AS VANTAGENS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO COM BASE NO LIVRO EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: TEORIA E PRÁTICA

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Este crescimento está ligado às orientações do Ministério da Saúde, que ajudou a recolocar a população no centro da política de saúde do Brasil, e com isto foi definida um modelo que chamamos de Estratégia de Saúde da Família. Na década de 1980, a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a propagar conceitos referentes à saúde, fazendo com que se tornasse claro a importância de determinantes econômicos, sociais, ambientais e culturais. Com isso a saúde passou a ser vista como um direito humano fundamental, como conceito positivo que considera recursos pessoais e sociais, bem como as capacidades físicas. Originou-se, assim, um movimento social que é representado por profissionais de saúde, docentes de Universidades, que se ligam em volta da Reforma Sanitária Brasileira.

Em 1988, nasceu a Constituição Brasileira, e com ela veio também o capítulo da Saúde que criou o Sistema Único de Saúde (SUS), um sistema que reconhece a saúde como um direito de todos e um dever do Estado, consequência das condições de vida e trabalho. As intervenções em saúde pública sempre foram organizadas em determinados settings, como por exemplo: escolas, centros de saúde e locais de trabalho, que são considerados como grandes estruturas sociais que promovem canais de influência para que os profissionais e os programas de saúde alcancem determinados grupos populacionais, tendo como objetivo promover mudanças comportamentais individuais. Desta forma, os settings foram e ainda são pensados e utilizados como locais para se desenvolver programas educativos, com o objetivo de encorajar os indivíduos a fazerem mudanças comportamentais relacionadas à saúde.

Sendo assim, a melhoria da saúde necessita de investimentos, comprometimento, parcerias e a integração da saúde com as culturas, estruturas, processos e rotinas dos settings. Quando falamos de Promoção de Saúde, logo relacionamos com a busca de contribuições para alcançar os melhores índices possíveis de desenvolvimento, saúde e qualidade de vida. Para obtermos este resultado, precisa-se passar por diversos desafios, que consistem em uma abordagem adequada aos determinantes sociais da saúde. Isso nos mostra que o educador deve ter sensibilidade e ao mesmo tempo ter domínio sob as técnicas que possam facilitar as dinâmicas educativas É importante que os membros do grupo se conheçam em um ambiente descontraído, sendo isto necessário para minimização de percepções preconceituosas que poderiam vir a atrapalhar o comportamento dos indivíduos do grupo.

Apresentação simples, apresentação cruzada, complemento de frases, são exemplos de estratégias metodológicas que são usados para esses objetivos. A abordagem de informações e alguns conteúdos não é dependente apenas das aulas expositivas. É necessário que haja debates, discussões em torno de algumas situações cotidianas escolhidas a partir dos participantes, dinâmicas de grupo, leituras e recursos audiovisuais são grandes aliados para que essas informações ultrapassem a teoria e estimulem emoções e afetos, que são de muita importância para o aprofundamento de uma reflexão. A educação em saúde relacionada com a promoção em saúde deve antecipar momentos de avaliação e análise em torno do método aplicado. Por exemplo, se for realizado uma pesquisa com jovens cariocas de dois bairros populares, percebemos que em uma mesma comunidade há uma grande diferença entre os grupos, que segundo médias estatísticas seriam homogêneos, devido à morarem na mesma rua, estudarem na mesma escola, pertencerem a famílias com perfil socioeconômicos muito parecidos.

Porém, identificamos dois grupos totalmente diferentes, no sentido de que a identidade de um se apoiava fortemente na oposição do outro. Devido á isso é interessante criar metodologias de avaliação de políticas de comunicação para a promoção da saúde e prevenção da AIDS. Estes grupos se relacionaram de maneiras diferentes com profissionais e pesquisadores, então seria necessário desenvolver estratégias totalmente diferenciadas, expressando diferenças que fossem claras quanto a preferências e expectativas de vida. Contudo, dificilmente seriam atraídos por uma mesma estratégia de comunicação.

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