Análise e expansão estratégica

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Administração

Documento 1

LE CHEF GATÔ 5 2. PASSO 1: DA TEORIA À PRÁTICA 5 2. PASSO 2: DIRETRIZES ESTRATÉGICAS 6 2. PASSO 3: ANÁLISE MACROECONÔMICA 7 2. PASSO 4: DECISÕES ESTRATÉGICAS 8 2. Foi durante esse ciclo de crescimento da empresa que os desafios relacionados à gestão do negócio começaram a surgir e os procedimentos, a seguir, consideram o entendimento e a resolução dos mesmos para a manutenção da saúde operacional da loja estudada. PASSO 1: DA TEORIA À PRÁTICA Sabendo que a administração de uma empresa requer a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação do desempenho dirigido a objetivos previamente determinados, a obtenção e alocação de diferentes recursos, necessita-se de um gestor capaz de reunir uma equipe qualificada, que detenha atualizado seu planejamento organizacional, pois todas as especificidades precisam ser alinhadas.

Os administradores da loja Le Chef Gatô se defrontaram com problemas múltiplos e complexos com a expansão dos seus negócios, além também de enfrentarem um período de crise e, por isso, necessitam de uma avaliação diagnóstica em sua organização. Saber estruturar os produtos, a organização financeira e toda essa capacidade operacional são papéis basilares de um administrador eficiente e sagaz. De acordo com tal pensamento, a Teoria moderna do Empowerment, segundo Chiavenato (2011), tem como objetivo capacitar as pessoas para os processos decisórios na organização, é uma abordagem de projeto do trabalho resultante do processo de transformação das empresas para adequá-las a ambientes competitivos complexos e dinâmicos. PASSO 3: ANÁLISE MACROECONÔMICA Como consultoria, quando há um período de crise no país onde haja inflação de preços, ou seja, aumento dos custos e, consequentemente, dos preços ao consulmidor, os clientes procuram produtos similares com menor valor, ocasionando pouca demanda em muitas lojas, como pode acontecer na Le Chef Gatô.

Outro problema é a “necessidade daquele produto”, que seria colocada em primeiro plano pelo cliente. Portanto, em períodos de crises não é uma boa iniciativa da gestão expandir seus negócios haja vista que demandaria muito capital ao mesmo tempo que entraria pouco no caixa. Para minimizar os riscos de futuros investimentos, a Le Chef Gatô deve verificar as contas nacionais, comparativamente, como taxas de câmbio, inflação, juros, além de taxas de desemprego no país, PIB, bolsa de valores. Uma alta no dólar aumentaria os custos de produção porque muitos dos ingredientes dos produtos são importados, o que seria repassado ao consumidor já que a politica de formação do preço leva em consideração os custos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Por fim, apresenta-se a Produção Textual Interdisciplinar correlacionada aos conflitos e possíveis soluções acerca da empresa Le Chef Gatô, através de uma resolução conceitual e informacional da Teoria da Administração Tecnológica, do Planejamento Organizacional a ser revisado, da Análise Macroeconômica a ser levada em consideração, e das Decisões e dos Indicadores Estratégicos a serem implantados.

Considerou-se, portanto, que os gestores deverão tomar várias medidas em conformidade com o que a consultoria aconselhou, como contratação de funcionários especializados, da consultoria estratégica de vendas, da empresa de aplicativo de vendas por delivery, entre outras ações. Os produtos do portfólio são excelentes e mantem a marca como uma das que possuem qualidade e diferenciação no mercado, mas é necessário mudanças como retirada ou mudança de formato de produtos sazonais, diferenciação em produtos vendidos por lojas concorrentes populares como os bolos, etc. Por fim, a Produção Textual conjuga fortemente os anseios da qualificação desejada do futuro profissional gestor em um mercado altamente capacitado e atualizado, através de análise crítica às atividades de empresas consolidadas como a Le Chef Gatô.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHIAVENATO, Idalberto. Administração de marketing: a edição do novo milênio. º ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2000. OLIVEIRA, Djalma de P. R.

74 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download