Arte Moda e Skate a Relação entre Cultura Urbana e Vestuário

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Administração

Documento 1

Palavras-Chave: Moda, Skate, Cultura Urbana. Introdução Entendendo o Skate como uma prática esportiva nascida no ano de 1918, com um modelo primário de tábua acoplada em rodas de patins, dando uma primeira ideia sobre seu formato, para que evoluísse até os dias atuais (Victor, 2018), percebemos que há nos dias atuais um movimento cultural, esporte olímpico, até mesmo representativo que pode trazer identidades específicas para um determinado grupo social, que acaba sendo representado em muitos aspectos de seu dia a dia, como o vestuário, por exemplo. Vemos que durante o passar dos anos o aumento da procura por ensino do esporte tem sido expressivo, quase quadruplicando em menos de 10 anos, inclusive entre o público feminino. Esse aumento pode ser visto também no modo como se apresentam diante da sociedade, ter marcas e produtos que sejam adaptados para o uso no esporte, funcionam de modo adequado para que haja equilíbrio entre o esporte e toda uma cultura globalizada onde podemos ter um gosto expressado no modo de vestir e não somente na atividade praticada (Confederação Brasileira de Skate, 2015).

Dentre os padrões da moda, temos autores como Castilho e Galvão (2002), que ressaltam a ligação entre a moda e o corpo, conforme a visão estética da época em que se encontra, fornecendo modelos de visão sobre sua sociedade, empoderamento e representação da atividade em si. Ainda além, pelas recentes mudanças sobre aceitação como esporte olímpico, entendendo que é uma modalidade desportiva aceita, que forma atletas e deve ter produtos específicos voltados para sua necessidade, trazendo sua apresentação visual como uma forma de identificação perante a sociedade, é uma relação que deve ser estudada e compreendida, não somente como um mercado novo e em crescimento mas como uma relação de esporte e vestuário moderna que faz parte da história atual e merece ser relatada para entendimento sobre o tema.

Objetivos 3. Objetivo Geral O presente trabalho tem a intenção de fazer uma revisão bibliográfica sobre o histórico da moda e sua presença no mundo do skate, destacando fatos históricos e mudanças que levaram ao patamar em que estamos hoje sobre seu posicionamento nos dias atuais. Objetivos Específicos O trabalho é dividido em etapas que podem ser descritas conforme as fases a seguir: • Realizar um histórico do advento do skate; • Realizar um estudo sobre o momento em que se inicia a participação da moda no mundo do skate; • Fazer uma relação que sirva de base bibliográfica para estudos sobre o tema, entendendo sua importância e representatividade atualmente. Metodologia Para realizar este trabalho foram feitas pesquisas sobre conteúdos que abrangiam o tema compondo um referencial embasado que pudesse trazer além de estudos o objeto de análise, também como resultados uma pesquisa que demonstrasse o histórico procurado, buscando melhorias em relação ao embasamento teórico que podemos fornecer através deste trabalho, além de incentivar estudos sobre o tema para compreender a dinâmica do processo da moda neste meio, e verificar onde podem ser realizados futuros investimentos neste mercado, onde pesquisas sobre hábitos urbanos, culturas e estatísticas mercadológicas e midiáticas sobre produtos mais procurados para que possa relacionar as demandas com o momento social, e trazer a moda a demanda que está sendo procurada na sociedade em um momento específico.

Um pouco após sua ascensão, ainda sob a mira de uma sociedade que condenava o esporte por estar sendo relacionado a show e eventos punk rock (OLIVEIRA, 2014), autores acabaram por ter uma ideia diferente da prática, como podemos ver em um pensamento destacado abaixo: Os delinquentes estão profundamente envolvidos numa incansável busca por excitação, desafiando as autoridades e criando riscos numa tentativa de produzir emoções (Matza,1968). Esta popularidade acabou sendo uma marca do skate durante alguns anos, chegando até a ser proibido em alguns locais, como as limitações impostas por Jânio Quadros em seu mandato, incentivado anos mais tarde por outros políticos como Luíza Erundina e Marta Suplicy (BRANDÃO, 2014). Sua popularidade se iniciou no mundo dos esportes, em uma primeira participação no X-Games (evento anual de esportes transmitido pela ESPN), onde pela primeira vez houve uma cobertura internacional sobre o esporte, com investimentos e patrocinadores no ramo, incentivando produtos como roupas, calçados e acessórios voltados para a modalidade.

Com competições em diversas categorias, sua transmissão fez com que o esporte ganhasse visibilidade midiática necessária para influenciar pessoas ao redor do mundo para conhecer sua prática. Futuramente o esporte acabou por se tornar popular a nível nacional e internacional com sua explosão nos jogos olímpicos como uma das modalidades competitivas, refazendo sua imagem voltada para esporte radical ligado a delinquentes para uma atividade física que deve ser incentivada desde a infância, em qualquer gênero, assim como qualquer esporte, como dito pela própria competidora Raíssa Leal em entrevista à emissora Globo, relatada pelo Jornal ESPN (2021): “É muito louco! No início, só minha mãe e meu pai me apoiavam. E estou aqui pra isso, pra demolir as regras, mas manter a tradição.

” (Alexander McQueen, retirado do Documentário: McQueen, Visionário da Moda, 2018). Esta é a visão que a cultura busca nos proporcionar, trazendo além de impactos, uma presença em cenas clássicas da sociedade, porém com seu próprio estilo. Participação da Moda no Mundo do Skate Sendo um aspecto que se tornou muito importante na atividade ao longo do tempo, o vestuário é um elemento, vemos uma grande preferência por exemplo quando relacionamos esportistas nacionais com o uso de vestimentas largas permitindo grande mobilidade, já em pesquisas, podemos notar relatos de preferências por calças justas, e sempre visando melhores escolhas quando voltados para os calçados, onde a predominância é por marcas que oferecem funcionalidade ideal, de maneira a colaborar com as manobras a serem realizadas (VELOZO, 2013).

Aspectos como formato, tipo de sola e resistência são características a serem verificadas, o que acaba virando uma influência para o mercado e criando investimentos no desenvolvimento destes produtos. Discussão Durante o trabalho, pudemos verificar não somente um histórico, mas também uma maneira de expressão, modelada ao longo do tempo, onde há uma participação que tem aumento conforme o passar dos anos, em um tipo de moda iniciado na rua, que por seu estila único, acaba conquistando uma grande população e ganha seu próprio espaço no mundo da moda. Pudemos verificar sob a autoria de Velozo (2013), que é um espaço conquistado conforme a necessidade, que posteriormente adquiriu aspecto de estilo e moda. Entendemos também que mais do que apenas um estilo de vestuário, a moda no skate veio repleta de significados, onde a história de seus usuários e a necessidade de encontrar sua expressão foi um caminho cheio de obstáculos que deixaram suas marcas no estilo, fazendo com que a moda em questão fosse um retrato de uma realidade específica.

Vemos então, por exemplo quando verificamos os textos de base do autor Guimarães (2006), como ocorreu este processo, seu avanço e pessoas que foram importante para que se tornasse popular não somente no mercado atual da época, mas que se tornasse um produto com possibilidade de ganhos e altos lucros futuramente, utilizando seu estilo e comportamento como características para mostrar diferentes formas de utilizar peças úteis e confortáveis, vendendo mais com apoio das mídias atuais utilizadas para sua influência com padrões de estilos que trazem personalidade e crescimento de movimentos aos quais os usuários são adeptos, como estilos musicais, acessórios, entre outros. Podemos entender então que a moda foi uma inclusão que trouxe ao skate uma identificação própria capaz de o diferenciar de outros estilos, tornando uma marca registrada de seus praticantes a adequação em se permitir ser definido como uma pessoa participante dentro dessa comunidade, confiando em seus gostos como uma maneira de representar sua essência.

A Cidade E A Tribo Skatista: Juventude, Cotidiano E Práticas Corporais Na História Cultural. Editora Ufgd. CASTILHO, K. GALVÃO, D. A Moda do corpo, o corpo da moda. Jul, 2021. Disponível em: <https://www. espn. com. br/olimpiadas/artigo/_/id/8961139/olimpiadas-rayssa-leal-da-show-tambem-em-entrevista-e-manda-recado-contra-o-machismo-esporte-e-para-todo-mundo>. E. A rua e a moda: estilo de vida, identidade e consumo. S. L. Disponível em: <http://coloquiomoda. Disponível em: <http://www1. sp. senac. br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2015/01/10_IARA_vol7_n2_Artigos. pdf>. Reino Unido. Disponível em: <https://globoplay. globo. com/alexander-mcqueen/t/5LYWcGYWWG/>. Acesso em: 29 abr 2022. Histoire des choses banales: naissance de la consommation (XVII-XIXème siècle). Paris: Fayard, 1997. VELOZO, E. L. O Skate Como Prática Corporal E As Relações De Identidade Na Cultura Juvenil. Acesso em: 30 abr 2022. WGSN. Worth Global Style Network.

skateboard decks, skate decks, skateboard decks for sale. Disponível em: <https://www.

180 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download