ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ACOMETIDO POR CÂNCER DE PÊNIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

O estudo foi realizado por meio de uma revisão integrativa de literatura que apresenta como objetivo analisar os estudos científicos acerca da percepção da enfermagem sobre a assistência a indivíduos com câncer de pênis. Foram utilizados como critério de inclusão para esta revisão bibliográfica estudos no idioma português, finalizados, disponíveis e online, ser de acesso gratuito e ser de recorte temporada 2015 a 2020. Serão excluídos artigos com mais de 5 anos, relatórios de pesquisas, editorias, cartas ao editor. Palavras chave:Câncer de pênis, Educação em Saúde, Saúde do Homem; Enfermagem. Abstract Penile cancer is a rare neoplasm, the treatment of which is often multiplying, has devastating effects on the patient. A população brasileira é formada por 46.

de indivíduos do sexo masculino entre 25 aos 59 anos, apesar do número significativo de adultos do sexo masculino, há pouca procura pelos serviços de saúde por parte desse grupo, principalmente na Atenção Primária a Saúde. Isso ocorre porque é difícil para os homens reconhecerem suas próprias necessidades, cultivando assim um pensamento de serem invulneráveis e fortes³. Ao longo de sua história, o Sistema Único de Saúde (SUS) formulou políticas para subsidiar ações de saúde para populações específicas. Nessa perspectiva, em 2008, foi formulada a Política Nacional de Atenção Integral á Saúde do Homem (PNAISH) para nortear as ações de saúde, estimular o autocuidado desse grupo e principalmente, considerar a saúde um direito social básico e cidadania de todos os homens brasileiros4.

O objetivo foi avaliar através de estudos científicos qual a percepção do enfermeiro sobre a assistência a indivíduos com câncer de pênis. MÉTODO Trata-se de uma revisão integrativa de literatura7, que tem sido considerada uma ferramenta importante para a elaboração de pesquisas no campo da saúde, porque coleta os resultados de pesquisas disponíveis sobre um tópico de maneira concisa, orienta os pesquisadores a realizar pesquisas e incorporar evidências para promover a disseminação do conhecimento cientifico, para que os profissionais de diferentes áreas da saúde possam obter rapidamente os resultados e práticas da pesquisa mais importantes, com base nos conhecimentos essenciais. A opção por essa temática deve-se a necessidade de analisar a percepção da enfermagem sobre a assistência a indivíduos com câncer de pênis.

Procedimentos metodológicos Paraaelaboração desteestudo,foramseguidasasseguintesetapas:formulaçãodoproblemaeperguntanorteadora;escolha dos descritores pertinentes ao tema; critérios de inclusão e exclusão da amostra; coletadedados nas bases cientificas;análiseeinterpretaçãodosdados; organização dos dados em categorias; analise e interpretação dos resultados. Coleta e organização dos dados A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica nos bancos de dados: LiteraturaLatino-AmericanoedoCaribeemCiências daSaúde(LILACS),PublisherMedline(PUBMED),ScientificElectronicLibraryOnline(SciELO),eBasesdeDados deEnfermagem(BDENF). Dentre os artigos incluídos na revisão, 3 foram publicados no ano de 2016, 1 no ano de 2017, 5 no ano de 2018, 4 no ano de 2019 e 4 em 2020. Quadro 2 – Quadro síntese dos artigos selecionados: Título Ano/Periódico Origem Abordagem Contexto Nível de evidência Câncer de Pênis: Resultados e Importância de uma Campanha de Prevenção 2018 Revist.

Port. Saúde e Sociedade. Brasil Qualitativa Educação Pespectiva do homem submetido a penectomia 2020 Revista pesq. Dado as informações acima, cabe ressaltar como os profissionais da saúde são de grande importância para desenvolver medidas de prevenção e tratamento desse mal que acomete uma considerável parcela da população. Desta forma, principalmente a área da enfermagem, quem são os profissionais que atua com um grande número de pacientes com esta patologia, podem criar estratégias de prevenção, com intuito de informar a população masculina sobre os riscos dessa patologia, levando em conta que estão trabalhando com um público que culturalmente é conhecido como fortes invulneráveis e que tem uma resistência como o tratamento com sigo mesmo. Ao longo da vida acadêmica dos graduandos de enfermagem aprende-se de que esse profissional deve-se atentar aos cuidados coletivo de individual de ser humano, sempre buscando respeitar quaisquer especificidades de cada paciente.

O enfermeiro dessa forma não é apenas um cuidador, mas também um educador, e partindo desse princípio, cabe a esse educar em saúde implementar nas comunidades métodos que levem conhecimento à população, pois a prevenção sempre é o melhor caminho a seguir9. Dessa forma quando relacionados essas cuidados e transmissão de conhecimento sobre o câncer de pênis, cabe a esses profissionais, nesta perspectiva, transmitir para a população, em uma ordem de relevância, os hábitos de higiene genital; o comportamento sexual de risco, causador do HPV; e a circuncisão, destacando que esse é um tipo de câncer que tem uma fácil prevenção, que irá depender principalmente dos investimentos em educação9. acesso em 20 abril de 2020]; 10(3):237-242. Disponível em: http://www.

ceuma. br/portalderevistas/index. php/RIB/article/view/331. acesso em 20 de abril de 2020]; 4(1):92-112. Disponível em: https://periodicos. unemat. br/index. php/jhnpeps/article/view/3116 4. J. Hea. Rev [internet]. acesso em 20 de abril de 2020]; v. n. Disponível em: 7. Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs [Online]. acesso em 01 de junho de 2020];52(5):546-53. scielosp. org/article/csc/2010. v15suppl1/1105-1111/ 9. DA SILVA FRANÇA, Caroline. A atuação do enfermeiro na prevenção do câncer de pênis.

84 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download