APLICATIVOS DE CELULAR PARA PERCEPÇÃO MUSICAL: ANÁLISE DESCRITIVA E CONTRASTE DE ACORDES E HARMONIA EM DOIS APLICATIVOS PARA CELULAR

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Já em relação a harmonia, os exercícios de graus auditivos são semelhantes no aplicativo e no método, porém, o último apresenta maiores exercícios de contextualização. Palavras-chave: Percepção Musical. Tecnologia e Educação Musical. Aplicativos. ABSTRACT: This work seeks to understand possibilities of using ICTs in mobile applications, in the teaching and study of Musical Perception, focusing on the aspects of scales and chords, making a contrast between a mobile applications TEG and the Musical Perception - Auditory Training method for Musicians, (BENWARDe KOLOSICK, 2017). Revisando a literatura, (GONÇALVES e ARAÚJO, 2014, p. propõem uma investigação analisando o estudo da percepção musical por um viés motivacional da aprendizagem quando os alunos apresentam dificuldades. Diante disso, propomos que a investigação do presente trabalho busque formas de estudo e enfrentamento dessas dificuldades.

Ferramentas proporcionadas pelas TIC’s que trazem novas perspectivas de estudo de conteúdos musicais. Com isso, após um processo construtivo do projeto de pesquisa, chegamos ao objetivo principal deste trabalho que é entender possibilidades do uso das TIC’s em aplicativos para celular, no ensino, estudo e aprendizagem de conteúdos da Percepção Musical auxiliando os professores na transmissão dos conteúdos. A observação e utilização dos aplicativos vem ao encontro da bibliografia analisada para a fundamentação teórica, tratando do uso de tecnologias diversas na educação, apoiando os professores, também fala-se do começo do uso de aplicativos específicos para apoiar os alunos. A partir disso, dei início ao seguinte procedimento da pesquisa: fazer o levantamento e escolha para análise dos aplicativos em dezembro de 2019.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TECNOLOGIA E MÚSICA Tratando-se de manifestações musicais, especificamente os meios de comunicação e conjuntos tecnológicos, gera-se impactos nas formas de produção e inserção musical na sociedade. GOHN, 2009, p. destaca a grande importância de entendermos a música a partir de suas inter-relações com o mundo tecnológico. PERCEPÇÃO MUSICAL E USO DE APLICATIVOS Percepção Musical é a disciplina que integra o currículo de estudo quase que em sua totalidade nas graduações em nível superior no Brasil (BORNE, 2017, p. Dessa forma, os estudos de seus conteúdos podem estar presentes em escolas de música, uma vez que dentro da percepção musical se estudam materiais como Acordes, Harmonia, Ritmo, Intervalos, etc. De forma ampla o principal objetivo quanto ao estudo da música é permitir uma maior compreensão musical, buscando organizar, refletir o que é ouvido e escrito (GERLING, 1995, p.

Para um leigo estas percepções são mais complexas, com o estudo de percepção torna uma ação mais simples, analisando determinada ação musical com maior entendimento. MÉTODO BK O Método “Percepção Musical – Prática Auditiva para Músicos”, (BENWARD e KOLOSICK, 2017) é basicamente voltado para a prática, apresentando grande quantidade de exercícios. O acorde de dó maior, por exemplo, é composto de uma terça maior (dó-mi) e de uma terça menor (mi-sol). Podemos ver também como um intervalo de terça maior (dó-mi) e uma quinta justa (dó-sol) (PORTO, 2018, p. O estudo dos Acordes Musicais por meio do aplicativo TEG se dá através de seis formas. A primeira é a opção “Identificação de acordes”, mostrada na Figura 01, na qual o estudante deve ouvir e identificar qual foi o acorde tocado, nessa opção é possível escolher entre os timbres de Piano ou Violão.

A segunda opção é a “Leitura de acordes”, apresentada na Figura 02, na qual o estudante deve identificar os acordes que são apresentados na pauta. Esse é o exemplo que já vimos, em que o acorde é formado na ordem 1º grau, 3º grau e 5ª grau ou fundamental mediante e dominante. Um aspecto sonoro importante da posição fundamental é seu caráter mais definido, conclusivo, perfeito para terminar as músicas (PORTO, 2018, p. Figura 01: Aplicativo TEG com a opção “Identificação de acordes” Fonte: dados da pesquisa Figura 02: Aplicativo TEG com a opção “Leitura de acordes” Fonte: dados da pesquisa Figura 03: Aplicativo TEG com a opção “Construção de acordes” Fonte: dados da pesquisa Figura 04: Aplicativo TEG com a opção “Canto de acordes” Fonte: dados da pesquisa Figura 05: Aplicativo TEG com a opção Inversões de Acordes Fonte: dados da pesquisa Figura 06: Aplicativo TEG com a opção Comparação de Acordes Fonte: dados da pesquisa Após a explanação das possíveis utilizações do aplicativo, o Método BK será descrito e de que forma pode ser usado, onde de início, podemos observar na Figura 07 um exercício para o reconhecimento da posição da tríade.

Figura 07: Método BK (2017) exercício Reconhecimento da posição da tríade: maiores e menores Extraído de: Método BK (2017) página 25. No Método BK (2017), para o aprendizado de Acordes, apresentado na Figura 08, apresentam-se exercícios em que o estudante deve apenas identificar e classificar o acorde e alguns exercícios onde se deve montar o acorde na partitura. Além disso, o aplicativo TEG apresenta mais exercícios de identificação de inversões. HARMONIA O estudo da Análise Musical é entendido como o estudo da música de modo complexo e estaria aí incluído análises harmônicas, melódicas e de sua estrutura. Porém, o aplicativo segue uma linha norte-americana de que a análise seria apenas verificar a função dos acordes dentro da música.

Para simplificar, a harmonia se preocupa com a formação dos acordes que são as notas melódicas derivadas da escala na qual a música foi feita. A harmonia também deriva da própria ordem das progressões dos acordes e do fato de uma frase resolver a si própria através da cadência V-I ou IV-I (PILHOFER; DAY, 2019, p. Trazemos abaixo uma tabela estruturada com a evolução de estudo das funções dos acordes que acontecem no Método BK (2017) a cada capítulo, a importância se dá para se verificar de que forma o estudante é levado a evoluir no estudo das funções dos acordes. Tabela 01: Evolução no estudo de acordes – Método BK (2017) CAPÍTULO ACORDES ESTUDADOS ESTUDA INVERSÕES? CAPÍTULO COM EXERCÍCIOS PARA RECONHECIMENTO NA LITERATURA MUSICAL? 1 I e V Sim (I, I6, I64,V, V6, V64) Sim 2 I, IV e V  Sim  (I, I6, I64, IV, IV6, IV64, V, V6, V64)  Sim 3 I, ii e V Sim (I, I6, I64, ii, ii6, ii64, V, V6, V64 Sim 4 I, ii, IV e V Sim Sim 5 I (i), ii (ii°), IV (iv) e V Sim Sim 6 I, ii, IV, V e vi Sim Sim 7 I (i), ii (ii°), iii (III, III+), IV (iv), V e vi (VI) Sim (i, i6, ii°6, III, III6, III+, III+6, iv, iv6, V, V6, VI, VI6 e ainda I64 e V64 Sim 8 I, ii, iii, IV, V, e vi Sim (I, I6, ii, ii6, iii, iii6, IV, IV6, V, V6, vi, vi6, vii°6 e ainda o acorde I64 Sim 9 acordes com quarta e sexta Sim Sim 10 acordes de dominante com sétima Sim  Sim 11 vii°7 (acorde diminuto com sétima diminuta) Sim Sim 12 acordes com sétima que não possuem a função de dominante Sim Sim 13 dominantes secundárias do V grau e do ii grau Sim Sim 14 dominantes secundárias dos graus IV (iv) e vi (VI) Sim Sim 15 todas as dominantes secundárias Sim Sim 16 acordes de sexta germânica (aumentada), de sexta francesa (aumentada) e sexta napolitana Sim Sim Fonte: dados da pesquisa Com relação ao estudo de Cadências, vista na Figura 16, no capítulo 3C, o Método BK apresenta o conteúdo de reconhecimento de cadências sendo que expõe a existência de cinco tipos de cadências: Cadência Autêntica Perfeita, Cadência Autêntica Imperfeita, Semicadência, Cadência Plagal, Cadência de Engano.

Os exercícios consistem em ouvir e anotar o tipo da cadência ouvida. Figura 16: Método BK (2017) exemplo de exercício para o reconhecimento de cadências Extraído de: Método BK (2017) páginas 48 e 49. Nos exercícios do método BK relacionados ao reconhecimento da função do acorde, mostrados na Figura 17, o estudante pode além de usar e marcar os numerais correspondentes aos graus, anotar as alturas no pentagrama. Tratando do estudo da harmonia, o método de Benward e Kolosick apresenta vantagens significativas, como o progresso do aluno passo a passo no que se tange ao reconhecimento das funções que os acordes exercem, além do método trazer exercícios que exemplificam o que contém em peças musicais. A análise dessas ferramentas educacionais na Educação Musical é de fundamental importância para orientar professores quanto às possibilidades e limitações desses recursos, auxiliando-os a escolher aqueles que mais representem suas necessidades pedagógicas.

Com isso o uso de roteiros pré-determinados de avaliação, tem sido apontada como uma possibilidade de teste. REFERÊNCIAS BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção Musical: Prática Auditiva para Músicos. As novas tecnologias e a educação musical. Available at: <http:// cdchaves. sites. uol. com. dez. JUCÁ, Sandro César. A relevância dos softwares educativos na educação profissional. Ciências & Cognição, 08, 22-28. MED, Bohumil. academia. edu/42060824/Teoria_e_percepção_musical> Accessed on: 05 abril 2020. SILVA, Thame Mariana. Os desafios da informática na escola: a importância dos softwares educativos no processo de ensino-aprendizagem. S.

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