ANÁLISE DE RISCO AMBIENTAL EM EMPRESAS DE USINAGEM

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

A ausência de medidas de identificação, controle e mitigação de riscos nestas empresas, favorece o aparecimento de falhas e erros, que podem vir afetar o ciclo produtivo, o equilíbrio dos ecossistemas (devido a contaminações) e, a segurança, saúde e bem-estar no ambiente ocupacional. Sendo, portanto, capaz de proporcionar prejuízos às organizações, de modo a afetar sua sobrevivência e/ou desenvolvimento no mercado atual. Levando em consideração este fato e que, nos últimos anos, a questão ambiental vem ganhando, cada vez mais, espaço no ambiente empresarial, devido as exigências da legislação ambiental, dos órgãos socioambientais, dos clientes e da sociedade civil, o presente trabalho se torna fundamental para aprimorar o conhecimento, bem como demonstrar a importância da implantação de medidas de gerenciamento de risco, não apenas para o meio ambiente e a sociedade, como, principalmente, para as empresas.

De modo a relatar como a análise de risco ambiental pode contribuir de forma positiva e sustentável. Diante deste cenário, o presente estudo, se torna de grande relevância para o meio acadêmico e para sociedade, uma vez que, visa abordar um assunto pouco explorado pelos trabalhos técnico-acadêmicos, que tem por finalidade ampliar os conhecimentos sobre o processo de usinagem e seus principais impactos, bem como da implantação de análise de risco ambiental e seus claros benefícios. são capazes de gerar inúmeros impactos sobre o meio ambiente, em razão, principalmente, do uso de óleos de corte, que representam substâncias químicas, utilizadas largamente na indústria. Enquanto que os fluidos de corte, como cita Gonçalves (2008), produzem, frequentemente, névoas, fumaças, gases, salpicos, entre outros tipos de partículas que representam sérios riscos à saúde ocupacional.

Além disso, de acordo com Santos et al. as empresas do ramo mecânico estão sujeitas, também, a apresentar instalações e estruturas deficientes, assim como máquinas e equipamentos que ofertam perigos e assim, apresentam um alto potencial de causar acidentes de trabalho ou ainda, doenças ocupacionais. A inexistência de processos seguros, como ambientes com pouca organização do trabalho, pode proporcionar, também, a exposição do trabalhador à inúmeros agentes químicos e/ou atividades que possam proporcionar quedas e lesões. A última etapa, consistirá em entender e reunir as informações obtidas, e realizar uma análise qualitativa, visando, também, apresenta-las de forma clara e coerente, para um melhor entendimento do leitor. Na busca do material a ser utilizado no presente projeto, optou-se por realizar a pesquisa utilizando as seguintes palavras-chave: análise de riscos ambientais, processo de usinagem, usinagem e riscos ambientais Referências DAGNINO, R.

S. CARPI JUNIOR, S. Análise de Risco Ambiental: Conceito e Aplicações. Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2008. OLIVEIRA, J. F. G. G; SILVA, T. C. F. COLACO, S. A. ALEXANDRINI, F. ALEXANDRINI, C. F. D. HASSE, C.

39 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download