ANÁLISE E ESTUDO DE CASO DA EMPRESA JBS

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

contribuindo para seu posicionamento no mercado nacional e internacional, visto que está presente em países como Brasil, Argentina, Itália, Austrália, EUA, Uruguai, Paraguai, México, China, Rússia, entre outros países e atende 150 nações ao redor do planeta consolidando-se como uma das maiores empresas de seu setor. Todo este tamanho teve sua consolidação a partir dos anos 2000 quando a empresa objetivou o mercado internacional por meio de aquisições agressivas de algumas das marcas que hoje a compõe, e em 2007 abriu seu capital na bolsa sendo a primeira empresa do setor frigorífico a fazê-lo. Mais recentemente a empresa esteve envolvida em diversos escândalos políticos, como por exemplo, a operação desdobramento da lava-jato Sepsis, e de mercado, como por exemplo a operação carne fraca, o que afetou a imagem da companhia no mercado financeiro e sua confiança com os consumidores, apesar de já apresentar certa recuperação.

Análise dos aspectos microambientais A JBS tem como principal concorrente a BRFoods, empresa proveniente da fusão entre Sadia e Perdigão, além desta há outros competidores como a Marfrig, a Minerva e a Minupar, entretanto o grande porte da empresa reduz o risco de novos entrantes que, se houverem, restringir-se-ão ao seguimento de nicho específico face aos investimentos necessários, necessidade de crescimento em bolsa e à baixa apresentação de pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores relevantes para substituir as linhas de produtos principais. Devido ao grande volume de compras a empresa possui vantagem de negociação com seus fornecedores, já com seus clientes há equilíbrio de forças no mercado revendedor, visto que tanto os negócios de proteína animal quanto o de varejo e atacado são bastante concentrados, blindando-se contra pressões através de trabalhos de marketing voltados ao público geral do mercado consumidor e internacional.

Ao se adotar estratégia de maior nível de controle da cadeia produtiva é possível minimizar as irregularidades que, por venturam, venham a ser identificados à posteriori, ademais os custos de investimento sanitários favorecem o alongamento do tempo de perecibilidade de seus produtos de tal forma que, cabe investigar melhorias de eficiência nestas atividades como característica central de um planejamento estratégico voltado a evitar proativamente instabilidades de imagem que possam prejudicar os negócios da empresa frente aos seus stakeholders. Bibliografia • Economia em dia <https://www. economiaemdia. com. br/EconomiaEmDia/pdf/infset_carne_bovina. uol. com. br/noticias/redacao/2017/05/19/jbs-e-investigada-em-varias-operacoes-entenda-suspeitas-contra-a-empresa. htm> Acesso em 27/05/2018 • USP <https://social. stoa. org/wiki/JBS> Acesso em 27/05/2018 • Revista IstoÉ - Dinheiro: O tamanho do império batista <https://www. istoedinheiro. com. br/blogs-e-colunas/post/20151123/qual-tamanho-imperio-familia-batista/7833> Acesso em 27/05/2018.

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