ANÁLISE DE ACONSELHAMENTO COM ASPECTO MULTICULTURAL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Discutir quaisquer cinco questões multiculturais que se manifesta, neste caso, 3. Descreva claramente como, como um conselheiro multicultural competente, lidou com CADA UM dos problemas identificados 4. Descreva os desafios encontrados e como é tratado 5. Qualquer outra informação relevante. O. pelo celular de um dos agentes de polícia e reconheceu a garota. No centro de recepção da ilha, uma agente da polícia que queria falar com a mãe de N. sem ser interrompida deixou a criança ver as fotografias do seu celular para que ficasse entretida. É O. é O. Ele utilizou técnica da Psicologia Comportamental para que ela adquirisse um repertório de comportamentos que auxiliassem na sua adaptação à nova realidade. Durante o processo de anamnese, o Psicólogo conselheiro captou ainda outros medos, como o de retornar ao seu país sem a proteção de sua mãe o que a deixaria mais vulnerável à família de seu pai, ficar sozinha no país que a recebera, não retornar a ver sua mãe ou mesmo ir presa.

Diante desse quadro, o conselheiro utilizou técnicas argumentativas e procurou construir um ambiente de confiança, onde a jovem pudesse perceber que estaria protegida, explicou que ela era bem-vinda no país que a recebera e que sua mãe e ela se encontrariam logo. O conselheiro procurou, ainda aproximar ela da menina que a reconhecei e de sua mãe para que se sentisse num ambiente mais favorável para que pudesse trabalhar com suas demandas. Skinner (1971) nos diz que o ambiente pode ter a função de controlar o homem, mas esse ambiente foi inteiramente construído por ele. É através dos filtros culturais que possibilita a pessoa selecionar as informações e dar significados diferenciados, assim, é importante o papel da cultura para entender a valorização que se tem perante a natureza.

Skinner (1971) defende a ação das contingências que asseguram o organismo na direção ou propriedade de um objeto e não a outro, assim, a pessoa aprende a perceber no sentido de responder a coisas de determinada forma devido às contingências ambientais.   Como afirma Skinner (1957), o termo comportamento descreve sempre uma relação– o intercâmbio entre o organismo e o ambiente; mais especificamente, comportamento descreve uma relação ou interação entre atividades do organismo, que são chamadas genericamente de respostas, e eventos ambientais, que são chamados genericamente de estímulos. Concluindo, definimos comportamento como a relação entre estímulo e resposta. ” A noção de comportamento como interação sujeito-ambiente fica clara na forma com B. socioculturais (significados, valores, estética), históricos (contextos políticos, economia etc.

Assim, parte-se da ideia que a percepção ambiental assume o indivíduo não apenas como um receptor de informações sobre o seu ambiente, mas como alguém que modifica e molda esse ambiente. Esta visão vai ao encontro com Skinner (1971), quando afirma que uma pessoa quando modifica o meio ambiente físico ou social desempenha dois papéis: como controlador, em que planeja uma cultura de controle; e como controlado, sendo como produto de cultura. Estes papéis, mostram o ato de autocontrole no indivíduo. O homem não é um receptor passivo de estímulos, nem psicologicamente autônomo, mas é uma tensão dialética com o seu meio, em que interage com ele, moldando o ambiente e sendo moldado por ele. A espera por rever sua mãe, tornou-se um período de aprendizado e compreensão para a garota.

REFERÊNCIAS Ittelson, W. H. Environment and cognition. New  York: Seminar. Beyond Freedom and Dignity. New York: Alfred A. Knopf, Inc. p.

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