ASPECTOS DA BOVINOCULTURA E DESCARTE NA PRODUÇÃO

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Medicina Veterinária

Documento 1

No intervalo seguinte, 2000-2013, caracterizou-se pelo aumento na produção e expansão da exportação leiteira. Esse processo foi estimulado pela taxa de crescimento da economia brasileira, acima de 3,5%. Por fim, o período 2013-2019 é marcado por uma estabilidade produtiva e no padrão de consumo. Apesar da complexidade (muitas variáveis que impactam na produção) da cadeia produtiva do leite, esse período foi influenciado pela recessão econômica no Brasil e no mundo. Destaca-se, nesse último período, uma expansão tecnológica desse setor produtivo com supressão veloz dos produtores que não se modernizaram nesse período. O descarte voluntário, nesse ocorre a retirada do animal do rebanho sem apresentar problemas na reprodução, porém que apresentam uma produção leiteira baixa e venda de animais excedentes.

Atendendo, sobretudo, necessidades econômicas do produtor (MACHADO e CORREA, 2010; DA SILVA, et al, 2019 apud WEIGEL, et al, 2003). O critério utilizado é o técnico que se associada a uma reposição de matrizes com material genético de qualidade superior, promove ganhos produtivos (CARNEIRO JUNIOR, et al, 2015). Já o descarte involuntário ocorre diante óbito dos animais, na infertilidade, na incapacidade produtiva, casos de mastite, problemas no casco e outras doenças infecciosas que afetam a produção (MACHADO e CORREA, 2010; CARNEIRO JUNIOR, et al, 2015). A realização de um descarte técnico eficiente é um momento crítico no processo produtivo. Nesse estudo, DURLAC foi mais impactante na produção de leite e um IDP de 12 meses resultou em baixa produção de bezerros (DE SOUZA, et al, 2018). A combinação de machos provados juntamente com o descarte técnico das vacas demonstrou-se eficiente para possibilitar aumento na produção leiteira.

DESCARTE BOVINO DE CORTE Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul, identificou que a melhora dos índices reprodutivos e produtivos aumentaram a produtividade (BERETTA, et al, 2002). Para a seleção de animais, fundamental observar o aumento de peso e eficiência reprodutiva, descartando vacas vazias, liberando, assim, pastagem para animais com maior expectativa reprodutiva. Para bovinocultura de corte, o vazio da matriz é a principal razão para o descarte (NICACIO, 2019). Os machos, que apresentem dificuldades para fecundação, devem ser descartados. Para minimizar isso é altamente recomendável a realização de exame andrológico (FILHO e DE QUEIROZ, 2011; NICACIO, 2019). Diante do descarte, recomendado a substituição por matrizes com genética superior. Dessa forma, para estabelecer os critérios de descarte deve-se conhecer os índices zootécnicos como o quantitativo animal em reprodução, o Intervalo Entre Partos, a taxa de prenhez, a taxa de natalidade, a taxa de desmama, peso ao nascer, peso na desmama e outros.

Pode citar-se também condição corporal e nutricional para a correta identificação das deficiências (NICACIO, 2019). IGC/UFMG, 2020. p. Disponível: https://csr. ufmg. br/brasilpec/wp-content/uploads/2020/01/cenarios_pecuaria_corte. p. abr. Disponível: http://www. scielo. br/scielo. Objetivos de seleção para sistemas de produção de gado de corte em pasto: ponderadores econômicos. Arq. Bras. Med. Vet. CARNEIRO JUNIOR, J. M. et al. Efeito do descarte técnico de vacas na produção leiteira do Acre. In: Embrapa Acre-Resumo em anais de congresso (ALICE). M. ANDRADE, C. M. S. de; CAVALCANTE, F. cnptia. embrapa. br/consulta/busca?b=ad&id=1033233&biblioteca=vazio&busca=1033233&qFacets=1033233&sort=&paginacao=t&paginaAtual=1. Acesso em 01 nov. DA SILVA, Tarish Brandalize Lopes et al. In: Embrapa Acre-Resumo em anais de congresso (ALICE).

In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFAC, 26. Rio Branco. Anais. Rio Branco: Ufac, 2018. br/gado-de-leite. Acesso em 03 nov. FILHO, Geraldo Augusto de Melo e DE QUEIROZ, Haroldo Pires. Editores Técnicos. Gado de corte: o produtor pergunta, a Embrapa responde (Coleção 500 perguntas, 500 respostas) 2 ed. br/documents/10180/21470602/EvolucaoeQualidadePecuaria. pdf/64e8985a-5c7c-b83e-ba2d-168ffaa762ad. Acesso em: em 03 nov. INSTITUTO BRASILEIRO de GEOGRAFIA e ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Agropecuário. Acesso em: 03 nov. NICÁCIO, Alessandra. Qual o melhor critério para descarte de matrizes? EMBRAPA. Gado de Corte. Disponível: https://www.

69 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download