Análise Reflexiva sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Possui uma necessidade de integração interdisciplinar para complementação dos profissionais e interatividade do serviço, constituindo-se em cinco etapas nomeadas “O Processo de Enfermagem”. São elas: investigação a partir de coleta de dados e exame físico, diagnóstico de enfermagem, planejamento dos resultados, implementação da assistência através da prescrição de enfermagem e avaliação da assistência. Atualmente, a resolução número 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), considera obrigatória a implantação do método sistematizado em todos os locais em que se faz uso da assistência de enfermagem. Ou seja, o sistema SAE é participação integral no cotidiano dos enfermeiros, seja na rede pública de saúde ou privada. Sobre a normativa, o Conselho Federal de Enfermagem alega: “Art.

A uniformidade perante a linguagem possibilita, desde ao estudante até o profissional, o reconhecimento do saber e a disposição às pesquisas para os indivíduos das demais áreas de conhecimento, funcionando como uma fórmula de status científico em nome da profissão. Com essa justificativa, foram desenvolvidos diversos modelos de classificação da linguagem no âmbito mundial, entretanto, a Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE) consiste em um modelo uniforme de todas elas. Em questão de equipe multidisciplinar, vale destacar que a implantação da SAE corresponde não apenas ao profissional enfermeiro, mas também aos técnicos e auxiliares de enfermagem. Desta forma, todos os profissionais da enfermagem devem abranger as diretrizes do sistema, respeitando sua função técnica e realizando aquilo que lhes couber, conforme orientação do enfermeiro.

De acordo com Salvador et al. Além disso, a comunicação entre os profissionais passa a ocorrer, após a implantação, de forma otimizada, revelando uma grande relevância para o funcionamento das instituições de saúde, públicas ou privadas. “Comprovou-se que o uso da SAE possibilita uma melhora efetiva da qualidade da assistência, valoriza a cientificidade da profissão, além de garantir vantagens, como promoção da integração entre a equipe de enfermagem e demais membros da equipe de saúde; fornecimento de condições para a avaliação dos cuidados prestados; possibilidade de atendimento no âmbito individualizado e holístico; além da oferta de condições essenciais para o progresso e a autonomia da profissão. ” (SALVADOR et al. Em conclusão, é possível observar que a adoção da Sistematização da Assistência de Enfermagem resulta na promoção da documentação e consistência do atendimento, a partir do fornecimento de dados e tomada de decisões para avaliação da qualidade dos serviços prestados aos pacientes.

Desta forma, fica a necessidade de uma avaliação de cunho teórico, partida de cada profissional, para aperfeiçoamento do tema e ampliação do entendimento e da prática ativa dos conceitos fundamentais da SAE para com o trabalho do enfermeiro. p. abr. ENFERMAGEM ESQUEMATIZADA. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Disponível em: <http://www. Acesso em: 14 jun. TRUPPEL, Thiago Christel et al. Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. n.

22 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download