Aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos na Educação Infantil

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

E o século XX foi fundamental para esta transformação com a promulgação da Lei nº 8. de 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em especial seu Art. º, Parágrafo Único, que universaliza os direitos da criança e do adolescente em todo o Brasil. Art. º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Tudo o que é trabalhado com os alunos dentro da escola está relacionado com os aspectos pedagógicos.

Estes aspectos exigem dos educadores uma postura em que entendem as particularidades mas que devem suprir o direito ao conhecimento contornando as dificuldades e encontrando caminhos pedagógicos que entendam a criança de forma integral, ciente das especifidades psicológicas, emocionais, cognitivas, físicas que precisam ser respeitadas. São desafios que muitas vezes esbarram em locais em que as crianças não têm seus direitos sociais respeitados principalmente porque o poder público não consegue garantir a universalidade imposta por lei. Vale ressaltar o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB ) n°9. onde consta, A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social contemplando a ação da família e da comunidade (BRASIL,1996, [s.

REFERÊNCIAS BRASIL. Lei nº 8. de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Estatuto da Criança e do Adolescente. Educação e Sociedade, Campinas, v. n. p. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 1996. org. A infância e sua educação – materiais, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. BRASIL: Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum. br/acontece/os-campos-de-experiencia-da-educacao-infantil/ Acesso em: 12 out. Kamer, Sonia. Currículo de Educação Infantil e a Formação dos Profissionais de Creche e Pré-escola: Questões Teóricas e Polêmicas. In: INFANTIL, Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental Departamento de Políticas Educacionais Coordenação Geral de Educação.

 Por uma política de formação do profissional de Educação Infantil. Santa Maria: Ufsm, Nte, Uab, 2017. p. Disponível em: <https://nte. ufsm. br/images/identidade_visual/MD_Fundamentos_filosoficos_sociologicos.

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