Artigo sobre gestão da diversidade nas organizações

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

A Inteligência Artificial pode ser um auxílio e instrumento importante na constituição das equipes e, pela análise de seus dados, a exposição de pontos frágeis a receberem intervenção dos gestores. Pois nem sempre a diversidade provoca crescimento da equipe. Pode promover conflitos desgastantes, exclusivos e que interferem na promoção de bons resultados das empresas. Diante disso, cabe aos empresários, na contratação de administradores ou por eles próprios organizados e conduzidos a gestão da empresa, um novo redirecionamento de ações e planos, que absorvam a nova sociedade e seus agentes nos comportamentos tão diferentes. A sensibilidade, a inteligência emocional do líder em absorver todas essas relações faz com que ele possua uma tarefa difícil num primeiro momento, mas corriqueiro ao longo dos anos, que possibilitará uma flexibilidade de atitudes e de aprendizagem que deverão ser constituídas a espaços constantes.

INTRODUÇÃO O presente estudo traz uma discussão muito importante para área de Gestão de Pessoas no setor das organizações empresariais. Isso porque com as novas características do mundo globalizado, tecnológico muitas diretrizes e abordagens dentro desse processo têm redirecionado muitos setores e pensamentos nas organizações, que não podem desconsiderar o impacto desses movimentos em suas equipes de trabalho. A composição de uma equipe deve ser levada em conta a sua diversidade. Muitas empresas que desconsideram esse fator oportunizam a abertura de espaços conflitantes entre seus colaboradores internos, externos e chefias. Aos cargos de chefias, a diversidade leva-os a entenderem que precisam estar preparados emocionalmente para os desafios tão multifacetados na relação de pessoal. Para isso, a pesquisa será remetida a interpretar de forma verdadeira a literatura existente sobre o assunto da Gestão da Diversidade e dela fazer inúmeras inferências necessárias que solidificam a base de estudos.

Espera-se que esse trabalho não seja relevante apenas para a formação acadêmica, mas que fomente a discussão que gestores e responsáveis pelo recrutamento de pessoas considerem as diferenças contempladas em cada indivíduo e estas sirvam para criar bases benéficas às empresas, sobretudo transpassar aos consumidores externos a imagem de preocupação com heterogeneidade. DESENVOLVIMENTO 2. GESTÃO DE DIVERSIDADE Segundo Maia (2017) a sociedade nunca foi envolvida por transformações rápidas quando movidas pela globalização, por exemplo. Isso faz com que nosso modo de pensar, de se relacionar, trabalhar tenha quebra de paradigmas tradicionais. Com toda a sua manifestação cultural e social tão diversificada, os colaboradores não se encaixam em modelos tradicionais e centralizadores de gestão (KLINKLE, 2019). Conforme Ogliari (2009): Diferenças que se expressam nos vários segmentos da sociedade, representados, dentre outros grupos, pelos miseráveis, ricos, portadores de deficiência, normais, formados, analfabetos, homossexuais, heterossexuais, católicos, evangélicos, casados, solteiros, jovens, idosos, brancos, negros, médicos, engenheiros, agricultores, empresários, empregados, desempregados, nordestinos, cariocas, gaúchos, índios, descendentes de africanos, italianos, alemães, japoneses, judeus, enfim, diferenças que, juntas, perfazem e contextualizam a diversidade do povo brasileiro (OGLIARI, 2009, p.

Costa (2014) sustenta a tese que diversidade não está na aparência física da pessoa como se ao fato de ser branca, afro descendente, índio ou outros, mas incorpora a diversidade pelo modo de ação e construção nas relações de convivência, do ato de pensar, de se organizar e de respostas. Quando as empresas canalizam em seu sistema de gestão todas como mecanismo de construção da política e missão, construirá um grupo muito heterogêneo, contudo muito unido pela política da organização. Chanlat et al (2013) diz que um dos desafios da Gestão da Diversidade quando deparadas a inúmeras potencialidades de seus colaboradores é canalizar essas diferenças de forma coesa e que sobre ela a base e imagem da organização se consolide, sobretudo a figura do gestor que assuma uma postura de entendimento e seja sensível as diferenças, conseguirá melhor conduzir as tensões no ambiente de trabalho.

Uma delas é a venda de produtos e serviços pela internet, que mostra o quão é necessário que os colaboradores estejam concatenados nesse novo movimento tecnológico para melhor atender seus clientes externos. Para Lalau (2017): Há poucas décadas iniciamos a revolução “paperless”, com as planilhas sendo substituídas por sofisticados sistemas de ERP que concentravam todas as informações gerenciais de um negócio em uma única plataforma. Com a nuvem, nós vemos a substituição das dispendiosas estruturas de data centers, por soluções concentradas no ambiente digital. O fato é que em um futuro próximo, boa parte do gerenciamento de um negócio – incluindo do capital humano – será feito através do ambiente digital. LALAU, 2017, on line) Florentine (2018) diz que a tecnologia já está interferindo e colaborando na contração de pessoal.

Segundo porque com a globalização e o avanço da tecnologia, que vem torna-se ao longo dos anos indispensável às empresas e às pessoas, vem ditando novas regras de mercado, de atitudes e isso interferem na gestão. Desse modo, a Gestão de Diversidade constrói um novo planejamento estratégico às organizações empresariais, que não devem levar em conta apenas a produção de mercadorias e serviços, mas sim entender que as pessoas podem contribuir de forma mais eficiente quando não são excluídas por uma conjuntura maior e até de seus colegas de trabalho. Canalizar um instrumento que não abra ações conflituosas nos espaços de trabalho tornou-se um desafio, mas necessário. Esse instrumento deve considerar uma série de ações que abarquem os conceitos e impactos da globalização, interferência delas sobre a sociedade e pessoas e o mais importante: que todos, apesar de suas diferenças, sejam únicos na promoção de uma boa imagem do local onde trabalham e ofereçam um serviço de excelência aos clientes externos.

Portanto, dirimir ações em respeito às diversidades é um processo que deve estar contemplando nos novos modelos, processos e pensamento dos gestores. E. DUPUIS, J-P; ÖZBILGIN M. Desafios da Gestão da Diversidade nas Organizações. Disponível em https://pesquisa-eaesp. fgv. com. br/diversidade-nas-organizacoes-importancia/. Acesso em 17 de junho de 2020. FLORENTINE. S. br/desenvolvimento-humano/noticia/artigo-a-gestao-da-diversidade. Acesso em 16 de junho de 2020. LALAU, B. O Impacto da Tecnologia na Gestão de Pessoas. Disponível em https://www. com. br/artigos/as-organizacoes-contemporaneas-e-a-gestao-da-diversidade. Acesso em 16 de junho de 2020. MAYRING, Ph. Einführung in die qualitative Sozialforschung (2002) [Introdução à pesquisa social qualitativa]. Estudo de caso: planejamento e métodos. ed. Porto Alegre: Bookmam.

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