ANÁLISE SOBRE ADM CIENTÍFICA E ADM CLÁSSICA.

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Administração

Documento 1

Breve análise sobre a Administração Científica e Administração Clássica, citando também as 4 funções essenciais de Taylor e as 5 de Fayol. No início do século XX identificou-se duas teorias em Administração que até os dias de hoje permanecem relevantes para o trabalho e o trabalhador. Vários engenheiros se juntaram para estabelecer os parâmetros para o trabalho nas indústrias. O engenheiro mais famoso na América do Norte, foi o americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915) ele iniciou a Escola da Administração Científica que foi pautada na racionalização e pela ênfase nas tarefas dos trabalhadores. O nome Administração Científica advém da aplicação dos métodos científicos utilizados para resolver os problemas identificados na administração visando alcançar maiores resultados na indústria, ou seja, procurava-se produzir mais a custos menores.

Desta forma, as indústrias tinham a necessidade de aumentar a produção e também a competência das organizações, com isso rendendo mais, se tornando mais competitivas. A teoria de Fayol teve a centralização como meta e os funcionários recebiam a ordem de uma única pessoa. A Teoria Clássica estudava o todo nas organizações, além de garantir a eficiência a todas as partes envolvidas, o que é considerada uma marca dessa teoria (Silva, 2009). Fazer a relação que tenha notado entre a administração científica e o filme de Chaplin, Tempos Modernos. Deve citar o que perceber em comum entre os dois). E o princípio da execução onde eram distribuídas atividades e responsabilidades para os trabalhadores visando a disciplina nessas atividades (Silva, 2009).

Para Taylor o homem poderia ser comparado a uma máquina por fazer à época trabalhos repetitivos nas fábricas, desta forma sua teoria teve muita aceitação, separando os movimentos úteis dos inúteis, onde esses últimos eram excluídos do processo. A teoria de Taylor realmente aumentava a produtividade das empresas, mas como consequência agravava a saúde dos trabalhadores pelo trabalho monótono e agitado. Destaca-se que o aumento da velocidade das atividades ocorria sem acontecer o aumento da remuneração ou benefícios para os operários. Outra situação peculiar na teoria de Taylor é que antes os trabalhadores eram artesãos e dominavam o processo produtivo como um todo, com a segmentação do trabalho, os operários realizavam apenas uma parte do processo e não tinham conhecimento do todo.

Disponível em: https://www. administradores. com. br/mobile/artigos/negocios/ filme-tempos-modernos-e-taylor/28778/ Franco, Rafaela. Quantidade ou Qualidade, segundo a Teoria de Taylor. Publicado em: 17 abr. Acessado em: 09 nov. Disponível em: http://www. sobreadministracao. com/tudo-sobre-a-administracao-cientifica-de-taylor/. Taylor, Fayol e Ford. Sobre Administração. Publicado em: 13 dez. Acessado em: 09 nov. Disponível em: https://www.

27 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download