Aprendizagem em química

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

Portanto, é necessário entender de onde vem este mito a respeito da dificuldade em química, para que seja possível, por meio de um estudo de pesquisa, ou seja, uma pesquisa informal, entender o porquê as pessoas identificam isso na disciplina, para trazer os resultados que podem ser absorvidos e implantados para melhorar de forma fiel o aprendizado, como também a qualidade do ensino de uma disciplina tão importante no cotidiano das pessoas. Palavras-chave: Química; Aprendizagem; Conhecimento. Introdução Através de avaliação escrita, verbal ou prática, professores podem avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nas disciplinas que envolvem o estudo da química e também de suas particularidades. Todavia, este tipo de avaliação é muito complexo, isso porque, sabe-se que as pessoas têm uma certa dificuldade com a disciplina e com a aplicação deste conhecimento na prática, compreendendo de forma eficaz como que ele está presente na vida real.

Dessa forma, de acordo com Miranda e Costa (2007): Na maioria das escolas tem-se dado maior ênfase à transmissão de conteúdos e à memorização de fatos, símbolos, nomes, fórmulas, deixando de lado a construção do conhecimento científico dos alunos e a desvinculação entre o conhecimento químico e o cotidiano. Ou seja, é necessário que seja trabalhado de forma eficaz os conteúdos, para que o aluno possa lembrar de assuntos já aprendidos, ou relaciona-los com experiências da vida, ou fazer eles enxergarem de forma prática como que a química estará presente na vida de cada um deles. Segundo Uchôa e Nascimento (2011), é de forma fundamental que haja uma aula prática para as pessoas conseguirem entender a disciplinas, com isso, complementam: A aula pratica, se bem empregada, pode levar o aluno a confrontar o pensamento de senso comum adquirido por meio de experiências cotidianas com o conhecimento cientifico, induzindo os estudantes a ampliar seus conhecimentos, preparando-os para tomar decisões e ter pensamento crítico diante da sociedade.

Ainda nesta análise, Luckesi (2006) complementa que o método avaliativo que está sendo desenvolvido em todos os níveis de ensino, seja ele básico, médio ou superior, faz com que o aluno aprende muitos conhecimentos de vastas áreas, porém, nem todos eles contribuem para o aprendizado social, focando de fato na aprendizagem e não somente na avaliação para que o aluno “passe de ano”. Essa expressão “passe de ano” é uma expressão que basicamente é enraizada nas pessoas, pois elas apenas acreditam que necessitam estudar para concluir o curso, mas não entender o que de fato é importante socialmente e também ao nível de aprendizado. Materiais e métodos Portanto, a fim de entender e analisar de forma eficaz a avaliação da aprendizagem, foi realizada uma pesquisa qualitativa para averiguar o que as pessoas consideram ideal para o aprendizado da química, como também o que elas analisam como possíveis falhas para o aprendizado do curso.

Os dados apresentados indicam que o fator principal que está realizado com a falta de interesse dos alunos ainda é a aula teórica maçante, sem a apropriação devida com a vida cotidiana, ou seja, trazer as relações principais da química com o cotidiano, seria fundamental para propagar o conteúdo e trazer uma solução eficaz para o estudo e aprendizado da química. Portanto, pode-se dizer que o principal método a ser aplicado seria aplicar e utilizar de experimentos e aulas práticas para trazer os alunos diretamente com a química, ou seja, conectar à mente do aluno de fato a realidade, mesmo que por um experimento simples, aquele processo pode auxilia-lo a entender de uma forma mais visual como que de fato aquele mecanismo ou conhecimento está presente em sua vida.

Além disso, para fortalecer a prática de comparação dos assuntos com a vida cotidiana na fomentação do aprendizado, seria ideal aplicar estes conceitos em estudos de campo, ou seja, induzir o aluno dentro e fora da escola, a prestar atenção nas rotinas e relaciona-las com química, isso fará com que ele possa entender ainda mais sobre o assunto durantes as aulas. Conclusões Em virtude de todos os pontos mencionados, pode-se aferir que as respostas da pesquisa induzem uma diferença com relação a perspectiva dos alunos sobre o aprendizado, principalmente com relação à aula prática, diante da falta de recursos necessários para que eles possam atuar e praticar os devidos conhecimentos. Porém, nota-se que isso não deixa de lado a vontade e ao mesmo tempo necessidade de correr atrás do conteúdo e aprender a respeito da disciplina.

ações para melhorar a aprendizagem dos alunos na sua instituição de ensino superior. Disponível em: < https://www. d2l. com/pt-br/blog/acoes-para-melhorar-aprendizagem-dos-alunos/>. Acesso em: 05 out. p. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1994 LIBERATO, P. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES SOB A PERSPECTIVA DOCENTE. edu. br:8080/jspui/bitstream/1/12361/1/LD_COLIQ_2017_2_07. pdf>. Acesso em: 05 out. deq.

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