ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA EMPRESA YPÊ Influências no desenvolvimento do negócio e no ambiente de trabalho

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

Cidade - Estado Ano vigente INTRODUÇÃO O presente trabalho acadêmico tem como objetivo identificar e analisar aspectos organizacionais e culturais que afetam de forma significativa o desenvolvimento organizacional da empresa Química Amparo Ltda, sendo que tais características agregam valor a uma empresa que inicio suas atividades em 1950 e que através de uma gestão visionária e colaboradores engajados, vem alcançando dentro de seu ramo de atividade uma trajetória de ascensão empresarial e crescimento coorporativo, amadurecendo uma cultura de responsabilidade em desenvolver um comportamento ambiental saudável devido a sua área de atuação. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA A empresa Ypê, cuja razão social denomina-se Química Amparo Ltda, iniciou suas atividades em 1950 na cidade de Amparo, interior de São Paulo, tendo como fundador Waldyr Beira, a empresa 100% brasileira se lançou no mercado com um único produto, o sabão em barras Ypê, com planejamento e visão de negócio, além de ampliar e diversificar sua demanda de produtos conquistando o mercado nacional passou a exportar para outros países.

O crescimento da empresa resultou em um portfólio de produtos variados, tendo três categorias distintas: limpeza de casa, cuidado com a roupa e higiene corporal. Estes produtos alcançaram todos os públicos e classes. A idéia que serviu de inspiração para marca da empresa é a água, sendo essencial para vida, tem como característica a transparência, que é uma das características da empresa Ypê tem em relação ao seu consumidor. A organização oferece o Programa de Estágio, que é focado em estudantes que buscam inovação e são comunicativos, tendo a oportunidade de participar de treinamentos e vivências, sendo estimulado a superar desafios e alcançar metas contando com todo apoio, suporte e orientação. Outra oportunidade denomina-se Programa Aprendizes, aonde os alunos de 16 a 20 realizam cursos nas áreas administrativas e industriais em instituições parceiras aprendendo a rotina de trabalho, a permanência é de 11 a 24 meses, e existem critérios de acordo com a instituição escolhida para efetivar a contratação.

DIFERENÇAS DE GERENCIAMENTO No ano de 2009 a empresa YPÊ divulgou um Código de Conduta Ética, este documento tem como objetivo firmar com seus colaboradores uma cultura de confiança e respeito. Reforçando a missão da empresa em contribuir com a saúde, bem estar e a qualidade de vida das pessoas. Este material foi revisado e atualizado em 2014, devido a mudanças ocorridas na sociedade e nos procedimentos internos da empresa, dando merecido destaque aos colaboradores. Trabalha a inclusão, sem discriminação de qualquer espécie por motivo de gênero, idade, religião, orientação sexual, classe social, cargo, deficiência física ou mental, gerando harmonia nas relações internas e externas evitando assim conflitos de interesses, desrespeito ou intimidação. Permite por meio de comunicação interna que seus funcionários estejam sempre informados sobre tudo o que esta sendo realizado, metas da empresa, projetos, oportunidades, campanhas ou promoções em andamento.

Esta postura favorece o crescente sentimento de pertencimento, estimula em seus colaboradores a desenvolver um olhar e cuidados de “dono do negócio” estimulando diariamente nos funcionários a dimensão da responsabilidade humana, ambiental e organizacional dentro da empresa. DESAFIOS Embora seja de conhecimento conjunto que a degradação do meio ambiente é uma realidade nos nossos dias atuais, devido a fatores diariamente noticiados, ainda é um desafio estimular em algumas pessoas à consciência de preservação, desta forma a empresa busca desenvolver junto à comunidade onde atuam, estímulos como bem estar através de seus projetos e o progresso econômico e social. A empresa tem como desfio encontrar parceiros prestadores de serviços e fornecedores de insumos, os quais comunguem desta mesma linha de desenvolvimento, empresas e pessoas que sejam ambientalmente responsáveis, que possam agregar ainda mais valor ambiental ao produto final.

HONORATO, Gilson. Conhecendo o Marketing: Inclui casos brasileiros em marketing. Primeira edição. Barueri/SP. Editora Manole Ltda, 2004.

84 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download