AROMATERAPIA , SEUS BENEFICIOS PARA A SAUDE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Outros exemplares, como o óleo de lavanda, também são bastante empregados por brasileiros para o tratamento de diferentes enfermidades, tais como ansiedade, estresse e até mesmo o câncer. Por conseguinte, a aromaterapia consiste em uma valiosa ferramenta milenar que proporciona vantajosos benefícios para a saúde humana e, consequentemente, pode representar uma alternativa auxiliar para uma melhor qualidade, e até mesmo expectativa, de vida para a população mundial. Palavras-chave: Aroma. Benefícios. Planta. SUMÁRIO 1. IntroODUÇÃO. Desenvolvimento. Aromaterapia: um breve histórico. Potenciais terapêuticos dos principais tipos de óleos essenciaisutilizados no Brasil 13 2. INDIRETA Uma vez que os fármacos comumente recomendados para o tratamento medicamentoso de enfermidades resultam em consideráveis e alarmantes efeitos colaterais para a saúde dos indivíduos, a busca por compostos e substâncias de origem vegetal compreende uma medida em ascensão pela população mundial na contemporaneidade, possibilitando uma melhor qualidade de vida.

Tal fato, por conseguinte, incentiva a realização de trabalhos que almejem mais conhecimentos e aprofundamento acerca dos mecanismos relacionados às novas possibilidades terapêuticas, especialmente aquelas relacionadas a aromaterapia (BANDONI; CZEPAK, 2008, p. MACHADO; JUNIOR et al. p. INDIRETA. p. alertam que o sucesso dos efeitos da aromaterapia para uma melhor qualidade de saúde de cada indivíduo requer acompanhamento de um profissional habilitado. Apesar de uma comprovada segurança e eficácia relacionadas ao uso terapêutico dos óleos essenciais, Domingos e Braga (2013, p. afirmam que a temática ainda se encontra subestimada pelas comunidades médicas e científicas. INDIRETA Sendo assim, a realização de novos estudos investigativos acerca das possíveis aplicações terapêuticas da aromaterapia podem contribuir de forma substancial para um maior entendimento dos mecanismos e efeitos relacionados, bem como para os benefícios observados para a saúde humana.

Naquela época, a utilização de ervas e plantas aromáticas em banhos já se encontrava bastante disseminada entre romanos e egípcios, evidenciando a relevância do conhecimento referente ao uso fitoterápico (SILVA, 1998, p. Por meio da infusão de ervas aromáticas, o povo daquele período comumente realizava a extração de óleos essenciais, os quais também atuavam como auxiliares de higiene pessoal e substâncias desodorantes para o corpo. Ainda mais, em razão as propriedades antissépticas apresentadas por tais substâncias, os óleos essenciais também eram empregados no embalsamento e conservação de corpos na antiguidade. Tais relatos evidenciam que as propriedades de plantas aromáticas o os compostos extraídos de tais fontes despertavam o interesse da população, visando os potenciais benefícios para a saúde humana relacionados (HOARE, 2010, p.

LIMA, 2016, p. p. definiu que: “a aromaterapia é a arte e a ciência que visa promover a saúde e o bem-estar do corpo, da mente e das emoções, através do uso terapêutico do aroma natural das plantas por meio de seus óleos essenciais”. DIRETA A recomendação do uso de terapias holísticas se encontra em evidente ascensão nos tempos atuais, uma vez que considera o indivíduo como um todo, promovendo um tratamento global de sintomas e, consequentemente, um equilíbrio corporal e energético. Além disso, a abordagem holística também auxilia na compreensão de fatores inerentes a cada indivíduo, de forma a contribuir para o estabelecimento de um plano de intervenções terapêuticas mais eficaz (DIAS, 2013, p.   Os óleos essenciais se caracterizam como substâncias complexas, apresentando volatilidade e fragrâncias variáveis, resultantes do metabolismo secundário de plantas aromáticas.

MILLER, 1991, p. Outros relatos dos Ayurvedas apontam que o emprego de recursos naturais, obtidos a partir de ervas aromáticas, para o tratamento de enfermidades teria sido originado 2000 anos a. C. A partir de então, outras funcionalidades relativas à extração de substâncias aromáticas a partir de vegetais foram descobertas, originando os conhecimentos e princípios relativos à aromaterapia, empregados até os tempos atuais, especialmente na Índia (BRITO et al. p. SILVEIRA et al. p.  Ademais, os saberes populares contribuem até os tempos atuais para o desenvolvimento de recursos terapêuticos e elaboração de óleos essenciais capazes de atuar sobre as mais diversas enfermidades que atingem a população mundial (LUZ, 2005, p. MACHADO; JUNIOR, 2011, p. Entretanto, estima-se que, no Brasil, a compreensão dos benefícios apresentados por compostos fitoterápicos foi disseminada a partir da década de 80, sob forte influência das culturas afro-indígenas.

  Na atualidade, o uso terapêutico de óleos essenciais, provenientes de uma rica diversidade de fontes vegetais, foi inclusive implementado pelas políticas públicas nacionais e mundiais, sendo recomendados Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério de Saúde do Brasil (OMS, 2000, p. Tal fato está relacionado também com os elevados índices de efeitos colaterais observados pelo consumo de fármacos convencionais, revelando a necessidade de se utilizar estratégias terapêuticas mais eficazes e que minimizem potenciais prejuízos para a saúde humana (BANDONI; CZEPAK, 2008, p. Com o passar dos anos, portanto, as terapias naturais, incluindo a aromaterapia foram acrescidas de novas tecnologias, possibilitando a obtenção de resultados ainda mais eficazes (MACHADO; JUNIOR, 2011, p. Tal fato também propiciou a descoberta e elaboração de novos óleos essenciais, os quais apresentam as mais diversas aplicações.

Dessa forma, o constante progresso tecnológico e científico apresenta enormes contribuições para o avanço da medicina e suas respectivas aplicações, incluindo a expansão mundial da aromaterapia (Spadacio et al. VALDEZ, 2017, p. Neste contexto, o Brasil é classificado como o quarto maior produtor mundial de óleos essenciais, juntamente com a China, Índia e Indonésia. O campo da aromaterapia também se consolidou como uma alternativa bastante valiosa para a economia do país, justificando a realização de maiores estudos acerca da temática (SILVA, 2018, p. Os óleos essenciais, por conseguinte, constituem valiosas matérias primas para as indústrias de alimentos, cosméticos, perfumes, bem como de medicamentos e fármacos (MORAIS, 2009, p. S4050). Estima-se que mais de 100 mil toneladas de óleos essenciais sejam produzidas anualmente em todo o mundo, enfatizando a enorme relevância de tal temática não apenas para a economia mundial, mas sobretudo para a saúde dos indivíduos beneficiados (BRITO et al.

p. GARLET et al. p. Potenciais terapêuticos dos principais tipos de óleos essenciais utilizados no Brasil A ampla variedade de opções de óleos essenciais disponíveis atualmente no comércio reflete em diferentes potenciais de uso e ação sobre o organismo humano, com comprovada eficácia sobre variadas patologias fisiológicas e transtornos mentais. Investigações associadas a tal interação resultaram na avaliação dos potenciais efeitos do uso de óleos essenciais sobre e a ansiedade e outras desordens de origens psíquicas (DOMINGO; BRAGA, 2013, p. ZHANG et al. p. Em razão do constante crescimento nos níveis de estresse e ansiedade, os efeitos da aromaterapia sobre tais transtornos compreende, assim, um dos pontos mais investigados acerca de tal temática atualmente (DIAS, 2013, p. Adicionalmente, o aumento da prevalência de ansiedade pela população mundial, bem como os efeitos adversos apresentados pela farmacoterapia tradicional, revelaram a necessidade de se buscar novas opções terapêuticas mais eficazes para o tratamento dos distúrbios relacionados.

Dessa forma, o uso de óleos essenciais para o controle da ansiedade apresenta um papel de destaque dentre as alternativas terapêuticas recomendadas atualmente (DOMINGO; BRAGA, 2013, p. LYRA, 2009, p. Mais especificamente, o óleo essencial de lavanda (Lavadula angustifolia) apresenta excelente efeitos contra a ansiedade, especialmente em decorrência de sua ação calmante sobre os diferentes sistemas do organismo humano (BRADLEY et. al. LIMA, 2016, p. p. Tais resultados incentivaram uma busca mais minuciosa acerca dos potenciais efeitos do óleo de lavanda sobre a saúde humana, em que uma extraordinária ação contra microrganismos foi reportada. As propriedades anti-inflamatória e antisséptica do óleo essencial de lavanda tem sido comprovada desde os antigos relatos de René Maurice Gatefossé, em 1928, até os tempos atuais (HOARE, 2010, p. LIMA, 2016 p. D’àuria et al.

As autoras ainda ressaltam que o baixo peso molecular apresentado pelas substâncias que compõem tais óleos essenciais possibilita uma rápida volatilidade, sendo encontradas em todas as partes do corpo desses vegetais e auxiliando em um rápido mecanismo de ação contra potenciais patógenos (KNAAK; FIUZA, 2010, p. A propriedade repulsiva de determinados insetos apresentada por óleos essenciais é bastante difundida pela população em geral, particularmente com relação ao óleo essencial de citronela. Além da notória ação repelente, os efeitos antissépticos apresentados pela citronela foram descritos (DUARTE, 2006, p. Diante desta perspectiva, um dos óleos essenciais mais empregados na aromaterapia, o óleo essencial de gerânio, apresenta uma considerável porcentagem de citronela em sua composição (MACHADO, 2011, p. Por sua vez, Fonseca et al.

avaliaram os efeitos de óleos essenciais obtidos a partir de folhas, cascas e flores de espécies de plantas aromáticas do gênero Citrus, recomendados para a redução de sintomas emocionais, tais como a ansiedade. Segundo os autores, o potencial ansiolítico dos referidos exemplares de óleos essenciais está associado à atividade sinérgica ou isolada dos metabólitos presentes nestes extratos e/ou óleos essenciais estudados (VIANA et al. p. De acordo com Ito et al. p. SATOU et al. p. VIANA et al. p. O fácil acesso pela população para tal ferramenta terapêutica, bem como a eficácia dos resultados proporcionados, impulsionou o uso de óleos essenciais oriundos de frutas cítricas, tais como o óleo essencial de laranja, sobretudo pela população brasileira (BAKKALI et al.

p. Viana et al. p. reiteraram que os estudos acerca dos efeitos terapêuticos apresentados por óleos essenciais originados de frutas cítricas foram mais proeminentes nos últimos dez anos, caracterizando-se como uma temática ainda em ascensão na contemporaneidade. Sendo assim, tal ferramenta se mostra ainda bastante desafiadora, uma vez que apresenta considerável potencial de auxiliar em uma melhor qualidade de saúde para a população em geral. Perspectivas futuras dos estudos sobre aromaterapia Estudos mais recentes indicam a aplicação da aromaterapia como uma ferramenta no cuidado humanizado, mostrando-se como uma alternativa desejável para o aumento da qualidade de vida da população mundial. Relatos de experiências demonstram, assim, a utilização de óleos essenciais em pacientes no período pré-operatório e até mesmo para o alívio de dor em mulheres em trabalho de parto (LAUERMANN et al.

p. SILVA et al. p. Os autores também ressaltaram que a prática apresentou um elevado índice de aceitação pela equipe profisisonal, podendo ser indicada também para a equipe médica, visto que uma maior sensação de tranquilidade foi reportada por tais profissionais. Em consequência, foi concluído no referido estudo que a aromaterapia pode ser utilizada pela equipe médica como uma ferramenta de auxílio para a prestação de uma assistência mais humanizada, menos tecnicista e invasiva, aproximando ainda mais a relação entre paciente e profissionais da área de saúde (LAUERMANN et al. p. Os autores ainda finalizaram afirmando que: “Essa inovação no cuidado pode trazer melhoras significativas em relação a terapêutica dos indivíduos, sendo para nós, profissionais da enfermagem, um importante incentivador no cuidado, uma vez que buscamos exercer nosso papel de forma que alcancemos como resultados principais o bem-estar e a recuperação efetiva de nossos pacientes (LAUERMANN et al.

p. p. por exemplo, demonstrou que a associação entre a aromaterapia e a massagem terapêutica compreende uma estratégia bastante positiva para o tratamento de saúde, proporcionando equilíbrio emocional e bem-estar a partir do estabelecimento de um estado de relaxamento profundo. Assim, a associação da aromaterapia com outras técnicas terapêuticas, como a massagem manual, compreende um primoroso objeto de estudo para investigações futuras, sobretudo com relação aos mecanismos de ação relacionados e os potenciais resultados e benefícios proporcionados (LIMA, 2016, p. Além disso, é importante salientar que a análise de grupos populacionais distintos pode acarretar efeitos diferentes para cada tipo de óleo essencial. Portanto, a recomendação terapêutica de tais compostos deve respeitar tanto às orientações profissionais quanto às características inerentes a cada indivíduo.

Neste sentido, a avaliação e consequente fiscalização pelos órgãos necessários acerca da procedência dos produtos é essencial para garantir resultados mais confiáveis com relação ao potencial terapêutico dos óleos essenciais. Além disso, medidas governamentais relacionadas a uma maior conscientização para com a população acerca da eficácia e segurança proporcionada pelo uso de óleos naturais como ferramenta terapêutica se mostram necessárias fundamentais (DIAS, 2013, p. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, 2002, p. A análise dos efeitos de diferentes concentrações de óleos essenciais, bem como de novas vias de administração viáveis também é caracterizada como um ponto de investigação para ensaios futuros, a fim de se assegurar a segurança dessa ferramenta para os vários grupos populacionais existentes em todo o mundo.

Desse modo, enquanto alguns trabalhos expõem os benefícios da aplicação manual dos óleos essenciais, outras publicações enfatizam que a via inalatória se mostra mais benéfica, dependendo do perfil de cada paciente, bem como dos resultados almejados (VIANA et al. Tais observações sugerem a necessidade de realização de estudos mais conclusivos acerca de possíveis variações encontradas na avaliação dos efeitos de determinados óleos essenciais para diferentes grupos populacionais. A avaliação minuciosa das características de cada indivíduo, bem como o conhecimento e entendimento relacionado ao método e protocolo a serem trabalhados em cada paciente é apontado como uma etapa elementar para a obtenção de resultados mais vantajosos e eficazes. Dessa forma, a aromaterapia se consolida como uma temática em expansão na contemporaneidade, a qual desperta enorme interesse das comunidades médicas e científicas e que pode ainda revelar vários efeitos e aplicações ainda desconhecidas (DOMINGO; BRAGA, 2013, p.

Conclusão A partir da revisão literária realizada pelo presente trabalho, foi identificado que a aromaterapia compreende uma ciência milenar, a qual apresenta inúmeros benefícios para a saúde humana. Tais efeitos são possíveis devido à ampla gama de opções de óleos essenciais comercializados atualmente, em que o Brasil representa um dos principais exportadores de óleos essenciais mundialmente. p. ANDREI, P. PERES, A. COMUNE, D. Aromaterapia e suas aplicações. p. BAGETTA, G. et al. Neuropharmacology of the essential oil of bergamot. Fitoterapia, v. L. CZEPACK, M. P. Os recursos vegetais aromáticos no Brasil. Vitoria: Edufes, 2008. BIZZO, H. R. HOVELL, A. M. C. Afr J Complement Altern Med, v, 9, n. p. BRADLEY, B. F. et al. Rev. Bras. Pl. Med. Campinas, v. Conrad, P.

Adams, C. The effects of clinical aromatherapy for anxiety and depression in the risk postpartum woman – a pilot study. Complement Ther Clin Pract. v. p. D'AURIA, F. D. et al. Antifungal activity of Lavandula angustifolia essential oil against Candida albicans yeast and mycelial form. P. QUITANS, J. L. ALMEIDA, R. N. DOMINGO, T. S. BRAGA, E. M. S. C. T. Atividade Antimicrobiana de plantas medicinais e aromáticas utilizadas no Brasil. Multiciência. v. M. et al. Potencial de óleos essenciais de plantas medicinais no controle de fitopatógenos. Rev. Bras. Ciência Rural, v. n. p. Gilchrist, M. et al. Evidência, Joaçaba, v. n. p. jul. dez. AMESTOY, S. C. THOFEHRN, M. B. A utilização de terapias alternativas por pacientes em tratamento quimioterápico. FIUZA, L. M.

Potenciais dos óleos essenciais de plantas no controle de insetos e microrganismos. Neotropical Biology & Conservation. v. LEHRNER, L. et al. Ambient odor of orange in a dental office reduce anxiety and improves mood in female patients. Physiology and Behavior, v. p. CUNHA, C. C. Educação ambiental e gestão participativa de unidades de conservação: elementos para se pensar a sustentabilidade democrática. Ambiente & Sociedade. v. f. Efeitos da massagem terapêutica e aromaterapia: revisão de literatura. Trabalho de conclusão de curso (Fisioterapia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campo Grande, 2016. LYRA, C. S. Óleos essenciais: aspectos gerais e usos em terapias naturais. Cad. acad. Tubarão, v. n. MORAIS LAS. Influência dos fatores abióticos na composição química dos óleos essenciais.

Horticultura Brasileira, v. p. S4050- S4063, ago. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. WHO Traditional Medicine Strategy 2002-2005, Geneva, 2002. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Working group meeting on quality of academic education in traditional medicine: legal status of traditional medicine and complementary/alternative medicine. Geneva, 2003. Acute effects of bergamot oil on anxiety-related behaviour and corticosterone level in rats. Phytotherapy Research, v. p. SATOU, T. et al. Revista de Enfermagem UFPE, Pernambuco, v. p. abr. SILVA, M. C. Farmacovigilância e reações adversas às plantas medicinais e fitoterápicos: uma realidade. Revista Brasileira de Farmacognosia, João Pessoa. v. n. p. pdf>. Acesso em 08 abr. SPADACIO, C. et al. Medicinas Alternativas e Complementares: uma metassíntese. Valdez, R. S. f. Paisagens Políticas: Uma abordagem antropológica das transformações da paisagem na área atual do Parque Estadual do Rio Vermelho, Florianópolis, SC.

Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Antropologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Florianópolis, 2017. abr. VIEGAS JÚNIOR, C. BOLZANI, V. S. Os produtos naturais e a química medicinal moderna.

359 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download