AS NOVAS TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Letras

Documento 1

Em face a isso, percebe-se uma grande necessidade de utilizar-se de outras ferramentas de ensino que possam enriquecer ainda mais as aulas, torando-as menos repetitivas, visando mudar essa realidade. Para isso, sugere-se utilizar-se em sala de aula as novas tecnologias para utilização de recursos audiovisuais, onde o educador estará utilizando ferramentas mais próximas da realidade e interesse do aluno visando cativá-lo para o conteúdo a ser estudado. O educador possui um importante papel diante dessa nova realidade para que tudo ocorra de forma em que o aprendizado se torne ainda mais atrativo e significativo com a utilização dessas novas ferramentas, procurando garantir também que a utilização delas não se desvie do foco principal, que é a aprendizagem. A proposta é traçar um plano de aula a partir a escolha de uma nova tecnologia utilizando-se o recurso audiovisual para o ensino de pronúncia e vocabulário.

Palavras-chave: Audiovisual. O educador deve buscar dentro de si uma motivação para tentar reverter esse quadro. Ele deve buscar, sem que se prejudique, a utilização de recursos que possíveis, criando novas alternativas. A motivação do educador em um cenário como esse poderá fazer uma grande diferença. O mundo mudou muito da década de 90 até 2017. As tecnologias evoluíram permitindo o surgimento da internet de alta velocidade (banda larga), proporcionando que informações rompessem ainda mais a barreira continental, tornando-as ainda mais acessíveis. Cresce, a cada ano, o desinteresse pelas aulas e também, a evasão escolar. Conforme a reportagem abaixo do Correio Brasiliense reitera: Estudo revela motivos para o desinteresse de estudantes pelo ensino médio. O modelo atual não corresponde às aspirações dos jovens de baixa renda, que reclamam também da falta de tecnologia e de infraestrutura nas escolas.

A escola não consegue mais atrair o jovem brasileiro, e o que prova isso são as estatísticas do Ministério da Educação (MEC). Segundo a pasta, a quantidade de matrículas no ensino médio caiu de 8,7 milhões para 8,3 milhões na última década (2002-2012). Mas atualmente esse cenário mudou muito, e grande parte disso se deve ao grande avanço da nanotecnologia, que permitiu uma significativa melhoria em muitos equipamentos tecnológicos. “Nanotecnologia é a habilidade de manipular átomos e moléculas individualmente para produzir materiais nanoestruturados e micro-objetos com aplicações no mundo real” (Miller, 2005, p. Conforme Bastos (2006): “No que diz respeito às técnicas de manufaturas, a nanotecnologia permite uma melhora, sem precedentes, na qualidade de fabricação. Sendo os átomos colocados de modo preciso, desaparecem quase que completamente os problemas ligados às impurezas e aos defeitos nos materiais.

Assim, é possível fabricar materiais mais compactos, utilizando-se muito menos matéria” (BASTOS, 2006, p. d): As novas tecnologias, mídias e tecnologias de informação e comunicação (TICs) são tratadas pela maioria dos profissionais docentes como “monstros” do século, que vieram tomar os seus lugares ou suas mentes, e assim, preferem continuar as aulas de maneira mecânica e exaustiva, enquanto os alunos estão dentro da sala de aula munidos de aparelhos que os levam às informações imediatas através da rede de internet (SILVA, s. d, p. Podemos perceber que na maioria das escolas, principalmente aquelas onde os recursos são mais limitados, principalmente escolas públicas, não há utilização de recursos tecnológicos para auxiliar no ensino, fazendo com que as aulas sejam limitadas aos recursos didáticos ofertados: ou seja, em sua grande maioria: apenas o livro didático e quadro branco.

Eles são bons materiais didáticos, porém, a utilização exclusiva deles, muitas vezes permite com que a aula se torne, mecanizada (por se basear mais na repetição e memorização dos conteúdos). Já quando se utilizam recursos tecnológicos audiovisuais, pode ser acrescido, por exemplo, imagens, sons para “despertar” a atenção do aluno para o conteúdo a ser estudado, pois são recursos que estimulam tanto a parte visual como auditiva, que também auxiliam na aprendizagem, além de possuir cores, o que pode acabar estimulando o interesse do estudante a pelo conteúdo estudado. Leite (2012), que experimentou estar no papel de “professora estagiária”, conforme relata em seu trabalho, que para obter sucesso nas aulas, além de realizar um bom planejamento da aula, o educador deve exercer um importante papel antes mesmo de dar início a ele: é fundamental antes de tudo, observar o perfil das turmas, o que é muito importante e procurar trabalhar de modo que possa atender esse perfil escolhendo para ele a melhor estratégia e metodologia de ensino mais adequada.

Ela percebeu que a metodologia com recurso audiovisual seria uma boa maneira de estimular o perfil de aluno desmotivado. Perfil tão comum encontrado em muitas salas de aulas. Portanto, é muito importante um bom planejamento de aula por parte do educador, e que cabe à escola cobrar isso dele, pois se a aula for mal planejada, a utilização do recurso tecnológico audiovisual pode perder seu foco, perdendo assim, seu propósito. É comum saber de alguns relatos em que os alunos verdadeiramente interessados no aprendizado do conteúdo se sentiram prejudicados em sala de aula pelo fato do educador ter usado de forma inadequada tal recurso. Como visto anteriormente, antes mesmo da introdução das aulas utilizando smartphones visando utilizar recursos audiovisuais é muito importante planejar a aula junto com a escola.

Para isso, é sugerida a elaboração de um plano de aula. Antes mesmo de iniciar as aulas seguindo o plano de aula, é importante dar uma aula introduzindo o aluno sobre a nova ferramenta de ensino a ser adotada em sala de aula, para que ele tenha uma boa receptividade, e compreenda bem as regras de utilização a serem seguidas, sendo que o uso será feito com propósito da aprendizagem. Caso algum aluno não possua smartphone ou ele não seja compatível com a configuração mínima do aparelho exigida pelo aplicativo para funcionar bem em seu aparelho, o estudante poderá se sentar junto a um colega. Para a utilização do smartphone com a finalidade proposta, será necessária a realização do download de um aplicativo para o celular do aluno, que poderá ser realizado utilizando-se o aplicativo “Play Store” da google.

Além disso, o aplicativo disponibiliza ilustração para cada palavra em inglês, o que é muito positivo, já que o estudante aprende seu significado de forma natural. O programa também separa as palavras por categorias, o que permite ao educador trabalhar com os alunos por tema. Percebe-se apenas uma diferença: o aplicativo não possui de fato 5000 palavras, como o nome indica, mas sim em torno de 2000, que vão de palavras aprendidas desde o inglês mais básico, como por exemplo, os nomes das cores, até mesmo vocabulários mais avançados, como por exemplo, palavras dentro do tema da geometria. Além disso, dentro dele, possui alguns jogos didáticos para testar os conhecimentos aprendidos pelos alunos. Segue abaixo algumas imagens do aplicativo “English 5000 words with pictures” Figura 1: Tela de instalação do programa Fonte: aplicativo “Play store.

Após escolhida a resposta, independentemente de estar correta ou não, o programa reproduz o som dela. E caso o estudante escolha a resposta correta, ela fica na cor verde. Caso ele erre, fica na cor vermelha, mas a figura se altera temporariamente para a representação da figura em que ele selecionou permitindo que o estudante aprenda também quando errar. Por exemplo, para a figura abaixo, caso o estudante escolha pressionar o botão “heart” que significa coração, a imagem abaixo se tornaria um coração enquanto ele clica na palavra “heart”. Enquanto o aluno não acerta, o aplicativo não permite prosseguir. O professor poderá acrescentar outras orientações que achar necessárias, escrevendo-as no quadro ou utilizando outro recurso que julgar necessário. Texto: A sugestão é que o educador escolha um texto de conteúdo informativo que desperte o interesse dos alunos, podendo pedir sugestões a eles sobre os temas que gostariam que fossem trabalhados em sala de aula, dentro de assuntos que envolvam os vocabulários do aplicativo “English 5000 words with pictures”.

Depois sugere-se que o professor deverá pesquisar um texto informativo que contenha um dos temas da preferência deles, contendo várias palavras estudadas anteriormente através do aplicativo. Se o professor preferir, e caso tenha domínio, ele mesmo também poderá elaborar um texto informativo na língua inglesa, e dessa forma, poderá selecionar a maior quantidade possível de vocabulário estudados pelos alunos através do aplicativo. Dicionário da língua inglesa contendo tradução para a língua portuguesa: deverá estar disponível em sala de aula para consultas pelos alunos. Desse modo, o exercício não ocupará todo o tempo da aula, apenas o tempo necessário, permitindo que o educador continue a lecionar os conteúdos curriculares. ª etapa Após o prazo de aprendizado da primeira etapa ser concluído, o educador programará novamente com os alunos uma segunda aula, sempre orientando uma aula antes sobre as regras e os materiais necessários para a realização das aulas.

Desta vez, o educador deverá explanar a utilização dos jogos contidos dentro de cada tema. Novamente, ele deverá verificar se que os alunos compreenderam bem e sugerir que os alunos estudem bem a pronúncia e a escrita, dando um prazo suficiente para que eles possam treinar em casa. ª etapa O educador deverá separar a turma em 4 grupos e explicar as regras de um jogo que deverá ser aplicado para testar seus conhecimentos aprendidos. Além disso, percebe-se que não é necessário investimento financeiro por parte da escola ao aderir o uso de uma nova tecnologia audiovisual, conforme pode-se perceber através da escolha do smartphone, sendo a maioria dos brasileiros possui, e que até o final de 2017 todos terão. Em caso de exceções, o professor poderá permitir o trabalho em dupla.

Portanto, uma aula utilizando-se as novas tecnologias audiovisuais, se bem planejada pelo educador, direcionada ao aprendizado significativo, pode vir a não só obter seu objetivo principal de aprendizagem, mas também despertar no aluno o interesse pela disciplina de língua inglesa. REFERÊNCIAS BASTOS, R. M. br/index. php/nucleus/article/view/698>. Acesso em: 10 de nov. DICIONÁRIO DO AURÉLIO. Tecnologia. br/2015/09/uma-revolucao-na-criacao-de-novos. html >. Acesso em: 10 de nov. LEITE, M. R. Maria da Penha Casado Alves (UFRN), Natal, RN. SOUSA, D. L. S. O uso de recursos tecnológicos em sala de aula: relato envolvendo experiências no PIBID do curso de Pedagogia da UFPI. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real, Portugal.

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