As diferentes formas de atuação do pedagogo dentro da empresa: uma análise dentro do contexto empresarial

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Orientadora: Prof. ª Ms. Samara Andrade da Costa RIO DE JANEIRO 2019 DEDICATÓRIA Dedico este trabalho aos meus pais que nunca mediram esforços para que eu pudesse ter acesso à educação que eles não tiveram. Ao meu esposo João Pedro, pelo companheirismo, amor, apoio, compreensão e suporte para que eu chegasse até aqui. AGRADECIMENTOS Em primeiro lugar agradeço a Deus pela oportunidade de poder chegar até aqui. Entre os autores pesquisados, que fornecerão aporte para o progresso desta pesquisa estão: Oliveira (2012), Holanda (2011), Lopes (2017), entre outros. Palavras chave: Atuação. Educação. Pedagogia Empresarial. Recursos Humanos. Nas empresas, as mudanças não foram diferentes, elas buscam profissionais capacitados que os ajudem a obterem a colaboração de seus trabalhadores. Para isso é necessário manter a organização dentro da empresa, necessitando do trabalho do pedagogo junto dessa equipe (Claro; Torres, 2012).

Essa pedagogia, desenvolvida nas empresas, faz com que o pedagogo assuma um trabalho com sua equipe e consiga, mesmo com as individualidades ali presentes, fazer que os funcionários trabalhem juntos, unidos, buscando sempre os mesmo ideais, mudando sempre a didática e o modo de trabalhar para que haja sempre evolução nesse cenário, que traz cada dia mais obstáculos e também oportunidades (Oliveira, 2012). A pedagogia dedica-se a estudar as formar de ensinar e aprender que provoca mudanças no modo de agir do ser humano. A área de Educação busca sempre ampliar os conhecimentos teóricos e práticos que ajudem aos profissionais a chegarem ao seu objetivo (Claro; Torres, 2012). Dentro das organizações, se as técnicas do pedagogo forem combinadas com a experiência e sabedoria dos profissionais que ali trabalham, podemos beneficiar a área da gestão de pessoas, e crescer em conjunto.

Ele é capaz de transformar os ambientes, de provocar inúmeras mudanças culturais, como mudanças comportamentais, modo de pensar e desenvolver projetos que auxiliam no processo e dinâmica de trabalho da empresa. O pedagogo garante uma aprendizagem significativa e responsável, permanente aos funcionários que possibilita o crescimento pessoal e profissional de todos (Oliveira, 2012). As organizações são um lugar onde as pessoas trabalham com um objetivo comum e, assim, todos os envolvidos aprendem, desta forma, cabe à Pedagogia, buscar novos meios e estratégias metodológicas para que todos aprendam e se apropriem integralmente desse conhecimento, tendo como resultado o desenvolvimento pessoal e profissional da empresa juntamente de seus funcionários (Oliveira, 2012). PEDAGOGIA – HISTÓRICO E CONCEITOS FUNDAMENTAIS A pedagogia surgiu dentre os séculos XVIII e XIX, por um grupo de pessoas pesquisadoras que tinha o intuito de criar uma escola que pudesse formar técnicos e cidadãos.

A Pedagogia filosófica tinha como objetivo a formação integral do homem, visando melhores condições de vida e relações para com a sociedade (Almeida; Verloffa, 2017). A pedagogia técnico-científica: tinha como objetivo tirar a religião da escola, impor valores burgueses, organizar o modo de instruir para que fosse eficiente (Almeida; Verloffa, 2017). Já a pedagogia crítico-emancipatória, tinha como objetivo valorizar as questões de disciplinas e o trabalho coletivo. A formação humana deve ser valorizada no que diz respeito às condições de superação da opressão. Ainda sobre as transformações da educação, podemos notar que atualmente ela compreende um campo muito mais amplo, pois abrange os âmbitos familiares, religiosos, escolares, comunicativos, organizacionais e políticos. Abaixo podemos ver a tabela que nos mostra algumas opções de trabalhos para o pedagogo, as atividades e seus objetivo de trabalho.

Tabela 1 – Atuações do pedagogo, ações e objetivos. Fonte: Mariano (2015) A Tabela 1 indica as diversas atuações do pedagogo. Como se pode observar, não é somente a instituição escolar que serve como opção para os egressos desta área, existem outras funções que, talvez, nem tivessem passado pela cabeça de muitas pessoas. Em todas elas, há um ponto convergente: o aprendizado. Os trabalhadores questionavam o modo que se estruturava o trabalho nas empresas. A evolução histórica da administração de Recursos Humanos pode ser dividida em três fases: - Era da Industrialização Clássica (1900-1950): tinha como objetivo dar fundamentação cientifica às atividades administrativas. Através das experiências feitas por Taylor, percebeu-se que os trabalhadores podiam efetuar mais trabalhos do que eles realizavam se simplificassem as formas de realizar aquele trabalho.

Nessa fase tinha-se uma grande preocupação com o custo de todo o trabalho e o empregado era visto como uma máquina. Era da industrialização Neoclássica (1950-1990): ocorreu um grande aumento da classe operaria, e os sindicatos se organizaram dando início ao conflito entre os proletários e as organizações. Na Figura 2, pode-se observar a diferença entre os recursos humanos e a gestão de pessoas, pois o novo conceito de gestão de pessoas tem um olhar diferenciado para com o trabalhador, visando formar os profissionais conforme a necessidade da empresa, com objetivo de crescimento e desenvolvimento da organização, juntamente com o funcionário, colocando-o na posição de colaborador do sucesso da empresa (Lopes, 2017). Dentro dessa nova perspectiva, as organizações sabem que os colaboradores ou funcionários são de extrema necessidade para conseguirem produzir e chegar ao seu objetivo, deste modo é essencial investir neles para o desenvolvimento da empresa.

Mariano, 2015). Figura 2 – Comparativo Recursos Humanos x Gestão de Pessoas Fonte: Lopes (2017) Os recursos humanos ganharam uma nova abordagem: a Gestão de pessoas. Os funcionários da empresa deixarem de ser meros trabalhadores e passaram a ser tratados como pessoas que são, mudando a forma de gestão da empresa. Depois que a resolução CNE/CP nº. entrou em vigor, ficou reconhecida a existência das práticas pedagógicas em outros ambientes além dos escolares, como as empresas. A lei nº 4746/98 discursa sobre o direito de desenvolver programas de treinamento empresarial em recursos humanos, assessorar pedagogicamente em serviços de comunicação de massa (jornais, revistas, etc. e difusão cultural (museus, feiras). Atuar no terceiro setor (ONG’S), na coordenação de programas em saúde, trânsito, meio-ambiente, etc.

Ela surgiu há pouco tempo com a necessidade de preparar as pessoas para que elas tivessem um melhor desempenho na formação profissional, para que isso fosse possível as empresas tiveram ajuda do governo, que sancionou a lei nº 6. Almeida; Verloffa, 2017). Mesmo com todas as mudanças em torno do pedagogo, algumas empresas ainda não tem a certeza da sua necessidade, enquanto outras entendem que ele é essencial apenas dentro das escolas, já que nas empresas, o objetivo é gerar lucros. O papel do pedagogo dentro das empresas é trabalhar com todos os envolvidos fazendo com que aquele espaço seja um lugar favorável à aprendizagem. Para que esse trabalho seja organizado e estruturado, o pedagogo trabalha com cinco disciplinas que são classificadas em: pensamento sistemático, domínio pessoal, modelos mentais, a construção de uma visão compartilhada e aprendizagem em equipe (Almeida; Verloffa, 2017).

Treinar pessoas significa dar subsídios para que ela aprimore seus conhecimentos, habilidades e atitudes (iniciais CHA) para a realização de determinada atividade. Já o processo de desenvolvimento da pessoa, é um processo com visão para o futuro, onde se pensa em ajudar e preparar os trabalhadores para que eles prosperem e cresçam profissionalmente (Mariano, 2015). O planejamento é uma peça fundamental do trabalho do pedagogo para o sucesso de treinamentos e desenvolvimento na empresa, pois nele estará previsto o que será elaborado na empresa, em quanto tempo se dará esse aprendizado, os objetivos que serão alcançados, como serão essas atividades e como ocorrerá o desenvolvimento de acordo com o perfil do profissional da empresa. Reconhecendo a carência de capacitação profissional de seus colabores as empresas mais bem-sucedidas resolveram levar o pedagogo para dentro da empresa (Lopes, 2017).

Dessa maneira, as empresas vêm capacitando seus profissionais, possibilitando a eles, uma atualização continua para aprenderem e se desenvolverem profissionalmente. Atualmente podemos ver pedagogos trabalhando em diversos campos fora dos muros escolares, como ONGs, empresas, hospitais, deste modo podemos concluir que a atuação do pedagogo tem se ampliado significativamente. A ação do pedagogo dentro das empresas é necessária e importante pois ele planeja e age como mediador para que os funcionários sejam capazes de desenvolver todas as atividades necessária com eficiência para o desenvolvimento e crescimento da empresa. O pedagogo tem uma formação que permite sua atuação em diversos ambientes que necessitem de um trabalho pedagogo para mediar e organizar a forma de aprendizagem. Concluímos que desde que a organização saiba a importância e valorize esse trabalho o pedagogo é um grande aliado para o crescimento da organização.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, M. ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico: laboração de trabalhos na graduação. ed. São Paulo: Atlas, 2001. p. mai-ago 2012. GERHARDT, T. E. SILVEIRA, D. A. Pedagogia empresarial: a atuação do pedagogo na área de recursos humanos. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP. OLIVEIRA, L.

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