Analista comportamental

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Palavras-chave: Analista Comportamental. DISC. Tipos comportamentais. Avaliação Comportamental. Profiler. na Revelação do apóstolo João (livro de Apocalipse). Até a Igreja optou por quatro evangelhos escritos por quatro homens com quatro temperamentos diferentes, o espontâneo Marcos, o histórico Mateus, o espiritual João e o erudito Lucas. Hipócrates que era chamado de o pai da medicina Ocidental, por volta de 370 a. C. propôs que o nosso temperamento é determinado pelo equilíbrio dos quatro fluídos essenciais de nosso corpo: se nosso sangue predomina, temos um temperamento “alegre”; se a nossa bile negra predomina, temos um temperamento “sombrio”; quando predomina nossa bile amarela, nosso temperamento é “entusiástico” e, se nosso fleuma predomina então temos um temperamento “calmos”. Faz, além da leitura e interpretação, com que o uso da informação seja feita de maneira correta pelas pessoas e organizações.

Ainda, é o responsável por realizar as devolutivas para aqueles que se submeteram à analise comportamental. ÉTICA OPERACIONAL PARA O ANALISTA COMPORTAMENTAL Não fazer comentários que possam ofender a moral das pessoas utilizando informações obtidas através das análises comportamentais. Não utilizar-se de expressões pejorativas para referir-se aos perfis. Não dar conhecimento a terceiros de informações sem o consentimento do avaliado. Geralmente as ferramentas de avaliação (assessment) utilizadas baseiam-se na metodologia DISC, assim os Analistas Comportamentais são especialistas treinados na utilização e interpretação das informações geradas por essas ferramentas. RESULTADOS ESPERADOS DO TRABALHO DO ANALISTA COMPORTAMENTAL Por atuarem tanto com organizações, avaliando profissionais e equipes, assim como poderem atuar diretamente com profissionais de forma individual, utilizando-se de técnicas e informações análogas, os resultados esperados desses profissionais são: Ética: trabalham sempre norteados por altos critérios éticos pré-estabelecidos entre eles e seus clientes ou não.

O analista Comportamental sempre guardará sigilo absoluto de todas as informações organizacionais ou pessoais a que tenha conhecimento no exercício de sua atividade, independentemente de este sigilo estar regido por norma ou contrato. Profissionalismo: atuam sempre de forma extremamente profissional, interpretando de forma estritamente técnica evitando agregar opinião própria ou subjetiva a respeito dos dados analisados. Responsabilidade: os Analistas Comportamentais agem, interpretam e expõem os dados analisados com extrema responsabilidade, sempre cientes da magnitude dessas informações. utiliza-se de denominação própria, adequada a realidade brasileira e de melhor entendimento dos tipos comportamentais, são elas: Comunicador; Executor; Analista e Planejador. Vamos conhecer um pouco a respeito de cada um deles. COMUNICADOR O Comunicador é conhecido como aquele que possuí o Traço da Influência como seu Traço predominante, temperamento sanguíneo - intuitivo.

É aquele que dificilmente passa despercebido no ambiente em que esteja, marca qualquer ambiente com sua presença. Uma pessoa eloquente, que sempre domina o ambiente pela persuasão, muito mais que pela imposição. MUITO ALTO Audacioso; Realizador; Generalista; Agressivo. EXTREMAMENTE ALTO Arrogante; Opressor; Independente; Tirano. BAIXO Harmonioso; Avesso a riscos; Cooperador; Agradável. MUITO BAIXO Acomodado; Submisso; Tímido; Omite opinião. EXTREMAMENTE BAIXO Medroso; Frustrado; Pacato; Baixa autoconfiança. EXTREMAMENTE ALTO Superficial; Impaciente para as coisas que não gosta; Inconveniente. BAIXO Analítico; Pensativo; Reservado; Cuidadoso. MUITO BAIXO Imaginativo; Ofende-se com facilidade; Sensível. EXTREMAMENTE BAIXO Retraído; Fechado; Distante; Antissocial. ANALISTA O Analista é conhecido como aquele que possuí o traço da Conformidade como seu Traço predominante, temperamento melancólico - ar. ALTO Preciso; Atento a detalhes; Autodisciplinado.

MUITO ALTO Detalhista; Resistente; Seguidor de normas; Precisa de reforço positivo. EXTREMAMENTE ALTO Pessimista; Evasivo; Legalista; Depressivo. BAIXO Flexível; Informal; Casual; Tolerante a riscos. MUITO BAIXO Teimoso; Informal; Assume riscos; Não gosta de regras. Tem interesse por muitas coisas. RESUMO DOS COMPORTMENTOS DO PLANEJADOR POR INTENSIDADE 3. ALTO Resolvido; Paciente; Calmo; Não gosta de mudanças. MUITO ALTO Devagar; Tranquilo; Estável; Rotineiro. EXTREMAMENTE ALTO Ritmo muito lento; Indiferente; Passivo; Sarcástico. Executor e Analista. PEFIS IRMÃOS Comunicador e Executor. Planejador e Analista. CONSIDERAÇÕES FINAIS Procuramos apresentar no presente trabalho, ainda que de forma extremamente sintética, mas com a objetividade, estrutura e singularidade exigidas para o perfeito entendimento, quem é o Analista Comportamental, de que informação se utiliza, de onde as extrai, de que forma as utiliza, que ética rege sua ação no desenvolvimento de seu trabalho.

Também não foi possível privar aqueles que lerem este artigo, das informações essenciais a respeito da metodologia DISC, uma vez que a mesma é a fonte geradora de todas as informações extraídas do sistema pelo Analista Comportamental.

51 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download