ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO REMOTO APLICADO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Muitos são os desafios que circundam uma educação remota, seja a desigualdade e a exclusão de alguns alunos perante aos meios tecnológicos, seja a logística que dificulta a chegada da internet na localidade, a falta de tempo dos pais de acompanharem os alunos em suas atividades on-line, e por fim, a falta de conhecimento de muitos desses das ferramentas tecnológicas. Educação Infantil Segundo o Plano de estudo tutorado da educação infantil, os 5 pontos de aprendizagem estabelecidos para esse novo modelo de aula são: 1-Participar da rotina diária com momentos de higiene e cuidados; 2- Participar de momentos de ajuda nas pequenas tarefas caseiras; 3- Participar de momentos de brincadeiras; 4- Participar de momentos de leitura literária; 5- Participar de momentos de uso da cultura digital.

Esses pontos tentaram se alinhar ao máximo dos objetivos apresentados na Base Nacional Comum Curricular BNCC, que estabelece os seguintes direitos de aprendizagem: Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar; Conhecer-se. A parte que trata dos bases do ensino infantil, busca através das brincadeiras e da interação, desenvolver nas crianças as habilidades de fala e escrita. Formulada, e baseada em seis direitos importantes para as crianças, conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. As atividades propostas, são interessantes e cumprem com o requisito da BNCC, são atividades dinâmicas, divertidas, e que atraem a atenção das crianças, isso por conta das tarefas, imagens e designs das apostilas. Ensino Fundamental II Para os anos finais (6° ao 9° ano), nessa fase, os Ebooks focam nas áreas do conhecimento: Área de Linguagens; Área de Matemática; Área de Ciências da Natureza; Área de Ciências Humanas; Área de Ensino Religioso.

Essas áreas do conhecimento também correspondem as áreas temáticas exigidas pela BNCC, as atividades são dispostas de forma dinâmica, divertida e pedagógica. Ensino Médio Ao ensino médio, os materiais disponibilizados seguem os objetivos estipulados pela BNCC, as atividades são dispostas, são praticamente atividades de processos seletivos e provas de vestibulares. A explicação para isso é que segundo a lei A Lei 13. Apesar do ensino remoto proposto pelo estado de Minas Gerais, tentar se adequar aos objetivos estabelecidos na BNCC, e tendo os materiais instrução tanto para os alunos, quanto para os responsáveis, é necessário compreender que essa modalidade de ensino é excludente. A realidade que circunda a sociedade brasileira, é alarmante, a desigualdade social já dificulta o acesso ao ensino básico presencial, imagina-se que também se apresente ao0 ensino remoto.

Ações que visam melhorar o ensino remoto Com esses problemas elencados, seria interessante que também houvesse uma plataforma direcionada para os responsáveis, onde se apresentariam técnicas e estratégias para que estes conheçam as pedagogias que circundam os cinco pontos estabelecidos pelo programa de ensino não presencial. Os professores, conseguem identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, que por muita das vezes, passa despercebida pelos pais e responsáveis, e que por conta disso, não dispõe das melhores estratégias para auxiliar seus filhos. Por isso, torna-se imprescindível, apresentar aos pais estratégias de monitoramento, e das formas corretas de auxiliar as crianças no ensino remoto. Essa carência resulta em desfalques no aprendizado, ao passo que os projetos que visem a melhora das didáticas educacionais, através da formação continuada apresentam uma significativa melhora no processo de formação dos alunos.

Pensando nisso, a experiencia do ensino remoto, pode trazer à tona a importância da continuação do processo de aprendizagem e adequação dos professores do ensino básico as novas ferramentais de ensino. Abrindo espaço então, para projetos que visem o aperfeiçoamento do profissional, frente as ferramentas tecnológicas. Por fim, de nada adianta preparar o material de ensino alinhado com a BNCC, sem saber se os professores, alunos e seus responsáveis estão em condições emocionais para seguir com o processo. A pandemia levou vidas de amigos, parentes, colegas, muitos deles eram professores, alunos, pais e responsáveis. Disponível em: <https://estudeemcasa. educacao. mg. gov. br/>.

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