Análise de área de mata com o uso de imagens de satélites

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Em 2020, o número de queimadas neste bioma passou a ser o maior da história, com 15. focos de incêndio registrados até a data de 11 de outubro de 2020 (CASTRO, 2020). O sensoriamento remoto entra nessa área para ajudar no monitoramento da cobertura florestal dos biomas brasileiros, permitindo, assim, maior eficiência das políticas públicas voltadas a conservação e uso sustentável desses biomas e de fiscalização e controle da aplicação da legislação ambiental pertinente (PNUD, 2009). Dentre os órgãos governamentais empenhados em ajudar no sensoriamento remoto está o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que vem realizando um excelente trabalho em frente as pesquisas, por meio de análises de satélite, para monitoramento e identificação da extração da madeira. Um dos seus principais programas é o monitoramento da Amazônia, bioma que mais vem sofrendo com a exploração florestal nos últimos anos (MPF, 2015).

Através da Figura 1, verifica-se que o município de Magé/RJ já foi bastante antropizado, visto que as áreas florestais estão localizadas basicamente nas regiões montanhosas. Em regiões mais planas não foi constatada uma significativa área florestal. Atualmente a maior parte do município é coberto por florestas (56,75% - 22. ha), seguida da utilização do solo para uso agropecuário (31,72% - 12. ha) (MAPBIOMAS, 2019). m2. Portanto, a área florestal dentro da área de estudo aumentou em 29,2 % (2. m2) de 2003 a 2020. Esta situação é verificada na maior parte do município. Analisando-se o mapa do relevo do município de Magé/RJ, verifica-se que há uma relação entre a declividade do terreno e a concentração de florestas nativas. Para isso foram criadas as Unidades de Conservação (UCs), que são consideradas a melhor estratégia a ser adotada para preservar os remanescentes florestais (SANTOS, 2010).

No município de Magé verifica-se a existência da Unidade de Conservação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim e a APA de Petrópolis. CONSIDERAÇÕES FINAIS O bioma Mata Atlântica possui uma grande importância do ponto de vista ambiental e econômico porque ele abriga uma das maiores biodiversidades do planeta, portanto sua conservação e preservação é fundamental. Verifica-se que nos últimos séculos ocorreu uma grande degradação nesse bioma, porém, observa-se que esse desmatamento vem diminuindo nos últimos anos, principalmente no bioma Mata Atlântica, mas ainda continua devastando muitos km2 de florestas ao ano (SANTOS, 2010). O combate ao desmatamento no Brasil é uma prioridade para o governo e para as organizações governamentais (FEARNSIDE, 2020).

MARIANO, F. Z. SIMONASSI, A. G. Causas do Desmatamento no Brasil e seu Ordenamento no Contexto Mundial. C. CESCO, S. Notas para uma história da exploração madeireira na Mata Atlântica do sul-sudeste. Revista Ambiente e Sociedade, v. n. M. ROCHA, E. M. F. Sensoriamento Remoto e o Ensino da Geografia – Novos desafios e metas. Magé. Disponível em: <https://www. ibge. gov. br/cidades-e-estados/rj/mage. p. In: Fearnside, P. M. ed. Destruição e Conservação da Floresta Amazônica, Vol. Disponível em: <https://www. mma. gov. br/biomas/mata-atl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento. html> Acesso em: 30 de outubro de 2020. Mata Atlântica: características, biodiversidade e a história de um dos biomas de maior prioridade para conservação e preservação de seus ecossistemas. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Ciências Biológicas, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

p. Belo Horizonte/MG.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download