ANATOMIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Cada ovário fica suspenso por uma prega peritoneal que chamamos de mesovário e pelo ligamento suspensor do ovário que é contínuo com o mesovário do ligamento largo. Esse ligamento é uma prega peritoneal formada pelos vasos sanguíneos e linfáticos, além dos nervos ovarianos que cruzam a margem da pelve, entrando e saindo da face superolateral do ovário, dentro dessa prega há o ligamento suspensor do ovário. Além desses, têm-se também o ligamento útero-ovárico, que se posiciona medialmente ao mesovário, é curto e fixa o ovário ao útero. Na prática o ovário é mais verticalizado que na imagem, a extremidade superior está em contato com a tuba uterina, onde há captação do óvulo, na extremidade inferior há o ligamento que se relaciona ao útero.

A extremidade medial do óvulo, há o contato com o mesovário que trará inervação e vasos sanguíneos. IRRIGAÇÃO E DRENAGEM A irrigação das trompas é feita pelas artérias ilíacas internas e sua drenagem é feita pelo plexo pampiniforme, o mesmo dos ovários e pelas veias tubárias que drenam para o plexo venoso uterino. A drenagem linfática segue para os linfonodos para-aórticos, ilíacos internos e inguinais. voceresidente @voceresidente ANATOMIA REPRODUTOR FEMININO ÚTERO CAMADAS DO ÚTERO O útero é um órgão muscular e oco, espesso e coberto por peritônio anteriormente, posteriormente e de forma piriforme. Sua principal função é abrigar o feto, após a fecundação. Se localiza na pelve menor e sua posição pode variar de acordo com o enchimento da bexiga, do reto e da gravidez.

Os ligamentos funcionam como um elemento para suspensão do útero, dando, inclusive, o direcionamento uterino durante a gravidez. Externamente o ligamento útero-ovárico que se fixa posteroinferiormente à junção tubária, há o ligamento redondo que se liga anteroinferiormente à junção e o ligamento largo que se estende pelas laterais do útero e o assoalho da pelve. As duas lâminas do ligamento largo são contínuas entre si em uma margem livre que circunda a tuba uterina. Lateralmente ao peritônio do ligamento largo é prolongado superiormente sobre os vasos como o ligamento suspensor do ovário. Entre as lâminas do ligamento largo de cada lado do útero, o ligamento úteroovárico situa-se posterossuperiormente e o ligamento redondo do útero anteroinferiormente. Podemos afirmar que 4 músculos comprimem a vagina e atuam como esfíncteres: pubovaginal, esfíncter externo da uretra, esfíncter uretrovaginal e bulboespinhoso.

REPRODUTOR FEMININO LIMITES -Anterior: fundo da bexiga e uretra; -Lateral: levantador do ânus, fáscia visceral da pelve e ureteres; -Posterior: canal anal, reto e escavação retouterina. VASCULARIZAÇÃO Parte superior: artérias uterinas; Parte medial e inferior: artéria vaginal e pudenda interna; A drenagem é feita pelos plexos venosos vaginais. voceresidente @voceresidente ANATOMIA REPRODUTOR FEMININO Apenas o quinto ao quarto inferior da vagina tem inervação somática. A inervação dessa parte da vagina provém do nervo perineal profundo, que é ramo do nervo pudendo, que conduz fibras aferentes simpáticas e viscerais. Toque vaginal: Por causa de suas paredes distensíveis, relativamente finas e da localização central na pelve, o colo do útero, as espinhas isquiáticas e o promontório da base do sacro podem ser palpados inserindo-se os dedos enluvados na vagina e/ou reto (exame pélvico manual).

As pulsações das artérias uterinas também podem ser palpadas através das partes laterais do fórnice, assim como irregularidades dos ovários, como cistos. voceresidente.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download