades físicas e esportivas diárias deve ser progressiva, começando com curtos períodos de atividades mais atraentes para crianças e jovens e aumentando gradualmente o número de dias e a quantidade de tempo de participação, para que eventualmente seja suficiente para atender às diretrizes, minimizando o risco de lesão após o confinamento (HALLAL, 2021). Pitanga FJG; Beck CC. Atividade física e redução do comportamento sedentário durante a pandemia do Coronavírus. Arq Bras Cardiol. RAIOL, Rodolfo, a,; Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental durante a Pandemia da COVID-19. Braz. Retorno a atividade física após o covid-19. Disponível em: <https://www. bmj. com/content/372/bmj. m4721>. Biblioteca nacional de medicina dos EUA.

S. L], 2020. Disponível em:< https://www. ncbi.