ASPECTOS GERAIS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Titulação Nome do Professor(a) Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a) Cidade, dia de mês de ano (Fonte Arial 12) Dedico este trabalho. AGRADECIMENTOS RESUMO O presente trabalho pretende apresentar a discussão sobre a cultura organizacional nos ambientes das empresas. Trata-se, do ponto de vista metodológico, de uma pesquisa bibliográfica, que extrai dados dos livros e artigos relacionados à temática. O objetivo principal é analisar os benefícios da cultura organizacional. Trata-se de um tema amplo, cujo debate envolve a exposição e análise de diversos conceitos. A importância do presente trabalho está no fato de que as novas dinâmicas de mercado, com as novas práticas por parte das empresas, têm exigido a renovação do debate da cultura organizacional como elemento fundamental no desempenho das empresas.

Novas formais de desenvolvimento da cultura organizacional exigem a constituição de pesquisas que busquem explicar o crescimento do fenômeno. O problema da presente pesquisa é saber qual o impacto da cultura organizacional, de maneira geral, no desempenho das empresas e organizações, destacando as suas principais características e fundamentos. O objetivo geral é demonstrar que a cultura organizacional, crescentemente, é uma variável capaz de impactar positivamente no desempenho das empresas, no sentido de que permite que as empresas prestem melhores serviços e se relacionem de maneira mais adequada com os seus clientes. Cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.

Nota-se, da exposição do autor, que a cultura organizacional é algo próprio da empresa. Esta deve ser responsável pela descoberta e pelo desenvolvimento da sua cultura organizacional. Nesse sentido, trata-se de um longo processo de aprendizado, no sentido de lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna, de maneira que se consolide os valores que farão parte da cultura organizacional da empresa. Percebe-se os problemas, para que, então, desenvolva-se os caminhos corretos para resolvê-los. Barros, 2014, online) É possível destacar que o conjunto de práticas e valores da empresa compõe a noção de cultura organizacional. Deve-se destacar, também, que a cultura organizacional não se apresenta apenas uma nuance do comportamento da empresa, mas a junção de diversos fatores.

Ao mesmo tempo que significa o conjunto de valores, também deve se refletir nas práticas das empresas. Essas práticas revelam-se no dia-a-dia da organização, através das relações entre os funcionários e os gestores. Da citação exposta, nota-se que o termo foi, originalmente, empregado na tentativa de se compreender os costumes dos povos nas relações comerciais. Através desta rede, a cultura da empresa é reciclada e reafirmada. Crozatti, 1998, online) Assim, sendo o conjunto de crenças, valores, costumes, ritos e cerimônias (além da rede de comunicação informal, a cultura organizacional é própria de casa empresa, e constrói-se através da história das práticas de gestão. Como, na atualidade, conforme acima exposto, diversas empresas apresentam-se como dominantes do mercado global, a cultura organizacional expande-se, determinando práticas de gestão de sucesso.

A cultura organizacional é reflexo das diversas práticas sociais e empresariais, a exemplo do que aponta Zago (2013, p. As interações complexas das práticas sociais de um grupo fazem emergir pressupostos básicos que são eleitos pelo mesmo como a forma válida de se comportar. A cultura organizacional vai sendo refinada à medida em que se reiteram e modificam as práticas de gestão. Do ponto de vista eminentemente prático, a cultura organizacional expressa-se através de ferramentas, presentes na realidade e no dia-a-dia das empresas, organizações e instituições; que as utilizam para a promoção dessa modalidade de cultura. Já Schein (1997, p. acentua essa característica, no contexto da cultura organizacional, como se observa: Cultura Organizacional é o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que pode ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

Schein, 1997, p. Os empregados devem sentir que pertencem a uma organização cujos valores consideram importantes. Peixoto e Motta, 2012, pp. A adesão aos valores corporativos é, evidentemente, uma decisão individual. Entretanto, uma vez tomada, é preciso que o indivíduo, de fato, possa aderir aos princípios da cultura organizacional da empresa. A alteração da cultura organizacional também é um fenômeno real e presente no ambiente corporativo, podendo se dar pelas ferramentas que possibilitem, por exemplo, o processo de comunicação. Na mesma medida que a cultura organizacional é desenvolvida de maneira própria pela empresa, também esta deve ser capaz de desenvolver os seus próprios processos direcionados às mudanças da cultura organizacional, no contexto da gestão de empresas. As possíveis razões que levariam as empresas às mudanças dos seus padrões de cultura organizacional estão relacionadas, seguramente, à necessidade de melhora.

É necessário que as empresas revejam, constantemente, as suas práticas de gestão, no sentido de buscar melhorias efetivas que permitam a redefinição da cultura organizacional de cada uma delas. Oliveira (2010, online) aponta eficientes ferramentas direcionadas à cultura organizacional, a exemplo da clareza de objetivos, da imagem dos produtos e dos serviços, da abertura permanente às novas ideias e do desempenho profissional. Assim: Clareza de objetivos, valores e princípios: Onde a empresa tem seus objetivos claros, definidos, formalmente estabelecidos e orientados para médio e longo prazo. Essas ferramentas de transformação passam, necessariamente, pela mudança de pessoas. Além disso, as ferramentas exigem aplicabilidade. Sobre essa questão, entende Oliveira (2010, online): Os mecanismos acima citados, realmente podem ser aplicados, e são formas de fazer com que a organização mude sua cultura corporativa, claro que se deve observar o tamanho e a estrutura de cada empresa e adaptar a ferramenta conforme sua situação.

A mudança da cultura certamente começa de cima para baixo, e podem e devem ser executadas pela Diretoria (CEO). Os gerentes intermediários, supervisores, ou chefes de departamentos, devem obrigatoriamente fazer parte do processo, ou etapas como a de comunicação não funcionariam, é seu papel também incentivar as mudanças propostas, é por eles que as instruções normalmente chegam, e se falhar nessa etapa todo o processo pode vir por água abaixo. Não se pode perder de vista, também, que os benefícios da cultura organizacional não impedem, como visto no capítulo anterior, que as empresas busquem melhorias constantes na cultura organizacional, através, fundamentalmente, das mudanças. Os benefícios da cultura organizacional, a partir de uma análise mais criteriosa, estendem-se para limites muito além das empresas.

Trata-se de um conjunto de benefícios que impactam nos funcionários, nos líderes e, sobretudo, nos clientes, que passam a ter conhecimento sobre quais os valores da empresa que se relacionam. É possível, inicialmente, apresentar alguns benefícios típicos sobre o desenvolvimento da cultura organizacional: A cultura organizacional de uma empresa é o DNA do seu negócio, e quando bem estruturada, ela define o que é, o que faz e para onde a empresa deseja caminhar. É o conjunto de valores que faz um negócio se diferenciar dos demais. É possível identificar, ainda, mais uma série de benefícios da cultura organizacional, por exemplo: Mas, qual é a importância da cultura organizacional? Para que ela serve? Os profissionais devem deixar de lado os próprios valores para seguir os da empresa? Destacamos, aqui, alguns dos principais benefícios que envolvem o tema.

Apesar de haver vários tipos de cultura organizacional e alguns modelos semelhantes, cada empresa tem a sua própria cultura, uma vez que possui necessidades, metas e objetivos distintos, assim como suas particularidades. O essencial, independentemente do porte da empresa ou do cargo do colaborador, é que todos estejam em sintonia quanto à cultura organizacional. Assim, o ambiente torna-se mais objetivo, produtivo e satisfatório para todos os membros da organização. Contratações honestas Quando a empresa conhece sua cultura organizacional e procura transmiti-la à equipe, estabelecer uma relação duradoura torna-se muito mais simples. É preciso, do ponto de vista da cultura organizacional, que o diálogo seja incentivado permanentemente, em todos os níveis de hierarquia. A cultura organizacional também é, em grande medida, um reflexo do conjunto de valores, conceitos e princípios trazidos por aqueles que compõem as empresas.

Afinal, não se pode perder de vista que, objetivamente, as empresas, organizações e instituições são formadas por pessoas, que, inevitavelmente, influenciam na cultura organizacional, assim como são influenciadas. Esse é um complexo processo de troca de fluxos culturas, que deve ser voltado, permanentemente, para o cumprimento dos objetivos da organização, de maneira geral, permitindo, também, o cumprimento dos objetivos individuais de cada um dos gestores, funcionários e colaboradores. Ainda, é possível identificar que a cultura organizacional contribui para a motivação dos colaboradores e funcionários da empresa. Nesse sentido, conclui afirmando a relevância, do ponto de vista do mercado, da implementação da cultura organizacional. No mesmo sentido, conclui afirmando que os benefícios são extensíveis a todos os envolvidos com as empresas, desde líderes, passando por colaboradores, funcionários e usuários.

A cultura organizacional é uma marca de exclusividade da empresa. Assim, a presente pesquisa ainda conclui apontando que as empresas que buscam destaque no mercado, devem buscar, com base em valores transparentes e éticos, estabelecer a cultura organizacional própria, a partir das melhores práticas de gestão. REFERÊNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. O desvendar a cultura de uma organização – uma discussão metodológica. In: FLEURY, Maria Teresa Leme; FISCHER, Rosa Maria (org. Cultura e poder nas organizações. ª ed. São Paulo: Atlas, 1996. br/2010/11/trabalho-cultura-organizacional. html. Acesso em 20 de novembro de 2017. PEIXOTO, Paulo Rogério Pereira; MOTTA, Ana Lúcia Torres Seroa. CULTURA E VALORES ORGANIZACIONAIS COMO FERRAMENTAS DE MUDANÇA - ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE ENERGIA. SCHEIN, Edgar H. Guia de sobrevivência da cultura corporativa.

Rio de Janeiro, José Olympio, 1997.

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