As manifestações culturais e artísticas na Educação Infantil

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:História

Documento 1

A primeira proposta apresenta uma relação entre literatura e arte; a segunda mostra a inter-relação entre alfabetização e artes e a terceira trata da ludicidade e alfabetização. interdisciplinaridade e sua importância para o desenvolvimento das crianças O modelo tradicional de educação propõe que o professor deve ser autoridade e ministrar aulas a respeito de sua área de conhecimento e formação, aplicando conteúdos em sala de aula de acordo com o plano pedagógico instituído. No entanto, com o processo da evolução educacional, entende-se, hoje, que o professor é mediador do conhecimento, que deve proporcionar um ambiente desafiador e instigar o aluno a buscar o conhecimento, atuando como coparticipante do processo educacional. Não obstante, a fragmentação do conhecimento também faz parte desse modelo de ensino tradicional, pois impõe que o professor aplique em sala somente os conhecimentos técnicos e teóricos acerca daquela disciplina do saber em que está trabalhando.

No entanto, o processo evolutivo trouxe novas tendências para a educação e a interdisciplinaridade surge como possibilidade de interligar as relações e desfragmentar o conhecimento. Logo, a interdisciplinaridade deve ser vista como modelo principal para a educação brasileira, no sentido de garantir uma formação ampla dos indivíduos, estimulando o convívio social e a interação dos professores, alunos e meio, para que garantam o atingimento dos objetivos da educação, que é formar seres capazes de lidar com a complexidade da vida. projetos para a semana cultural Tabela 1 – Proposta 1 a ser desenvolvida na semana cultural Proposta de trabalho de ensino 1 Identificação da escola: Escola Criança Feliz Período de realização: 3 dias Turma: Educação Infantil Título/tema da atividade: Romeu e Julieta Objetivo geral da atividade: Desenvolver habilidades de atuação artística e apresentar uma obra literária clássica.

Objetivos específicos da atividade: Incentivar a imaginação; apresentar a literatura de Shakespeare; estimular a atividade em grupo. Percurso metodológico: O professor fará a leitura da obra enquanto mostra figuras para as crianças; após isso fará uma atividade mostrando os principais personagens da obra e fazendo-os imaginar as cenas; depois dividirá os personagens e as cenas (será um resumo da peça) e ensaiará as crianças, deixando-os fazer adaptações e recontar a história de acordo com a imaginação. No terceiro dia a peça será apresentada ao público da semana cultural. de acordo com os comandos da musiquinha e com a ajuda do professor. Recursos: Cartolina colorida; tinta, pincel, cola, tapete colorido, aparelho de som. Avaliação: Os alunos serão avaliados pela participação na atividade e a capacidade de identificação das letras e colaboração em grupo.

Anexos e apêndices: Referência: https://www. youtube. A realização das atividades interdisciplinares proporciona aos alunos um contato com universos distintos, fazendo com que as interações sociais sejam mais aproveitadas e promovendo uma educação com maior qualidade e amplitude, no sentido de garantir uma formação ampla dos indivíduos, estimulando o convívio social e a interação dos professores, alunos e meio, para que garantam o atingimento dos objetivos da educação, que é formar seres capazes de lidar com a complexidade da vida. Todos os objetivos do trabalho foram atingidos, por meio de uma pesquisa árdua e duradoura que possibilitou o esclarecimento e a fixação dos conhecimentos, a partir do momento em que tivemos o contato direto com os processos para a criação de propostas de atividades para serem realizadas na prática.

REFERÊNCIAS BRANDIM, Márcia Teles. O brincar movimentando a prática interdisciplinar: criar, sentir, pensar. Sãoo Paulo: Editora Realize, 2018. Disponível em: <https://www. portaleducacao. com. br/conteudo/artigos/idiomas/importancia-da-interdisciplinaridade-no-processo-de-aprendizagem/49573>. Acesso em: 19 abr.

81 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download