Atividade Avaliativa - Curso EAD Ciencias Contabeis

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 4 1. EMPREENDEDORISMO 7 1. ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS 13 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13 REFERÊNCIAS 14 1. DESENVOLVIMENTO 1. ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS A Tecnosampa é uma empresa de médio porte brasileira reconhecida no mercado de tecnologia, possui cerca de 15 anos de existência e tem em seu quadro 100 funcionários, e que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. Ferreira, que é responsável pela área de operações da empresa, e todas as entregas são de responsabilidade da área subordinada a ele. O vice-presidente comercial, Sr. Pereira, responsável pela preservação e conquista de novos clientes, e toda a elaboração e negociação de propostas comerciais são atribuições dos profissionais subordinados a ele.

O gerente de projetos Silvio Becker, responsável pela liderança da execução dos projetos da Steinadler. Da parte da Steinadler, a pessoa principal no contato com a Tecnosampa é o gerente de projetos Oliveira, brasileiro e engenheiro de formação. Os principais desafios encontrados por Silvio na Tecnosampa foram: o choque ético, pois ele se sentia obrigado a realizar atividades com as quais não achava eticamente corretas, como forjar evidências e artefatos irreais para registrar o andamento de determinados projetos, porém projetos diferentes eram executados; a dificuldade que Silvio teve para se adaptar o modo de execução de Oliveira; a repetição das falhas causadas pela má gestão de Oliveira. Outro problema enfrentado foram furos de especificação em dois projetos anteriores, ocasionados por falhas de Oliveira, e que se evidenciaram com o uso diário e demandavam melhorias.

Assim, foi decidido ‘embutir’ o retrabalho em novos projetos, porém, os novos registros de execução não refletiam mais a realidade, por terem tantos dados criados para ajustar sistemas passados. Essa situação deixou Silvio muito descontente, por ser o responsável por criar os registros falsos e que precisavam sustentar de maneira estruturada uma possível auditoria da matriz. Quando decidiu tomar uma atitude, Silvio ligou para o seu superior Ferreira, a princípio apenas para avisar da atitude que tomaria, destacando que estava fazendo aquilo pela empresa, porém Ferreira não gostou e repreendeu sua atitude, afirmando que já estava decidindo o que deveria ser feito. Os problemas que afetavam o projeto tinham diferentes pontos de vista de acordo com cada um dos envolvidos. Silvio não confiava em Oliveira, pois já havia percebido contradições quando sob pressão.

Em relação às falhas que ocorreram nos projetos, Silvio as atribuía à má gestão de Oliveira. A diretoria da Tecnosampa, empolgada com os grandes lucros obtidos na parceria com a Steinadler, dizia que Silvio deveria ser permissivo em relação às falhas de Oliveira. Inicialmente, até houve algum esforço para mudanças, mas na prática era outra realidade, as mudanças eram mínimas. J: Silvio demorou para tomar a iniciativa em levar os problemas dos projetos à tona. c) Comportamento: exigência de qualidade e eficiência. CCE 2: Age de maneira a fazer as coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência. J: Silvio procurava executar os projetos da melhor forma possível. d) Comportamento: persistência. b) Comportamento: estabelecimento de metas. CCE 3: Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis.

J: Como a duração dos projetos da Tecnosampa é de 6 a 8 meses, Silvio trabalha com foco no curto prazo. c) Comportamento: Planejamento e monitoramento sistemáticos. CCE 1: Planeja, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos. J: A diretoria da Tecnosampa aproveitou que os lucros estavam crescendo e, a princípio, relevou os erros de Oliveira. b) Comportamento: correr riscos calculados. CCE 2: Age para reduzir os riscos deliberadamente. J: Ao saber da situação dos erros dos projetos, imediatamente o Sr. Nogueira tomou uma atitude. J: Silvio mantém uma boa relação com a Steinadler alemã, e tomou iniciativa para que a mesma não fosse prejudicada por problemas causados por falta de transparência. • Conjunto Planejamento a) Comportamento: busca de informações. CCE 1: Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes.

J: O Sr. Nogueira possui um papel diplomático na área comercial na organização. CCE 2: Mantém seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores. J: O Sr. Nogueira, mesmo diante dos vários problemas da organização, não se abalou e iniciou uma reunião para encontrar uma forma de soluciona-los. VICE PRESIDENTE COMERCIAL - SR. FERREIRA • Conjunto Realização a) Comportamento: busca de oportunidades e iniciativa. J: O Sr. Ferreira estava buscando maneiras de resolver os problemas dos projetos. d) Comportamento: persistência. CCE 1: Age diante de um obstáculo significativo. J: O Sr. CCE 3: Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis. J: Por ser responsável pelas entregas dos projetos, o Sr. Ferreira deve possuir uma visão de curto prazo e mensurável, para gerir da melhor forma as entregas dos projetos.

c) Comportamento: Planejamento e monitoramento sistemáticos. CCE 1: Planeja, dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos. GERENTE DE PROJETOS – OLIVEIRA • Conjunto Realização a) Comportamento: busca de oportunidades e iniciativa. CCE 3: Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos e equipamentos e encontrar terrenos, local de trabalho ou assistência. J: Oliveira ignorava os problemas do projeto de modo a dar continuidade na parceria com a Tecnosampa. b) Comportamento: correr riscos calculados. CCE 3: Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados. • Conjunto Planejamento a) Comportamento: busca de informações. CCE 1: Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes. J: Oliveira fazia o contato direto da Steinadler brasileira com a Tecnosampa. b) Comportamento: estabelecimento de metas. CCE 3: Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis.

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS O caso apresentado possui muitos aspectos que chamam a atenção em relação à ética entre os profissionais envolvidos nos projetos realizados. A ética é um tema muito importante para a filosofia e, de forma abrangente, estuda os valores que regem os relacionamentos interpessoais, como as pessoas convivem em harmonia com seus semelhantes e como se posicionam perante diversas questões na vida. Ela não está associada ao conceito de verdade, mas é reflexiva sobre assuntos morais, do modo de ser e agir dos seres humanos, além dos seus comportamentos e caráter. Veja só que interessante: em grego a palavra costume é ethos – que claramente originou ética – e, em latim, mores – donde, moral. Ética e moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e são considerados como valores e obrigações pautando a conduta das pessoas.

Ferreira, superior de Silvio, quando procurado pelo mesmo, informou que já estava visando estratégias no curto prazo para solucionar os problemas nos projetos, além de repreender sua atitude. Silvio de certa forma também demorou um bom tempo para tomar uma atitude e informar os problemas ao Sr. Nogueira, presidente da empresa, e agiu por um bom tempo de forma antiética, ao fazer os documentos falsos dos projetos. A Tecnosampa deve ter mais transparência na sua relação com a Steinadler, e deve informar dos erros que vinham acontecendo e das medidas que foram tomadas para soluciona-los. À Steinadler cabe a responsabilidade de falar com Oliveira sobre as suas falhas e repreende-las.

93 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download