Aplicações da Bioquímica na Odontologia

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Biologia

Documento 1

A Bioquímica, assim, compreende o estudo acerca da estrutura e função de biomoléculas, tais como ácidos nucleicos, proteínas, lipídeos e carboidratos. Além disso, a Bioquímica também aborda a compreensão acerca das vias metabólicas relacionadas, sobretudo com relação ao metabolismo energético das células (SANTOS, 2017; SILVEIRA; TEIXEIRA, 2018). Sendo assim, os conhecimentos consolidados pelas áreas da Bioquímica permitem uma visão clínica acerca da aplicação da disfunção de determinados metabólitos sobre o organismo humano, por exemplo, resultando na manifestação de algumas doenças e patologias. Diversos estudos contemporâneos se dedicaram para a análise da contribuição da Bioquímica para a formação de profissionais na área de saúde, tais como biólogos, nutricionistas, odontólogos, dentre outros (ARAÚJO et al.

SANTOS, 2017; SILVEIRA; TEIXEIRA, 2018). Tais bactérias, sobretudo aquelas pertencentes a espécie Streptococcus mutans, atuam a partir da formação de biofilmes, constituindo um meio ambiente propício para sua proliferação, caracterizando a cárie. Em consequência, ocorre uma rápida metabolização da sacarose, proveniente da dieta do indivíduo, o qual representa um substrato para o desenvolvimento bacteriano na região bucal (SOUZA et al. Souza et al. enfatizaram que tal fato é possível porque a sacarose é considerada um carboidrato estruturalmente simples, o qual desempenha um papel relevante no metabolismo glicolítico, responsável pela produção de energia para a célula bacteriana. Mais especificamente, ocorre produção de ácido láctico pela referida via do metabolismo energético bacteriano, além de que a sacarose atua como molécula precursora para a síntese de polímeros extracelulares, relacionados à composição do biofilme, os quais propiciam a adesão da bactéria à superfície do dente (SOUZA et al.

O quadro clínico relacionado, assim, está associado a alterações de pH na região afetada, sendo decorrente de diferenças nas concentrações e biodisponibilidade de cálcio (OLIVEIRA et al. Mais uma vez, os hábitos alimentares e a diversidade microbiana disponível no aparato bucal são fatores preponderantes para um aumento da prevalência de patologias que acometem a saúde bucal, tais como a calcificação evidente no biofilme bacteriano formado na superfície dentária. Ainda mais, a análise morfológica das bactérias envolvidas em tais processos demonstrou diferentes níveis de calcificação em um contexto tanto intra quanto extracelular. Tais relatos comprovaram que as referidas espécies bacterianas se adaptaram e evoluíram ao longo dos anos, de modo a possibilitar que habitassem o ambiente bucal de animais, especialmente de humanos (OLIVEIRA et al.

Além disso, a composição da parede celular bacteriana influencia de modo considerável para a calcificação dentária, contribuindo para uma maior deposição de apatita, por exemplo. Dessa forma, o desenvolvimento de uma microflora oral menos patogênica compreende um valioso benefício obtido pelo uso de tais produtos, contribuindo enormemente para a saúde bucal do indivíduo (ARAÚJO et al. CONCLUSÃO A pesquisa realizada pelo presente trabalho identificou uma enorme relevância dos tópicos abordados pela disciplina de Bioquímica para com a formação de estudantes de Odontologia. Uma das temáticas em destaque pela literatura contemporânea compreendeu a relação entre a análise bioquímica de amostras de pacientes, com relação à saúde bucal do indivíduo.

Sendo assim, os conceitos aprendidos em Bioquímica apresentam enorme aplicação na área clínica da Odontologia, caracterizando-se como uma disciplina interdisciplinar essencial para a grade curricular do estudante. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARAÚJO, D. T B. Saúde bucal: a importância dos enxaguatórios com antissépticos. Rev. Ciênc. Méd. Dall'Onder, A. P. PAROLO, C. C. F. C. SANTOS, C. S. MATTOS-GUARALDI, A. L. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017. SILVEIRA, J. T. TEIXEIRA, J. B. SILVA, I. L. SOUSA, S. C. A.

71 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download