Aspectos lúdicos do ensino de física no último ano do ensino fundamental

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Física

Documento 1

Problemática de Ensino 5 2. Desenvolvimento Teórico 5 2. O Lúdico no Ensino de Física 6 2. Aplicação da Ludicidade no ensino de física 8 2. Equilíbrio de um Corpo 9 3. Diante disso nascerá a necessidade de atualização dos docentes. Insta salientar que aqueles professores que não se atualizam tendem a aplicar conteúdos intensamente voltado para teoria de livros, apostilas, e acabam tornando o estudo maçante e descontextualizados, por outro lado aqueles que tem a capacidade de tirar proveito da ludicidade transformará essa técnica de aprendizagem em algo inovador e atraente. Desenvolvimento Teórico De acordo com a teoria histórico cultural de Vygotsky, o aprendizado se inicia com a interação que a criança adquire com diferentes sujeitos, seja adultos ou crianças, dessa forma as vivencias irá fazer com que ele adquira diversos significados para as ações e diálogos.

Portanto o aprendizado não se inicia na escola e sim quando a criança nasce. Entretanto Vigotsky alega que a escola é um processo significativo da vida de uma criança, e faz com que se produza algo fundamentalmente novo na infância. Os aprendizados na área da ciência deveram ter uma pretensão e não somente acumular informações, e assim mostrar que há um sentido para qual se estude determinado assunto, assegurando que haja uma maior interação entre professor e aluno. Para tanto se faz necessário mostrar ao professor qual o caminho a ser tomado para que se atribua as ferramentas necessárias afim de se atingir ao máximo o cognitivo do aluno, e tentar conseguir que a percepção do educando para com a física mude, fazendo com que ele transforme seu conhecimento adquirido e amplie seus horizontes.

A função da física lúdica é fundamental para tornar a física que conhecemos mais interessante, dando vida as atividades, fazendo com que elas saiam do convencional, utilizando materiais, recicláveis ou qualquer outro material que tenha nas escolas ou que sejam de fácil obtenção, unindo com a familiarização que os alunos já têm com as cores, imagens, sons, e assim contribuindo para uma física mais intrigante para as escolas do país, fazendo com que o ensino e a aprendizagem caminhem concomitantemente, oferecendo uma educação inovadora. O gráfico abaixo demonstra uma pesquisa realizada em 2012 onde 80% dos professores notaram que houve melhorias no desempenho dos alunos ao aplicar o método lúdico em suas aulas. Fonte: Campo Convencional (2012) Outra pesquisa feita mostra que o método lúdico está sendo aplicado pela maioria dos profissionais, porém ainda existe uma pequena parcela que por falta de conhecimento e habilidade não conseguem desenvolver um método eficaz.

Existem diversos experimentos de física que podem ser apresentados em sala de aula. Na maioria das vezes são utilizados materiais de fácil acesso e baixo custo, e com toda a simplicidade consegue-se extrair muitos dados e desenvolver um riquíssimo material para compreensão na prática do que está sendo abordado na teoria. Fazendo com que os alunos fixem o conteúdo com maior facilidade. Para todos os anos letivos a ludicidade é importante, mas especificamente para o último ano do ensino fundamental temos diversas experiências que poderiam ser aplicadas, tais como, jogos de tabuleiro, onde o aluno caminharia gradativamente conforme fosse respondendo as questões corretamente, o estudo da transferência de energia (Lata Magica), equilíbrio do centro do corpo (citado acima), entre outros voltados para a grade curricular abaixo: Grade Curricular de Física - 9º Ano do ensino Fundamental 3.

CONCLUSÃO Diante do exposto podemos notar que a aprendizagem é primordial para o desenvolvimento humano e nos traz a base para se construir a interação com as demais pessoas. Física Lúdica. Disponível em: <http://www. infis. ufu. br/infis_sys/pdf/FABRICIO%20LAMOUNIER%20SANTOS. com. br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2617_06092017154720. pdf> Acesso em: 15 Nov. FERNANDES, Ines Cirlei Budske. Atividades lúdicas no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado de discentes do âmbito escolar. trabalho. pdf> Acesso em: 15 Nov. FAVARETTO, Danilo Vieira. Construção e aplicação de um jogo de tabuleiro para ensino de física. Disponível em: <http://www.

124 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download