APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Ensino presencial. Ensino superior. INTRODUÇÃO A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que tem se tornado cada vez mais comum. São oferecidos cursos técnicos, profissionalizantes, de aperfeiçoamento, de graduação, pós-graduação, entre outros. É uma forma de ensino-aprendizagem mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que permitem que o professor e o estudante estejam em ambientes físicos diferentes. Embora tenham ocorrido diversas mudanças no âmbito educacional do Estado de Santa Catarina e Brasil, a formação era baseada no modelo presencial e conteudista. Nos últimos anos, influenciado por modelos inovadores de educação, se passou a implantar os modelos de educação hibrido e ensino a distância (ABED). O modelo presencial ainda predomina em nosso país embora a modalidade hibrida e EAD estarem em franca ascensão.

O número de faculdades e centro universitários ascende assim como a oferta de cursos EAD com uma modificação da estrutura curricular no modelo presencial para híbrido (EAD. com. De acordo com mesmo autor, existem registros que colocam o Brasil entre os principais do mundo no que se referia à EAD até os anos de 1970. Depois dessa época o Brasil estagnou e outras nações avançaram e, somente no fim do milênio é que as ações positivas voltaram gerando desenvolvimento considerável nesta modalidade educacional. Como podemos observar, a Educação a Distância passou por vários momentos históricos no Brasil, desde os cursos por correspondência até o momento atual, em que a internet é usada como meio de estabelecer a interação entre os personagens da educação, isto é, professores e estudantes.

Este seria o período Moderno ou 5ª Geração da EAD. E até a década de 1980, a oferta de cursos na modalidade a distância foi feita, na maioria, por instituições privadas e organizações não governamentais. Atualmente, existem diversos decretos, portarias e normativas que regulamentam a EAD no Brasil: Decreto 5. Datado de 09 de maio de 2006, o decreto tem por finalidade regulamentar, supervisionar e avaliar as instituições de educação superior e também de cursos sequenciais no sistema federal de ensino. O decreto conta com 5 capítulos que falam sobre a regulamentação e competências que cada Entidade deve compor, o credenciamento específico (art. das instituições de ensino, fases do processo de credenciamento das instituições tanto como Mantenedora ou como Mantida. BRASIL, 2006) Decreto 6.

firmada em dezembro do ano 1996 em seu art. regulamentou o formato de ensino e aprendizagem a Distância no território brasileiro, portanto gozando das prerrogativas legais para funcionamento e certificação com validade reconhecida conforme as leis que normatizam a Educação, sendo respeitada as normas estabelecidas no decreto e na constituição federal e ainda as normas educacionais que determinam os padrões de funcionamento e diplomação dos seus estudantes. “Art. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação das práticas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades para ensino, e de educação continuada. Regulamento) § 1º O ensino a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União. O ensino no formato a distância precisa estar organizada para preparar o seu curso com formas e critérios para o processo avaliativo a partir do material didático planejado para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

As formação no formato a distância traz temores quanto validade e qualidade, porém apresenta também em outra visão expectativas para conseguir terminar um determinado curso de forma mais rápida e acessível com esperança de uma maior modernização no futuro próximo. NETO, 2008). EXPANSÃO DA EAD NO BRASIL O Brasil passou por um processo de desaceleração muito forte da sua economia, e, de acordo com o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE), a recessão durou do segundo trimestre de 2014 até o quarto trimestre de 2016. Diante desse quadro, um dos grandes debates na economia brasileira nos últimos tempos foi sobre os motivos que levaram o país a uma das piores recessões de sua história (Balassiano, 2017).

Além disso, muitas IES com reconhecida reputação local e/ou regional têm agora maiores chances de competir com custos de entrada mais baixos, com as chamadas IES massificadas, que já vêm oferecendo seus cursos na modalidade a distância em quase todo território nacional. EAD. BR) No entanto, esse crescimento traz intrinsecamente uma expectativa de preços mais baixos, já que a criação de um ambiente concorrencial intenso e a oferta de cursos e vagas muito maiores que a demanda existente nas cidades vem provocando, entre outros, uma guerra de descontos e promoções que geram preços médios mais baixos, aumento dos custos de propaganda para captação de alunos, redução nas margens de lucro das IES e, com isso, uma menor capacidade de investimentos na modalidade a distância por essas instituições.

Nem todas as pessoas estão aptas a realizar um curso EAD, pois o perfil do aluno será um diferencial para que se obtenha bom resultado, pois o fato dos alunos não se adaptarem a metodologia de ensino a distância resulta em falta de confiança para exercer sua profissão e se inserirem no mercado de trabalho. Para estes alunos o ensino a distância pode ser visto como de má qualidade. Segundo a posição construtivista, o conhecimento não é uma cópia da realidade, mas, sim, uma construção do ser humano (CARRETERO, 1997, p. Nessa realidade apresentada pelo autor o ensino-aprendizagem para profissionais da saúde nos espaços de aprendizagem no contexto virtual para não apresentar desvantagens precisa está integrado com a realidade do indivíduo onde com base na teoria alimenta-se uma prática adaptada ao cotidiano de cada estudante que estão preparando-se para o futuro profissional e precisam desenvolver metodologias didáticas no cotidiano de sua profissão.

O desenvolvimento do ensino-aprendizagem presencial para profissionais da saúde tem aos poucos passado a viver uma realidade do ensino a distância onde permite uma maior autonomia para o aluno, que nas políticas educacionais têm um maior contingente de docentes se formando nessa metodologia que atualmente está em um grau de evolução significativamente proveitosa. Do ensino presencial passa-se para o formato de ensino a distância através das simulações virtuais, organização do processo formativo continuado no universo online, sites que investem na realidade virtual e criam escolas virtuais baseadas no e-learning, além de uma infinidade de estratégias que motivam os alunos ao processo colaborativo na aprendizagem. FERREIRA; SILVA, 2009, p. A sociedade têm vivido uma realidade onde a UNESCO tem apostado que a educação no formato de ensino a distância pode contribuir para qualificar o ensino-aprendizagem desenvolvendo profissionais preparados para atuar conforme as necessidades da população, fornecendo e mesclando as políticas educacionais com as tecnologias de capacitação profissional.

No contexto educacional foi desenvolvida uma plataforma Intersetorial pela UNESCO que visa desenvolver um aglomerado de atividades através do conjunto de comunicações e informações na educação, Ciências e inclusão social com equidade e qualidade no processo educacional no formato de ensino a distância com apoio das TICS. O processo de ensino a distância conta com a parceria que UNESCO tem com várias entidades pelo mundo inteiro e está desenvolvendo métodos para colaborar com recursos e estratégias na implantação das TIC nas políticas educacionais de diversos países, onde políticas efetivas prezam pela inclusão digital dos menos favorecidos economicamente. No âmbito educacional para profissionais da saúde a formação para docentes encontrou então no ensino a distância uma alternativa para concretizar sua aprendizagem e qualificação sem precisar muitas vezes deixar de trabalhar para tal situação, sendo que em qualquer posição geográfica em que o aluno se encontre é possível realizar uma diversidade de curso que em sua realidade local não oferece e, no entanto no EAD apresenta-se de forma viável, contudo principalmente no cenário educacional as aulas práticas e estágios são essenciais para concretizar o processo de ensino-aprendizagem.

ASSUNTO DESTACADO NO PRIMEIRO OBJETIVO ESPECÍFICO No contexto da informatização na educação existe uma desconfiança quanto à capacidade dos profissionais que passam pela capacitação no sistema EAD, sendo esta realidade ainda ligada a instituição que oferece o curso de graduação, a estrutura oferecida, método de ensino, além dos tipos de pesquisa acadêmica desenvolvida. abed. org/br/site/pt>. Acesso em: 16 de setembro de 2019. ALVES, J. R. Área 4 - Macroeconomia, Economia Monetária e Finanças Recessão Brasileira (2014-2016): Uma Análise por Meio do Método do Controle Sintético do PIB, PIB per capita, Taxa de Investimento e Taxa de Desemprego. Marcel Grillo Balassiano, 2017 BRASIL. Referenciais de qualidade para Educação Superior a distância. Disponível em: <http://portal. mec.

Disponível em: http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057. htm> acesso em 22/04/2020. Acesso em 16 de setembro de 2019. BORGES, V. S; BRANDÃO, S. S. Teorias, legislação, qualidade e expectativas do aluno: reflexões teóricas sobre educação a distância. Revista Cientifica da FASETE. COSTA, F. R; PELISSARI, A. S. Fatores influenciadores sob a ótica dos discentes da educação a distância. br/index. php/noticias/1516-100-anos-de-ensino-superior-em-santa-catarina#targetText=A%20Universidade%20Regional%20de%20Blumenau,Sistema%20Fundacional%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Superior. Acesso em: 16 de setembro de 2019. Diretrizes Curriculares – MEC. banco de dados. html>. Acesso em 16 de setembro de 2019. FERREIRA, M. C; MAIO, M. Experience with the first internet-based course at the faculty of medicine, university of SÃO PAULO. Como elaborar projetos de pesquisa.

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Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala.

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