ARTIGO DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DO LÍDER NA SATISFAÇÃO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Diante disso, verifica-se que existem vários tipos de liderança e que eles afetam o comportamento do colaborador, consequentemente os níveis de satisfação ou insatisfação dos colaboradores afetam a organização negativamente ou positivamente a depender de vários fatores e foi demonstrado que o modelo autocrático diminui a satisfação e o democrático aumenta.   Palavras-chave: Liderança. A liderança como um mecanismo em prol da satisfação. Satisfação no ambiente de trabalho. INTRODUÇÃO Todo trabalho em equipe e suas demais interações sociais vão refletir na produtividade de uma empresa. Isso demonstra o quanto importante foi o avanço das pesquisas e demonstrou a influência que a psicologia organizacional e do trabalho passou a ter dentro das corporações e na área da administração.

Ainda de acordo com Bendassolli, Magalhães e Malvezzi (2014) o conceito de liderança pode ser definido de diferentes formas a depender do autor. Alguns consideram a liderança como a influência sob outra pessoa, outros a definem como uma ação estimulada por alguém em prol de um objetivo. Teóricos mais recentes definem a liderança como um fenômeno complexo que considera vários outros fatores envolvidos e que deve facilitar esforços para que algo seja realizado. Os principais tipos de lideranças que são conhecidas e destacadas são a autocrática, a democrática, a liberal, ambas são citadas por Sousa (2009). No modelo paternalista o gestor faz de tudo para acompanhar de forma continua o colaborador e faz de tudo para que tudo esteja dentro das conformidades na percepção dele.

Sobre a liderança autoritária, Schein (2010) salienta que é fundamental que exista uma flexibilidade por parte de um novato por exemplo para que entenda e compreenda como é a forma de se comunicar naquele ambiente, visto que dessa forma ele terá uma maior facilidade de se adaptar. Ainda para o teórico, o líder que assume um modelo de liderança autocrática, busca de maneira continua controlar tudo e está mandando e raramente presta auxilio para os colaboradores, ele age como um chefe e não como um líder. A liderança autoritária ou autocrática normalmente o poder está centrado em uma pessoa, o que muitas vezes acontece em empresas de pequeno porte, mas também pode acontecer até mesmo em grandes corporações. Deve existir um cuidado com relação a esse modelo de liderança, visto que em grande parte os chefes irão agir seguindo o modelo de que “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

Consequentemente essa situação irá gerar algo que vai depender da personalidade de cada sujeito, podendo desenvolver altos níveis de estresse, raiva, irá e uma série de emoções e comportamentos que irão deixa o clima organizacional da empresa em um nível negativo e desestruturado. Por isso que é importante manter um bom nível de satisfação dos colaboradores. Sobre essa realidade, Paes et al (2021) revela como a conduta e a forma como que o líder trabalha a partir da interação vai trazer resultados que vai afetar toda a empresa ou uma equipe dela, o que demonstra que é fundamental que para liderar o sujeito tenha inteligência interpessoal e intrapessoal. Considerando toda essa questão que acaba envolvendo o estresse dentro desse âmbito, Zanelli (2009), pontua acerca da construção da qualidade de vida no trabalho, exemplifica com procedimentos e intervençõs que já aconteceram e apresenta os resultados como a redução do absenteísmo, diminuição de fofocas e essas intervenções apresentadas pelo teórico acaba aumentando a satisfação pela redução desses aspectos negativos o que traz uma consequência de melhoria na qualidade de vida.

Ribeiro, Passos e Pereira (2018) demonstram que há uma relação direta entre os fatores higiénicos/motivacionais e o desenvolvimento pessoal e profissional, descobre também que fatores higiénicos/motivacionais está relacionada com a satisfação do colaborador. Este estudo foi realizado a partir da aplicação de dois tipos de questionários semiestruturados, um destinado especificamente para pessoas que ocupam cargos de liderança dentro de uma empresa, e o outro questionário foi destinado aos colaboradores que possuem um supervisor também na mesma empresa. A empresa atua no ramo de call center e telemarketing. A empresa está há mais 20 anos no mercado e desenvolve tecnologias, pessoas e métodos para promover melhores relacionamentos entre as empresas e seus clientes, trabalhando com ênfase no telemarketing. A organização conta com aproximadamente 500 colaboradores e esta situada no centro do Rio de Janeiro.

A pesquisa foi realizada no setor operacional da empresa. ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO Percepção dos líderes e colaboradores sobre a liderança e satisfação Com relação aos líderes entrevistados, foram dois. Uma do sexo feminino e outro do sexo masculino, ambos possuem idades entre 41 e 54 anos. Ambos possuem o ensino superior completo, a entrevistada A é superiora de SAC e o entrevistado B é supervisor do Call Center. Os dois possuem mais de dez anos de experiência com a área de gestão. O entrevistado A, em sua rotina, distribui as atividades do dia para cada operador, já que os ativos chegam a todo o momento, é responsável pelo encaminhamento de disparo de SMS para operador responsável pela ação. Sobre essa mesma realidade o entrevistado B salientou que ele se vê como um líder muito mais carismático do que técnico, porque ser técnico sem a menor carisma só faz de um líder um robô que não sabe lidar com pessoas, gerir cabeças diferentes é muito mais difícil do que aprender um “Excel” por exemplo, por tanto, quando o líder se faz presente e empático, se torna um supervisor acessível e com isso mais carismático e com toda certeza os resultados são melhores e mais prazerosos.

Ao serem perguntados se eles consideram as opiniões dos colaboradores e se perguntam a opinião deles sobre a tomada de decisões e várias outras questões, o entrevistado A aponta que considera sim a opinião deles e que sempre questiona como acham melhor para desenvolverem as tarefas. O entrevistado B, afirma que considera, escuta e solicita sempre que os mesmos tenham ideias, e expos que ele enquanto líder não é o dono da verdade. Segundo ele, se as opiniões tiverem sentido, ele as acata sem menor problema. Isso demonstra que o líder entrevistado compreende como funciona o negócio, demonstra que ambos lideres possuem um perfil de liderança e estão ocupando um cargo que estão de acordo com o perfil profissional de ambos ao mesmo passo que ambos possuem uma grande experiência.

Todos os entrevistados afirmaram que os seus lideres dão sim feedbacks e destaca que a maneira que ambos são avaliados é clara. Isso é muito importante e o mesmo posicionamento dos colaboradores estão consoantes com os posicionamentos dos lideres com relação ao feedback e a avaliação dos colaboradores. É importante evidenciar isso porque uma péssima avaliação e feedback que não seja claro ou que seja extremamente negativo pode ser prejudicial, tem que saber manusear a forma correta de realizar esse procedimento. É muito importante destacar que os líderes foram trocados há alguns anos atrás, a grande parte dos entrevistados destacaram que a liderança anterior adotava uma postura rígida e desconsoante com a realidade dos colaboradores, o que posteriormente afetada no clima organizacional e na satisfação de toda a equipe.

Sobre a motivação e a diferença nas relações interpessoais da liderança anterior para a atual, foi evidenciado pelos colaboradores, as seguintes realidades: “Posso dizer que a gestão anterior deixava a desejar quanto a compreensão e entendimento do operador, tinha uma grande dificuldade para aceitar sugestões. Porém, a partir do relato de um dos líderes, bem como, pelo relato do colaborador 03, é perceptível que alguns ainda estão insatisfeitos com essa relação entre lideres e colaboradores. Isso acontece exatamente porque um dos líderes afirma que se fizer algum sentido na percepção dele ele poderia fazer alguma mudança com relação a demanda que o colaborador vier a trazer. Por outro lado, um colaborador também coloca essa questão que o líder não escuta, e escuta apenas aqueles colaboradores que são os seus favoritos.

Conforme demonstra o relato a seguir: “Nesta gestão não, mas na antiga achavam que podia tratar os colaboradores como amigos (os mais chegados), e os que não eram ‘puxa saco’ não tinham regalias” (Colaborador entrevistado 3, 2021) Esse tipo de atrito entre interesses complica um pouco as relações e demonstra que um líder deve ficar mais aberto, tentando tratar todos com sob o mesmo olhar de igualdade, mesmo com aqueles que ele não possui amizade. Exatamente para fazer com que essas diferenças não acabem afetando a satisfação dos colaboradores, a motivação e a qualidade de vida no trabalho, visto que o mesmo é o líder de todos e não apenas dos mais próximos. Mas para empresas com o clima organizacional parecido com o da empresa de call center utilizada no estudo, quanto mais o líder for aberto para lidar com diferentes personalidades, aceita opiniões de diversos lados e observam as opiniões considerando as subjetividades e necessidades dos sujeitos e da empresa, ao mesmo passo em que estimulam e auxiliam seus colaboradores, ele terá mais chances de ter sucesso em satisfaze-los.

Isto é, se não assumirem constantemente o estilo de liderança autoritário, maiores serão as chances de trazer satisfação para maior parte dos colaboradores. A problemática foi solucionada visto que foi possível perceber que o estilo de liderança afeta sim a satisfação dos colaboradores, como foi visto nos referenciais, da mesma forma em que foi também possível comprovar que o estilo de liderança vem afetar nessa satisfação através da análise dos resultados do estudo de caso que constatou que antes de realizar a mudança na liderança alguns entrevistados evidenciaram que em boa parte das vezes existia regalias para amigos do líder, cujo, o mesmo era autocrático em muitas vezes e com a mudança na liderança essa realidade foi transformada e consequentemente, pelos relatos, a satisfação dos colaboradores melhoraram.

Todos os objetivos foram atingidos, uma vez que ficou evidenciado que a importância do líder na satisfação dos colaboradores vai si dar na relação e também em várias outras questões que estão relacionadas ao ambiente de trabalho (qualidade de vida no trabalho, ergonomia, plano de cargos e salários, benefícios, relações humanas saudáveis, reconhecimento, etc. também os objetivos específicos foram todos atingidos uma vez que foi possível evidenciar alguns conceitos de liderança e alguns modelos, foi verificado que o nível de satisfação vai estar relacionado com a produtividade e a percepção dos colaboradores da empresa estudada foi descrita e analisada. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. GARCIA, Denise B. Os diferentes tipos de Liderança e sua influência no clima organizacional.

São Paulo: Atlas, 2000. MOSCOVICI, Fernando. Desenvolvimento Interpessoal. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995. PAES, Alana Leite et al. Seminário Estudantil de Produção Acadêmica, v. SCHEIN, Edgar H. Organizational culture and leadership. John Wiley & Sons, 2010. SCHNEIDER, Jóice Francine; JUNQUEIRA, Alvaro Gustavo Wagner. Clube de Autores, 2009. TURANO, Lucas Martins; CAVAZOTTE, Flávia. Conhecimento científico sobre liderança: uma análise bibliométrica do acervo do The Leadership Quarterly. Revista de Administração Contemporânea, v. n.

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